sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo! por Rogério Loureiro Xavier

 

 Elcio Xavier, o Príncipe dos Poetas, deseja um Feliz Ano Novo a todas e todos!

Olá 👋 pessoa amiga e do bem. 


Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo!


Por Rogério Loureiro Xavier


Feche os olhos e pense no que deseja para o seu ano de 2022. Mentalize todas as coisas boas que quer realizar e faça acontecer. Tudo aquilo que pensamos e falamos com fé acontece. Acredite em você e transforme seu 2022 em um ano de VITÓRIAS!


A meia noite quando o relógio anunciar 2022, eu te desejo:

. 12 meses de sucesso,

. 52 semanas de saúde,

. 365 dias de alegria,

. 8.760 horas de realizações, 

. 525.600 minutos de prosperidade.


"Que em todos os dias, você tenha a presença de Deus e um lar repleto de paz."


Feliz Ano Novo!

🌟💖🍀🍾🥂

✍ São os votos do amigo Roger LX


Elcio Xavier entre os Rogério e Rosete Xavier, vendo-se  sua obra prima O Véu da Manhã


Hoje faz 83 anos de nossa 2a. emancipação. José de Oliveira Borges foi nosso 1o. prefeito

Há 83 anos, nosso município conseguiu sua segunda e definitiva emancipação, graças a ato do Interventor Amaral Peixoto, que nomeou  José de Oliveira Borges como prefeito. 
 

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Fantasma de nova Usina Hidrelétrica volta a assombrar Bom Jesus do Itabapoana



A Cachoeira da Fumaça será extinta, se for aprovada a construção de nova PCH


Após a comunidade bonjesuense supor que as ações levadas a efeito dentro da esfera municipal teriam levado ao fim o risco de construção de mais uma Pequena Central Elétrica (PCH) no rio Itabapoana, eis que surgem notícias de que uma empresa estaria realizando lobby entre lideranças populares e políticas, para viabilizar a extinção da Cachoeira da Fumaça, após a implantação de uma nova PCH.

Bom Jesus conta atualmente com 4 Usinas no rio Itabapoana: as PCHs de Pirapetinga, Calheiros e Franca Amaral, além da Usina de Rosal.

Quais os benefícios trazidos a Bom Jesus?

No caso da Usina de Rosal, a empresa privada se comprometeu a estabelecer um parque ambiental como compensação pelos danos causados ao meio ambiente. Pois bem! A mencionada empresa acabou simplesmente terceirizando essa obrigação sob o olhar complacente das autoridades municipais. E o que as empresas terceirizadas fizeram? Rigorosamente nada! Só mantiveram vigias e visitas esporádicas de um profissional da área. Por fim, a empresa se desincumbiu totalmente de sua obrigação, doando formalmente a área para que o município viabilizasse a instalação do parque ambiental!

Os interesses privados em novas construções de hidrelétricas no rio Itabapoana contrastam com o interesse do povo bonjesuense, que exige a manutenção do que resta de seu valoroso patrimônio ambiental.

É rigorosamente inaceitável a construção de nova PCH no rio Itabapoana, que irá, inapelavelmente  extinguir a Cachoeira da Fumaça, assim como o direto da população bonjesuense usufrui-la, através de um projeto de desenvolvimento turístico, de geração de renda, que pode gerar cerca de cem empregos diretos, além de outros tantos indiretos, ao contrário da edificação de uma PCH, que exigirá pouca mão de obra qualificada de outras paragens, além de destruir parte considerável do que resta do nosso rico patrimônio natural.

Independentemente de estar havendo lobby ou não, é necessário que o prefeito municipal, Paulo Sérgio do Carmo Cyrillo, venha a público esclarecer definitivamente à população bonjesuense as atuações que realizou, junto aos órgãos estaduais e federais, para impedir o desatino da construção de uma nova PCH no rio Itabapoana.

As 4 hidrelétricas de Bom Jesus 

PCH DE PIRAPETINGA



.




PCH DE CALHEIROS


PCH FRANCA AMARAL




USINA DE ROSAL



quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Urubatan Frias Rabello : a revelação de um protagonista no xadrez

 



Urubatan Frias Rabello fundou a Academia de Xadrez Mentes Brilhantes


Neste ano de 2021, Urubatan Frias Rabello se revelou como um importante protagonista do xadrez em nossa região. 

No dia 15 de agosto, inaugurou a Academia de Xadrez Mentes Brilhantes, no Center Shopping Bom Jesus, seguida da realização de um concorrido torneio escolar.


Torneio escolar, com a participação de delegação de Varre-Sai, ocorreu logo após a inauguração da Academia


Entre os dias 26 e 29 de agosto, organizou um inédito Torneio Aberto do Brasil, que contou com a presença de Darcy Lima, consagrado Grande Mestre Internacional de Xadrez. Na oportunidade, realizou também um torneio de partidas rápidas e uma simultânea com o GM carioca.

Urubatan organizou um inédito Torneio Aberto do Brasil, com a presença de Darcy Lima, consagrado Grande Mestre Internacional de Xadrez 

Urubatan ministrou também aulas de xadrez em uma parceria com o Instituto de Menores Roberto Silveira e o jornal O Norte Fluminense.

No dia 16 de outubro, começaram aulas de xadrez, com Urubatan, em projeto com parceria entre a Academia, o Instituto de Menores Roberto Silveira e o jornal O Norte Fluminense

Em novembro, realizou a última competição do ano no Instituto Rio Life, localizado na Fazenda Itaguaçu, onde está situada a famosa Cachoeira da Fumaça, no distrito de Calheiros.

Última competição enxadrística do ano foi organizada por Urubatan no Instituto Rio Life



Paralelo a isso, viu dois de seus jovens filhos brilharem em competições. Gabriel, com 15 anos, alcançou o título de campeão brasileiro escolar, na sua faixa etária. Lorenzzo, com 10, obteve também destaque nas competições em que participou.

Gabriel Urubatan, 15, foi campeão brasileiro de xadrez escolar, em sua modalidade

Lorenzzo Urubatan, 10, obteve o 7o. lugar no campeonato brasileiro de xadrez escolar, na sua modalidade

Aliado ao retorno das ações do Clube de Xadrez de Bom Jesus do Norte, localizado na Biblioteca Municipal Romeu Couto, capitaneado pelo professor Fábio Vargas, pode-se dizer que 2022 promete ser um ano de muitas conquistas para o xadrez regional.

Clube de Xadrez Bom Jesus do Norte está instalado na Biblioteca Municipal Romeu Couto

Professor Fábio Vargas dirige, com maestria, o Clube de Xadrez de Bom Jesus do Norte, e promoveu o ensino de xadrez às novas gerações

O prefeito municipal Paulo Sérgio do Carmo Cyrillo, sauo campeão do histórico Torneio Aberto do Brasil, MF Diogo Duarte Guimarães, ladeados por Gabriel Urubatan, Jones Urubatan Frias Rabello e Lorenzzo Urubatan



segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Com apenas dez anos e oito prêmios internacionais de piano, Olívia Tebaldi visita o Espaço Cultural Luciano Bastos (VÍDEO)



Na última sexta-feira, 24/12/2021, a pequena pianista Olívia Tebaldi, que veio comemorar o Natal com sua família em Apiacá /ES, esteve, a convite da musicista bonjesuense e Gerente Cultural do Espaço Cultural Cafezin (de Adilson Figueiredo), Martha Salim,  em nosso Espaço Cultural Luciano Bastos (ECLB) para conhecer e experimentar o piano.

Nascida em Teresina (PI), Olívia se mudou com a família para Vitória (ES) quando tinha apenas um ano e meio.  Por ser filha de Laura Silveira (de Bom Jesus do Itabapoana) e Glauber Tebaldi (de Apiacá) e neta do pediatra Dr Sérgio Coutinho da Silveira e da professora de piano bonjesuense Regina Ribeiro da Silveira, a pequena pianista tem fortes laços afetivos e familiares com o Norte Fluminense e Sul Capixaba.  

Segundo seu perfil no Instagram, "Olívia começou a estudar piano aos quatro anos, em Vitória, no Espírito Santo e, desde então, fez masterclasses com renomados pianistas, como Linda Bustani, Maria Teresa Madeira, Lucia Barrenechea, Cristian Budu, Eduardo Monteiro, Diego Caetano, entre outros. 

Aos seis anos, iniciou sua participação em competições nacionais de piano, como o XXVI Concurso de Piano Souza Lima, de São Paulo, o II Concurso Nacional de Piano Pró Música, de Campinas, o XVI Concurso de Nacional de Piano Cora Pavan Capparelli, de Uberlândia e, mais recentemente, o 27° Concurso Nacional de Piano Prof. Abrão Calil Neto, em Ituiutaba; Olívia obteve a primeira colocação em todos eles.

A jovem pianista também foi laureada com o prêmio máximo em concursos internacionais na Colômbia, Ucrânia, Grécia e Indonésia, além ter se classificado em outras competições nos Estados Unidos, Portugal e Finlândia; sendo assim, com apenas dez anos de idade, a pianista Olívia Tebaldi acumula dezesseis premiações internacionais e cinco nacionais em concursos de piano. 

Participou ainda de recitais na Aronne Pianos, em São Paulo, e na Universidad Jorge Tadeo Lozano, em Bogotá, ambos como parte de premiações em concursos.  Em Dezembro de 2020 foi convidada a fazer um recital solo no Festival Pianístico de Joinville e em março de 2021 no Instituto  Ling, em Porto Alegre (RS), eventos que lançaram Olívia no cenário nacional do piano.

Aluna da professora Janne Gonçalves, na Escola de Música Gabriel Camargo, em Vitória, Olívia realizará uma histórica apresentação no ECLB, no mês de março, dentro da programação do Circuito de Piano, idealizado por Martha Salim. Neste mês, está previsto, segundo Martha, apresentações semanais de piano nos diversos locais onde estão fixados pianos em nossa cidade, entre os quais: Espaço Cultural Cafézin, de Adilson Figueiredo, Escolas de Música MusicArt, de Thadeu Almeida, JEMAJ, de Anízia Pimentel, Cristo Rei, de Marise Xavier, Hotel Itavale e ECLB.

Deve-se registrar, ainda, o importante projeto de Piano Itinerante desenvolvido pelo pianista Luis Otávio Barreto. Ele já se apresentou, com brilho, no Bistrô Malagueta e pretende levar o piano às praças de nossa cidade.

Assista à visita de Olívia Tebaldi ao ECLB.




Os primórdios do piano em Bom Jesus do Itabapoana

Bom Jesus possui uma tradição na cultura pianística.

Segundo depoimento da escritora e poetisa Vera Maria Viana Borges, seus bisavós Feliciano de Sá Viana e Ambrosina Justa de Sá Viana, trouxeram para a Fazenda do Prata, em Rosal, o primeiro piano da região, no século XIX. Esse piano, de cauda, foi conduzido a partir do antigo Porto de Limeira, que funcionava desde 1864. João Lino foi o primeiro professor do instrumento.

Por outro lado, nossa primeira pianista foi, segundo depoimento da saudosa musicista Georgina Teixeira Mello, conhecida como Nina, sua bisavó, Georgina Mediz Diniz.

Em 1917, o jornal bonjesuense Correio Popular anunciava aulas de piano com Zilda Tavares, esposa de Jerônimo Tavares, em sua residência.

Foto tirada em agosto de 1900. Atrás, da esquerda para direita: Ziata Diniz Quintela, Maria Diniz Mello, Carolino de Oliveira Mello, Carolina Diniz Freitas (tia Salica), Andrônico Medina Diniz e Odilon Diniz. Frente: Hamilton Diniz, Georgina Medina Diniz (que se tornaria a primeira pianista de Bom Jesus), Georgina Mediz Diniz e Virgílio Gonçalves Diniz


Propaganda de aula de piano está estampada no jornal bonjesuense Correio Popular, de  10 de junho de 1917 (acervo do Museu da Imprensa do Espaço Cultural Luciano Bastos)


Zilda Tavares, esposa de Jerônimo Tavares, dava aulas de piano em sua residência em 1917




A criança e genial pianista Olívia Tebaldi visitou o Espaço Cultural Luciano Bastos

Olívia Tebaldi e sua família conheceram o o Museu da Imprensa do ECLB 

Máquina francesa Alauzete, do século XIX, imprimiu o jornal O Norte Fluminense, por décadas, e integra o acervo do ECLB

Antiga Secretaria do Colégio Rio Branco está preservada



O antigo Colégio Rio Branco, fundado em 25/03/1920, se tornou Espaço Cultural Luciano Bastos em 11/08/2011. Desde então, se tornou polo irradiador de cultura na região, sendo mantido pelos filhos de Luciano Bastos: Paula, Cláudia, Francia e Gino


Glauber e Laura Tebaldi e seus filhos Olívia e Thales, e Martha Salim, em visita
histórica ao ECLB





Os 30 anos da Academia Calçadense de Letras


Hoje, a Academia Calçadense de Letras, do município capixaba de São José do Calçado, comemora 30 anos de existência, com extenso rol de realizações em favor da causa literária.

Recentemente, a Assembleia Legislativa aprovou matéria que nomeou São José do Calçado como a "Terra dos Escritores".

Parabenizamos, na pessoa de seu combativo e idealista presidente, Edson Lobo, a todas e todos os membros dessa gloriosa arcádia! 



sábado, 25 de dezembro de 2021

Dois desafios para a prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana

Aumento da população de moradores de rua pode ser constatado em nossa cidade

São, pelo menos dois, os grandes desafios da prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana.

O primeiro é o aumento da população de moradores de rua, problema que vem da época da gestão anterior e se acentuou ultimamente. Esse fenômeno social também tem sido observado em outra cidades do país, o que indica que o problema tem dimensão nacional.

O segundo problema é uma herança de uma situação antiga: o abandono histórico por parte do poder público municipal da Praça Amaral Peixoto, localizada ao lado da rodoviária.

A conjugação do aumento da população de rua com este abandono da referida praça, aumenta consideravelmente os obstáculos a serem suplantados pela  administração municipal. 






Praça Amaral Peixoto: abandono histórico por parte do poder público municipal


O Natal de Elcio Xavier, o Príncipe dos Poetas

Elcio Xavier, o Príncipe dos Poetas, com 101 anos, e seu filho Rogério Loureiro Xavier, vestido de Papai Noel, numa linda festa da Família Xavier

 Olá 👋 pessoa amiga e do bem. 

NATAL 2021


Rogério Loureiro Xavier


Foi muito bom participar do Natal🎄da Família Xavier 2021 lá no Sítio do Papai.
O Papai Noel Kid Roger LX fez a criançada (e os adultos) dançar, sorrir e cantar alegremente. 

... adorei. Que muitos outros Natais sejam comemorados com muita alegria. Que a Luz do Senhor nos ilumine hoje e sempre. 

✍ Roger LX



Feliz Natal Todo Dia! por Rogério Loureiro Xavier

 


Olá 👋 pessoa amiga e do bem. 


"Bom dia amigos e amigas"


Feliz Natal Todo Dia!!

🌟🎅🎄


Que o espírito natalino traga aos nossos corações 💕 a fé inabalável dos que acreditam em um novo tempo de paz e amor🙏


Vamos procurar fazer o "Natal de Luz" mais Feliz ao lado da Família e/ou dos queridos Amigos.


"Natal ao lado de quem gostamos é muito melhor, mas nem sempreépossível. "


Em tempo:

Este ano, infelizmente, devido a pandemia o Natal ainda vai ser diferente - poucas pessoas irão participar - não fique triste, outros Natais virão -  para quem puder participar, Feliz Natal Abençoado todo Dia! - Boas Festas 🥳


"Com Amor Tudo Fica Mais Belo."


✍ Amigo Roger LX 


💖🍀🎅🎄🎀🎁🥂🙏

Boas Festas e Feliz 2022

"Faça pelas pessoas o inesperado. Espalhe Alegria!"

FELIZ NATAL! por Rogério Loureiro Xavier


 Olá 👋 pessoa amiga e do bem. 


Aos 45 minutos do segundo tempo...


FELIZ NATAL!

"Dia 25 de dezembro de 2021"


Cada vez que duas pessoas se entendem e se perdoam, é Natal.


Cada vez que você mostra paciência  com quem convives, é Natal.


Cada vez que você ajuda uma pessoa, é Natal.


Cada vez que alguém decide ser  honesto em tudo o que faz, é Natal.


Cada vez que nasce uma criança, é Natal.


Cada vez que se respeita e auxilia um idoso, é Natal.


Cada vez que duas pessoas se amam com um amor limpo, profundo e sincero, é Natal.


Cada vez que você olhar alguém com os olhos do coração, sem julgamentos ou críticas, é Natal.


Cada vez que alguém socorre e devolve dignidade a um animalzinho, é Natal.


Cada vez que você divide o pão  da sua mesa, é Natal.


Cada vez que se demonstra amor ao próximo, é Natal. 


Cada vez que você faz uma reforma íntima e procura dar conteúdo novo a sua vida, é Natal.


PORQUE NATAL é  Amor todo dia. Paz todo dia. Caridade todo dia. Justiça todo dia. Compreensão todo dia. Respeito todo dia. Autoamor todo dia. Ação positiva todo dia. Amor à vida, todo dia...

....e é a partir dessas atitudes que:

- nasce a Esperança,

- nasce a Alegria,

- nasce a Paz.    


Nunca será um verdadeiro Natal enquanto comemorarmos apenas uma noite com amor e nos esquecermos e nos desrespeitarmos o resto do ano!! 


Seguramente não é isto que Jesus quer de nós!


Então faça uma reflexão e cuide para que sua vida seja um constante Natal.


❤❤❤ 


Feliz Natal!


✍ Roger LX

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Frederico Sueth: um lutador das causas do meio ambiente, da cultura e da história

Frederico Sueth é um militante na área do meio ambiente, da cultura e da história


Frederico Sueth é um ativista bonjesuense que tem empunhado bandeiras importantes em suas lutas sociais, como a do meio ambiente, da cultura e da história.

Sua militância na área do meio ambiente, segundo ele, teve início no "combate aos lixões de Bom Jesus, ao descarte de esgoto no rio Itabapoana e na luta pelo cumprimento da contrapartida por parte da empresa que construiu a PCH de Pirapetinga. Os resultados obtidos se tornaram um estímulo para continuar nessa luta. Em 2013, assumi a pauta de luta contra a construção de novas PCHs no rio Itabapoana".



 Frederico Sueth: luta pelo cumprimento da contrapartida da PCH de Pirapetinga


Em relação à devoção à cultura e à história, Frederico salienta que seu interesse por esses temas surgem a partir da fundação do Espaço Cultural Luciano Bastos em 2011. "Acompanhei, depois, o passeio cultural na Fazenda São Tomé, onde foram criados os ex-governadores Roberto e Badger Silveira, e ouvi o depoimento de uma senhora que disse ter brincado com os ex-mandatários, quando criança. Fui também estimulado pelo memorialista Antônio Soares Borges, que discorreu sobre a importância do Alferes Francisco da Silva Pinto para nosso município. O fato é que fui percebendo que nossa história é muito rica de personagens e valores, que podem inspirar as atuais e as novas gerações".

Frederico Sueth esteve presente na inauguração do ECLB, em 2011

Atualmente, Frederico é um dos importantes colaboradores do Instituto Rio Life, sediado em Calheiros, na fazenda onde se encontra a encantadora Cachoeira da Fumaça. "Atuo na parte cultural e na área de relações públicas. No setor do ecoturismo, levo os visitantes a terem uma imersão na educação ambiental, com o conhecimento de nossa flora e nossa fauna. Além disso, treinei guias para orientarem os turistas".

Cachoeira da Fumaça é um dos patrimônios do nosso município

De acordo com Frederico, "são 3 as histórias que se destacam na fazenda Itaguaçu, área onde está situado o Instituto Rio Life. A primeira é a do português João Maria, pai do antigo proprietário conhecido como Zé Português, e de Roberto, que vendeu a fazenda para o Instituto Rio Life. No século XIX, João Maria protegeu cerca de 70 por cento da mata. A segunda é a história dos tropeiros, que passavam pela trilha  da estrada velha de Calheiros. Por volta de 1826 e 1830, tropeiros comandados pelo Alferes Francisco da Silva Pinto passaram por essa via, situada na fazenda. Cerca de 200m dessa trilha mantêm seu aspecto original. Passar por ela é transitar pela história e por uma rica região ambiental. Em fevereiro de 2022, será inaugurada a "Parada dos Tropeiros", local em que essa história será contada. Será um espaço multi temático, onde haverá uma Casa do Chá, um espaço para lanches rápidos e encontros, um piano, além de ocorrerem saraus, entre outras novidades".

A Parada dos Tropeiros, prevista para ser inaugurada em fevereiro de 2022, será um dos pontos altos do Instituto Rio Life 

A terceira história, segundo Frederico, se refere à da vida do Padre João Mendes Ribeiro, que, no século XIX, em pleno período escravocrata, foi pároco em Calheiros, sendo negro. Conta a história que, certa vez, escravagistas revoltados com a situação, teriam levado o pároco e o colocado num bote sem remos, para que caísse na Cachoeira da Fumaça e morresse. Padre João Mendes teria, então, sentado tranquilamente no bote e passou a ler seu livro de orações. Milagrosamente, o bote teria retornado ao ponto de partida, convencendo os moradores que ele era um santo.

Monumento do escultor Valdieri Martin em homenagem ao Padre João Mendes Ribeiro, situado na Praça Três Irmãos, em Calheiros

Segundo Frederico, "em março do próximo ano, ocorrerá, na fazenda, um importante evento interestadual de mountain bike. Além disso, outras novidades estão por vir, como uma trilha de visitação de 700 m de altitude, com visão para duas lagoas e para o Monte do Silêncio, além de área para camping".

Frederico finaliza afirmando que "Bom Jesus é um município privilegiado, com potencialidades inexploradas. Estamos esperançosos para um grande futuro para nossa região".

Frederico constrói um legado com seu estudo histórico e ambiental da fazenda Itaguaçu, onde está situada a Cachoeira da Fumaça, e é propriedade do Instituto Rio Life