quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Paróquia Senhor Bom Jesus prepara grande comemoração dos seus 160 anos

 



 A Paróquia Senhor Bom Jesus prepara uma grande comemoração dos seus 160 anos, que ocorrerá no próximo dia 14 de novembro.

 Ela foi criada no dia 14 de novembro de 1862, a partir do art. 1o. do decreto 1261, que estabelece o seguinte:

" O Arraial do Senhor Bom Jesus - na freguezia de Nossa Senhora da Natividade, no momento município de Campos, fica ereto em freguezia com a invocação do Senhor Bom Jesus do Itabapoana".

Frederico Sueth, convidado pela pastoral da comunicação da Igreja Matriz, prepara uma importante exposição de imagens, em que faz um  paralelo histórico entre a origem do município e o início da paróquia.

Segundo Frederico, "a devoção ao Senhor Bom Jesus em nosso município tem 180 anos, com a chegada de nosso primeiro desbravador, Antônio José da Silva Neném, em 1842. A Paróquia, contudo, só foi institucionalizada em 1862".

Frederico Sueth, o documentarista de Bom Jesus do Itabapoana 




terça-feira, 27 de setembro de 2022

sábado, 24 de setembro de 2022

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Memória: Raul Travassos no Aero Clube


 Raul Travassos, Conceição Pedrosa, Lourdinha do Capitão,  Maura Tannus e Ana Maria Baptista Teixeira....pelos idos de 1965/66, no Aero Clube


quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Toninho Gualhano: o prefeito que planeja e constrói o futuro

Prefeito Toninho Gualhano, Secretaria de Educação Angélica Baptista, Diretora do Departamento de Cultura, Heberlina Santana Azevedo, Adilson Figueiredo, proprietário do Espaço Cultural Cafézin, escritor Marcelo Aceti e André Luiz de Oliveira, presidente do Instituto de Menores Roberto Silveira 





Toninho Gualhano é um prefeito diferente. 

A começar pelo seu meio de locomoção: uma simples bicicleta.

Seu agir contém não apenas um forte simbolismo indicativo de um novo modelo de gestor público. Representa um modo de vida e de uma visão administrativa diferenciada, voltada para o desenvolvimento do ser humano.

Com efeito, para um observador atento às administrações que passam pelos municípios, constata-se que a cultura tem sido, há anos, relegada a um plano inferior.

As Secretarias Municipais de Cultura normalmente possuem verba orçamentária ínfima, e estão atreladas, via de regra, à realização de pífios festejos nos distritos, regados a bebidas e contratação de bandas de qualidade duvidosa. 

É nesse contexto de decadência instalada, há anos, nas entranhas das gestões públicas, transmitida  como uma espécie de herança maldita, que se deve saudar esse novo modelo de governança estabelecida no município de Bom Jesus do Norte em outros municípios de nossa região.

Toninho Gualhano, na verdade, coloca em ação o que sempre foi em toda a sua vida de lutas, de sonhos e de realizações.

Para exemplificar, mencionamos aqui a realização, para a comemoração dos 23 anos da Biblioteca Romeu Couto - grande patrimônio do município - uma histórica oficina literária, com um dos maiores escritores do país, Marcelo Aceti, membro da Academia Brasileira de Letras e Artes Minimalistas (ABLAM).

Deve-se registrar que a Biblioteca Municipal, de destaque na região, possui o nome de Romeu Couto, em homenagem a um dos grandes escritores de nossa terra. Os livros que a compõem pertenceram à biblioteca do ilustre escritor, e foram trazidos a Bom Jesus graças à iniciativa de outro grande escritor local: Delton de Mattos.

A literatura é, portanto, há muitos anos, uma das referências maiores do município capixaba, e indicadora de sua força cultural.

A partir dessa oficina histórica, que contará com grandes promessas da literatura norte-bonjesuense, poderemos contar com o amanhecer de um novo tempo para o município capixaba.

É através da cultura que é possível construir uma sociedade diferente e humanizada. 

Toninho Gualhano crê nisso de verdade, diferente de outros gestores que apenas vivem proclamando dedicação à cultura, sem nada fazer de concreto nessa direção.

Norte-bonjesuenses sairão qualificados, após a mencionada oficina, para serem multiplicadores de cultura em seus educandários e no município. Participarão ainda de um grandioso concurso de poesias, a ser organizado pelo Departamento de Cultura.

Poderemos aguardar, portanto, em breve, não apenas novos poetas e escritores em Bom Jesus do Norte, mas cidadãos melhores, em seu coração.

Toninho Gualhano, portanto, já deixa, por esse e outros motivos, em pouco tempo de administrador, um legado inestimável para a história: o gestor que sabe preparar e construir o futuro!


Toninho Gualhano: um prefeito que se locomove por bicicleta 




Biblioteca Romeu Couto, marco da cultura norte-bonjesuense, foi inaugurada no dia 29/10/1999

Gratidão a Delton de Mattos, responsável pela doação dos livros da biblioteca particular de Romeu Couto para Bom Jesus do Norte 

Romeu Couto, um ícone da literatura bonjesuense 



Chegou a Primavera!⚘💐

 

Wilma Martins Teixeira Coutinho 


Bem-vinda, Primavera

A Estação das flores

Que perfuma a vida

Com matizes de cores!


Pássaros em revoada

Solfejando suas canções 

Alegram nossos dias

Encantando os corações!


Primavera! Que linda

Estação da alegria!

Despertei de um sonho

Eu só quero euforia!


Wilma

Encontro histórico em São Pedro do Itabapoana comemora o Dia Municipal da Poesia

 


O I ENCONTRO DE POETISAS E POETAS DE MIMOSO DO SUL E CONVIDADOS, realizado em Comemoração ao DIA MUNICIPAL DA POESIA, 17 de Setembro, atingiu seus objetivos, tanto pela qualidade das Poesias apresentadas quanto pela representatividade institucional.

A data escolhida é uma Homenagem ao dia do nascimento da Poetisa MARIA ANTONIETA TATAGIBA, em 17 de setembro de 1896, no então Municipio de São Pedro do Itabapoana/ES e foi proposto pela Academia MARIA ANTONIETA TATAGIBA - Artes - História - Letras.

Agradecemos aos que puderam estar presentes e ao apoio das Secretarias Municipais de Cultura e Educação de Mimoso do Sul, o que permitiu o cumprimento da Programação.

O DIA MUNICIPAL DA POESIA - 17 de Setembro, é Lei Municipal 2752/2022 e foi comemorado dentro da Programação do VI CASA ABERTA e I CASA CENÁRIO, no Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, em Mimoso do Sul/ES.


Dr Pedro Antônio de Souza

Presidente da Academia.




Nota da Redação: O Norte Fluminense parabeniza o presidente Dr Pedro Antônio de Souza, os demais membros da Academia Maria Antonieta Tatagiba - Artes - História - Letras, as poetisas e poetas de Mimoso do Sul, e o Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, pérola de nossa história e cultura, pelo evento histórico!

terça-feira, 20 de setembro de 2022

Escritor Marcelo Aceti brilha no Espaço Cultural Cafézin

Marcelo Aceti é escritor reconhecido nacionalmente 

 
O afamado escritor Marcelo Aceti esteve, hoje à noite, no Espaço Cultural Cafézin, a convite de Adilson Figueiredo, para uma importante palestra intitulada "Se Você Ama Alguém que Sofre", dentro da proposta de prevenção ao suicídio.

Marcelo Aceti é escritor aclamado no país, músico e poeta, além de atuar como editor e organizador de coletâneas literárias.

Ao final da palestra, foi servido um delicioso cachorro-quente, culminando com uma grande apresentação, ao piano, da musicista Martha Salim.

Com esse evento, Adilson Figueiredo dá continuidade à importante linha social traçada para o Cafézin.




Adilson Figueiredo, um gênio da nossa cultura 




Martha Salim encantou a todos nos dois pianos do  Espaço Cultural Cafézin 



Reginaldo Chalhoub doa coleções preciosas ao ECLB

Reginaldo Chalhoub, um dos grandes escritores e intelectuais bonjesuenses


Reginaldo Chalhoub, um dos grandes escritores e intelectuais bonjesuenses, doou duas preciosas coleções ao ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos): SERMÕES, de Padre Antonio Vieira, e Grande Enciclopédia Larousse Cultural.


 Em breve, ele estará lançando uma obra que está sendo bastante aguardada por nossa sociedade: "MAL TRAÇADAS LINHAS"




Falece Jovair Antônio da Silva, aos 97 anos

 



Jovair Antônio da Silva e a esposa Nadir Albertina da Silva, em 2017



Faleceu hoje, aos 97 anos, Jovair Antônio da Silva, deixando uma grande saudade e um extraordinário legado ao nosso município 

Lígia (neta, médica pediatra), Jaqueline (neta, psicóloga), Bruno (neto, fisioterapeuta), Jacira (filha), Nadir, Jovair, Jailton (filho), Maria das Graças (nora) e Marina (neta, advogada)


Segundo relato de sua filha Jacira ao jornal O Norte Fluminense, seu pai "nasceu no dia 25/06/1925 no distrito de Pirapetinga de Bom Jesus. Aos 15 anos de idade, já imbuído de espírito empreendedor, aproveitando que seus pais Alcemar e Francisca foram visitar parentes em Minas Gerais, resolveu ir a Bom Jesus a pé, onde chegou no dia 24 de dezembro. Após a Missa do Galo, ele dormiu no pátio da Igreja Matriz. No dia seguinte, foi até a Estação Leopoldina, em Bom Jesus do Norte (ES), e passou a levar malas de viajantes até o hotel e realizar mandados, para ganhar algum dinheiro. Até que um dia, um funcionário da estação lhe perguntou: '- Você sabe contar? - Sim'. A partir daí, passou a trabalhar na Cia. Ferroviária Itabapoana".

Jovair, com seu quepe, na antiga Estação Ferroviária

A Estação Ferroviária onde trabalhou Jovair

 
Olívio Bastos, 3º da esquerda para a direita, contratou Jovair para trabalhar na Cia Ferroviária. Esio Bastos é o último, à direita


Quepe de Jovair é uma de suas relíquias


Jovair e o quepe que utilizou na Estação Ferroviária, dos 15 aos 30 anos de idade


 

Quanto a isso, Jovair relatou, há 7 anos, ao jornal O Norte Fluminense, que "fui contratado pelo sr. Olívio Bastos (NR: pai de Esio Bastos, fundador de O Norte Fluminense, e Luciano Bastos), que era o administrador da Cia. de Ferro em Bom Jesus. Minha função era de Auxiliar de Estação. Ele me deu as instruções: 'todos os funcionários são obrigados a usarem uniformes impecavelmente, devem dirigir-se aos superiores utilizando o pronome de tratamento 'senhor' e nunca devem rir durante o trabalho.
Essa disciplina acabou sendo muito importante em minha vida, pois após 15 anos de trabalho na Estação, trabalhei mais 15 anos na Auto Mercantil Ltda (Posto Esso), onde me aposentei para tornar-me, depois, empresário no ramo de distribuição de bebidas da Antártica, por 35 anos", salienta.








  


 Jovair casou-se no dia 25/12/1950, com Nadir Albertina da Silva, nascida em Bom Jesus do Itabapoana (28/09/1928), e tiveram dois filhos: Jailton e Jacira, além  de cinco netos: Natália, Lígia, Marina, Bruno e Jaqueline, todos formados.

Sua propriedade rural se chama "Recanto Rubronegro", referência à sua paixão pelo Flamengo. Rotariano com 100% de presença nas reuniões, é festejado pela grandeza de seu coração. Tanto assim é que a entrada para a sua festa foi a doação de fralda geriátrica para o Lar dos Idosos Padre Gabriel Belmonte.


Jacira Silva foi a cerimonialista

   
Dr. Filipe Castro, defensor público, eleito presidente do Rotary Club, saudando o homenageado, há 7 anos 


Carrara emocionou a todos discorrendo sobre a vida de Jovair



Humberto Boniolo homenageou o amigo rotariano com a música Fascinação

 






 



 
Padre Vicente Osmar e a bênção. A missa em ação de graças ocorrerá, hoje, às 19h, na Igreja Matriz


O casal Jovair e Nadir viveu 72 anos de feliz união e foi um exemplo para toda a sociedade bonjesuense.   

O legado de Jovair, de companheirismo, idealismo e amor ao próximo é para sempre!

Jovair vive!