domingo, 10 de julho de 2016

CCMB FECHA COM CHAVE DE OURO AS ATIVIDADES DO PRIMEIRO SEMESTRE




O primeiro semestre das atividades culturais do CCMB (Centro Cultural Maria Beatriz) se encerrou nos dias 07 e 08 de julho, com o projeto “Fazendo Mais Leitores” da Biblioteca Comunitária Esperança. A escritora Maria Beatriz ministrou palestras e oficinas de Aldravias. O público alvo foi alunos do curso de formação de professores do CIEP 343. Ainda será realizado esse mês, o 1º Sarau de Aldravias, em parceria com a Sala de Leitura do CIEP 343, que contará com a presença de todas as turmas e professores que participaram das palestras e oficinas.


No dia 07 de julho, ocorreu, no CCMB, palestra de Aldravia com a turma do 1º Ano de Formação de Professores do CIEP 343, acompanhada das professoras Eliane Decottignies e Olívia Torres.



No dia 08 de julho, ocorreu, no CCMB, palestra de Aldravia  com a turma do 2º Ano de Formação de Professores do CIEP 343, acompanhada da professora Ana Claúdia Alvim. Na ocasião, houve a presença da aluna Zuleika que participou da oficina para completar carga horária na Faculdade onde estuda.



As palestras e oficinas foram consideradas exitosas, sendo finalizadas com a leitura das Aldravias construídas pelos alunos e professoras.



“Agradeço aos professores pelo convite e confiança no meu trabalho. Parabenizo os alunos pela dedicação em buscar inovação para o seu aprendizado. Foi gratificante perceber que a Aldravia chegou a Laje do Muriaé, com força para enfeitar o nosso cenário de leitura e enriquecer o conhecimento dos jovens leitores. Percebi que todos estão radiantes com os poemas construídos. Tenho certeza que através dessa semente que disseminei nascerão grandes Aldravistas e leitores assíduos. Estamos entrando de férias e voltaremos às nossas atividades culturais no dia 23 de agosto, com a realização do 7º Circuito Cultural Arte Entre Povos, oportunidade em que darei continuidade às oficinas e às palestras”, finalizou Maria Beatriz.


Obs.: a palestra é uma iniciativa do projeto da Biblioteca Comunitária Esperança, “Fazendo Mais Leitores”, promovido pelo CCMB, tendo como objetivo o incentivo à leitura e à escrita. Esse projeto vem somando com o “Programa Superação Jovem na Sala de Leitura”, desenvolvido pelas escolas.

ALDRAVIA - Poema de seis versos univocabulares, com sintaxe por coordenação, livre de amarras que impliquem limitação de interpretação. A aldravia não é uma frase de seis palavras disposta de forma vertical; aldravia é um poema. Na aldravia, a palavra é o elemento essencial formador da poesia; por isso, uma aldravia prescinde da utilização de recursos visuais adicionais, embora o poeta possa fazer experimentações visuais que não resultem em complicadores de leitura. Esse poema (aldravia) foi criado pelos poetas aldravistas de Mariana (Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, J. B. Donadon-Leal e J.S. Ferreira), e foi publicado pela primeira vez no Jornal Aldrava Cultural de dezembro de 2010. Atualmente há milhares de poetas, no Brasil e no exterior, escrevendo e publicando aldravias.
---------
Referência:
Jornal Aldrava Cultural
Adaptação didática e excertos do texto original do Prof. J. B. Donadon-Leal

-----------
Palestrante, oficineira: Maria Beatriz Silva
Membro da Associação Nacional e Internacional de Poetas e Escritores da LITERARTE, na categoria Literata – Matrícula 107.














7 comentários:

  1. FORMIDÁVEL INICIATIVA. QUE RENDA DIVIDENDOS CULTURAIS E MULTIPLICAÇÕES DE PRODUÇÕES ARTÍSTICAS, ESPALHANDO ESTA SEMENTE POR TODAS AS ESCOLAS DO BRASIL E DO MUNDO.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa de colaboração com o Ciep 343!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por mais esse sucesso em seu importante trabalho literário.
    Que continue assim por muitos e muitos anos!
    Atenciosamente,
    amilton

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela realização deste belo projeto.
    Muito sucesso em sua trajetória literária.
    Abr, Heralda Víctor

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Maria Beatriz. O incentivo a leitura é trabalho de grande importância para um Brasil de poucos leitores. Sucesso sempre. Abs.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a todos.
    É uma satisfação imensa ler e saber que ainda podemos resistir aos muros, enfrentar batalhas inúteis e andar com as letras e belas iniciativas. Votos de sucesso sempre. Que deus abençoe a todos e deixe caminhos livres e inspirações sempre as vossas mãos.
    Abraços.

    ResponderExcluir