domingo, 30 de junho de 2024

Serra Bonjesuense será roteiro de turismo nacional


 

A Serra Bonjesuense constitui hoje uma referência turística que se agiganta em nosso município.

No final do mês de julho, o casal João Adilton e Rosy Silva estará inaugurando, no Instituto Rio Life, em Calheiros, 17 habitações, que promoverá o desenvolvimento turístico a nível nacional.

O Restaurante Alma, com cardápio internacional, é comandado pelo Chef italiano Luccio Avila. Tudo isso em meio a um ambiente paradisíaco, que inclui a famosa Cachoeira da Fumaça.

Bom Jesus do Itabapoana se incluirá, em breve, portanto, em importante roteiro turístico nacional.




Cachoeira da Fumaça é uma das atrações do Instituto Rio Life 


MUITO AMOR!

 

Wilma Martins Teixeira Coutinho

 

O dia amanheeu cinzento

Longe está do calor

Aqui no meu aconhego

Eu penso no meu amor


O que estará fazendo

Neste momento exato

Meu coração pergunta 

Você me ama de fato?


Não ponho dúvida nisto

Eu te dedico muito amor

Não podendo te beijar

Eu beijo uma linda flor.


Tudo isto é amor

É um amor profundo

Saio gritando ao vento

E proclamo pelo mundo


Wilma

sábado, 29 de junho de 2024

Felicidade, por Rogério Loureiro Xavier

 


Olá 👋 pessoa amiga e do bem. 


*"Felicidade"*


A felicidade não é para os fracos ou para os fortes, pobres e ricos. Felicidade é um direito de todos. Felicidade é estar de bem com a vida, mesmo que os ventos soprem em direções contrárias. É um somatório de momentos alegres e eternos em que o amor vibra em nossos corações. 


"KID ROGER ATACA NOVAMENTE... SEMPRE PRESENTE ONDE A PAZ, A NATUREZA E O AMOR FAZ A DIFERENÇA."


É tempo de Festas!


Viva São João, São Pedro e São Paulo, e Santo Antônio!!


👍🕊💖🙏🇧🇷✌🤠👰🎶🎤🪗🎹🥁♦️🔥🌽🍀


✍ ... Amigo Rogerio LX

A PROGRAMAÇÃO DA GRANDIOSA FESTA LITERÁRIA DO C.E. PADRE MELLO




📝 *Programação* 

⏳ Manhã 

 *7h* - Café compartilhado - alunos e professores (Refeitório)

 *8h* - Abertura (Auditório)

🖊️ Palavra da Direção (Professoras: Nathyara e Érica)

🖊️Palavra da Coordenação (Professora: Norma)

🖊️ Objetivo da Festa Literária (Professora Ediane)

🖊️ Apresentação: Poesia de Elcio Xavier, "o Príncipe dos Poetas"

🖊️Apresentação de alunos (Trovas) Professora Ediane

601 - Jogo da memória 

701 - Recepção: alunos caracterizados

801 - Apresentação (Cordel)

901 - Apresentação dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo 

1001 - Biografia de Monteiro Lobato em inglês 

2001 - Painel (Livro e Gaiola)

3001 - Caverna (labirinto)


⏳ Tarde 


 *13h* - Abertura

🖊️ Palavra da Direção (Professoras: Nathyara e Érica)

🖊️Palavra da Coordenação (Professora: Norma)

🖊️ Objetivo da Festa Literária (Professora: Ediane)

🖊️ Apresentação: Poesia de Elcio Xavier, "o Príncipe dos Poetas"

🖊️ Apresentação de alunos (Lira Operária Bonjesuense)

602 - Fantoche (peça)

702 - Declamação de poesias 

802 - Apresentação (Cordel)

902 - Exposição (Monteiro Lobato)

1002 - Apresentação (Saci - Fumo)

2002 - Livro Exagonal

3002 - Biografia de Monteiro Lobato em português 

 *Final das atividades* - Café compartilhado - alunos e professores (Refeitório)

sexta-feira, 28 de junho de 2024

ACORDE PARA VENCER, por Rogério Loureiro Xavier


 Olá 👋 pessoa amiga e do bem. 


Pra hoje ...


Gratidão pela vida, fé na caminhada, paz na alma e amor no coração. 


*"ACORDE PARA VENCER"*


O pensamento positivo logo de manhã é um estimulo que pode mudar o seu humor, fortalecendo sua autoconfiança. Com este pensamento positivo, você reunirá forças para vencer os obstáculos. Não deixe, portanto que nada afete seu espírito. Envolva- se pela música, ouça, cante e comece a sorrir mais cedo. Ao invés de reclamar quando o relógio despertar agradeça pela oportunidade de acordar mais um dia.

O bom humor é contagiante espalhe-o. Fale de coisas boas! Evite lamentar-se. Ajude as outras pessoas a perceberem o que há de bom dentro delas. Não vivas emoções mornas ou vazias. Cultive seu interior. Extraia o máximo de pequenas coisas. Seja transparente e deixe que as pessoas saibam que você as estima e precisa delas. Repense seus valores e se dê a chance de crescer e ser mais feliz. Tudo que merecer ser feito, merece ser bem feito. Torne suas obrigações atraentes, tenha garra e determinação. Mude, opine, ame o que faz. Não trabalhe só por dinheiro e sim pela satisfação da missão cumprida. Lembre-se de que nem todos têm a mesma oportunidade. Pense no melhor, trabalhe pelo melhor e espere o melhor. Transforme seus movimentos em oportunidades. Veja o lado positivo das coisas e assim tornará seu otimismo uma realidade. Não inveje. Admire!!! Sinta entusiasmo com o sucesso alheio como se fosse o seu. Idealize um modelo de competência e faça sua auto avaliação para saber o que lhe está faltando para chegar lá. Ocupe seu tempo crescendo, desenvolvendo suas habilidades e seu talento. Só assim não terá tempo de criticar os outros. Não acumule fracassos e sim experiências. Tire proveito dos seus problemas e não se deixe abater por eles. Tenha fé e energia, acredite!!! Você pode tudo o que quiser. Perdoe! Seja grande para os aborrecimentos, pobre para a raiva e forte para vencer o medo. Não viva só para o trabalho. O trabalho é uma das contribuições que damos à vida, mas não se deve jogar nele todas as nossas expectativas de realizações. Finalmente, ria das coisas à sua volta, de seus problemas, de seus erros, ria da vida. E ame, antes de tudo, a você mesmo! Sorria!!! Pois começamos a ser felizes quando somos capazes de rir de nós mesmos!!!


*O pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas também pode ser aprendido e cultivado, mude seus pensamentos e você mudará seu mundo. (Norman Vincent Peale)*


✍ ... Amigo Rogerio LX

FAMESC GERA 350 EMPREGOS EM BOM JESUS DO ITABAPOANA

 


Quando o saudoso ex-prefeito Paulo Sérgio do Canto Cyrillo capitaneou o movimento de doação de terreno do Centro Popular Pró-Melhoramentos para a instalação de uma faculdade em Bom Jesus, tinha a noção perfeita do desenvolvimento que a instituição traria para nosso município.

Hoje, a FAMESC (Faculdade Metropolitana São Carlos) mantém cerca de 350 empregos regulares, contribuindo decisivamente para o progresso de Bom Jesus do Itabapoana.

Esse número aumentará a partir do próximo ano, quando ela se tornará um Centro Universitário e serão oferecidos os novos cursos de Engenharia Civil, Veterinária, Farmácia e Nutrição, entre outros.

Como forma de reconhecimento, a instituição colocou seu nome no Prédio Paulo Sérgio Cyrillo.


Paulo Sérgio Cyrillo: um grande nome da história de Bom Jesus do Itabapoana 


"Sempre é tempo até o apito final", por Rogério Loureiro Xavier

 


Olá 👋 pessoa amiga e do bem.


*"Sempre é tempo até o apito final."*


Fico a recordar cantigas de roda...

Tudo volta as minhas origens... 

Nada é como antes...

Flutuo no tempo...

Dias dourados...

Valeu vida...

Reinventar...

Recomeçar...

Talvez.

Hoje, meu melhor momento...

Nada acontece por acaso...

Tudo tem sua razão de ser...

Caminho, sem saber onde chegar...

Agradeço, continuo nos objetivos...

E quando minha hora inspirar...

Partirei feliz em busca de um novo patamar.


✍ ... Rogerio Loureiro Xavier

A MÃE DO OURO, NOS SONHOS COM A GIGANTA


 Cinemateca Itabapoana TV 

quarta-feira, 26 de junho de 2024

A ÚLTIMA ENTREVISTA DO DR. NORBERTO SERÓDIO BOECHAT


 
Dr. Norberto Seródio Boechat e netos 

terça-feira, 25 de junho de 2024

PIRAPETINGA E BOM JESUS CHORAM POR SEU FILHO ILUSTRE

 

Norberto Seródio Boechat e seus netos  



Um dos gênios de nossa literatura, Norberto Seródio Boechat, faleceu hoje, em Niterói, consternando sua amada Pirapetinga de Bom Jesus e todo o nosso município.

Além de escritor, Norberto era médico geriatra e gerontólogo.

Há cerca de 28 anos, fundou, no distrito de Pirapetinga de Bom Jesus, seu torrão natal, juntamente com seus irmãos Agostinho e Maria Lúcia, o prestigiado Museu da Imagem.

Trazendo em suas veias o sangue suíço dos Boechat, e dos açorianos dos Seródio, Norberto se fez grande em todas as áreas que atuou, e engrandeceu tudo o que o cercou. 

Ele era filho do saudoso líder político Agostinho Boechat, cujos pais, Norberto Emilio Boechat e Amélia Lemgruber Boechat, são descendentes dos imigrantes suíços, que chegaram ao Brasil em 1819. Sua mãe, a saudosa professora e poetisa Iracema Seródio Boechat, por sua vez, era filha de Laudelina Frias Seródio e Jacinto Vieira Seródio, que chegou ao Brasil no início do século XX, oriundo da Ilha de São Miguel, Arquipélago dos Açores, mesma ilha onde nasceu Padre Mello.

Nascido em sua querida Pirapetinga de Bom Jesus, distrito de Bom Jesus do Itabapoana, teve três irmãos: Jacinto, já falecido, Maria Lúcia e Agostinho, médico como ele. Sua obra é reconhecida internacionalmente. Integra o PEN (Poesia, Ensaio ou Narrativa) Clube, uma associação mundial de escritores fundada em Londres, em 1923, e que congrega cultores da palavra escrita e falada em 150 países do mundo. No Brasil, a entidade surgiu no dia 2 de abril de 1936 e contou entre seus membros, com Nélida Piñon, membro da Academia Brasileira de Letras. Ele era membro também da Academia Bonjesuense de Letras.

Norberto era articulista do jornal O Norte Fluminense, onde brindou seus leitores, mensalmente, com suas contagiantes crônicas.

Quanto ao mesmo, Dalma Nascimento, doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada (UFRJ), salientou que "o médico-escritor Norberto Seródio Boechat foi recolhendo os rios de memórias ficcionalizadas nas páginas destas Lembranças de escritas, onde pulsa a vida, mas também lateja o coração".

Olívia Barradas, doutora e professora de Literatura Comparada, Semiótica e Teoria Literária, ex-professora de Literatura Brasileira da Universidade de Paris III, salientou, por sua vez: "Parafraseando o médico baiano Clementino Fraga, ao afirmar que 'Medicina é Ciência e também Arte', Norberto Seródio Boechat alia a ciência médica à linguagem artística, despertando com estas Lembranças de escritas a emoção no leitor".

Eliana Bueno Ribeiro, doutora em Ciência da Literatura, pela UFRJ, com pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade de Paris III, e editora da revista Passages de Paris, pontuou: "Mais feliz, este menino-interiorano-médico-da-cidade chega ao dia da narração. Mais que histórias estruturadas, temos aqui cenários e personagens como índices de momentos, índices de um tempo e da passagem do tempo. Farpas de madeira que seguem a correnteza e servem como roteiros para que cada leitor viaje até sua própria infância e reencontre as coadjuvantes de sua história particular".

O editor Mauro Carreiro Nolasco ressaltou: "As situações aqui registradas nos emocionam, e trocamos de lugar com o pensador ao tentar entender o correr do tempo e as mutações. O autor e as personagens a desfilar histórias... O livro leva a pensar, comove e encanta".

Dr. Norberto  foi o autor de obras-primas como "Vertentes de Pirapetinga de Bom Jesus", que levou 30 anos para ser concluída, "Me dê a mão", o romance "Estradas", e "Lembranças de Escritas", entre outras publicações.

O JONF (Jornal O Norte Fluminense) manifesta o mais profundo sentimento aos seus familiares e aos amigos! Que Deus console a todos e todas!


NORBERTO SERÓDIO BOECHAT VIVE!


Dr. Norberto Seródio Boechat e Gino Martins Borges Bastos em entrevista para a TV Alcance, de Isac Nascimento, no dia 11 de fevereiro de 2024


Dr. Norberto Seródio Boechat e seu pupilo, o médico Dr. Lauro Amaral 

Dr Norberto, seu filho Felipe e a neta Sofia


Norberto e seus irmãos Agostinho e Maria Lúcia Seródio, no magnífico Museu da Imagem que fundou em Pirapetinga de Bom Jesus, no dia 2 de dezembro de 1993

Dr Norberto Seródio Boechat 


"IN MEMORIAM DE MEUS PAIS, ELCIO XAVIER E GEDÁLIA LOUREIRO.", por Rogério Loureiro Xavier

 


Olá 👋 pessoa amiga e do bem.


*"NOITE DE FESTANÇA - VIVA SÃO JOÃO! VIVA!!"*


*"IN MEMORIAM DE MEUS PAIS, ELCIO XAVIER E GEDÁLIA LOUREIRO."*


Nada na vida é eterno, devemos aproveitar ao máximo todos os bons momentos da vida. 

Que tempo bom, sinto saudade. 

Recordando um passado não muito distante. 👏👏👏👏


*"Arraiá do Coronel Abelhudo."*


*"(Ficará eternizado em nossos corações o Arraiá do Coronel Abelhudo lá no Sítio do Papai, em Guaratiba/RJ.)"*


"Hoje temos festa, é noite de São João! 

É amor! Que a noite seja de alegrias...

Viva São João! Viva! Viva!

No Sítio do Papai tem muito Amor, Paz e Natureza exuberante! Festa de São João não pode faltar! Todos os anos nos reunimos para celebrar as bênçãos de São João. Tem fogueira, dança de quadrilha, comidas e bebidas típicas. Às 18h a imagem de São João é erguida no mastro, permanecendo ali até o final das Festas Juninas. 

Tradição da *"Família Loureiro Xavier"* perpetuamos há várias décadas."


*"Quem é que não gosta de São João?*


*"O São João, santo festeiro, é comemorado nos dias 23 e 24 de junho. As festas marcam o inicio das chuvas e é repleta de tradições. Fogueiras, quadrilhas, cantorias, bandeirinhas, balões e comidas típicas. Seja velho ou criança! A Festa é sempre divertida."*


*Que nesse São João você possa pular todos os seus problemas, tomar uma dose extra de esperança, encontrar uma barraquinha de sonhos e se lambuzar de amor.*


*"✍ ... Rogerio Loureiro Xavier "*













"Essa banda fez parte da nossa infância, da nossa juventude!!", por Regina Tannus


Parabéns !!! Parabéns!!!

Parabéns Nilo!!!!!

Essa banda fez parte da nossa infância, da nossa juventude!!

Quantas vezes namorávamos ao som da nossa Lira!!!

E envelhecemos juntas, mas continuamos com nossa alegria e entusiasmo pela vida!!!


Regina Tannus 

SER FELIZ

 

Wilma Martins Teixeira Coutinho 


Eu nasci de um Poeta

Sou toda poesia.

Cada linha que traço 

Cheio de melodia


Quando o dia amanhece

Com estrela ainda no Céu 

Agradeço a Jesus

Seu amor tão fiel!


É feliz quem acredita.

Nessa força do amor

Meu coração acredita

Com todo o fervor


Wilma

domingo, 23 de junho de 2024

"Festas Juninas Em Pleno Vapor", por Rogério Loureiro Xavier

 


Olá 👋 pessoa amiga e do bem. 


*"Festas Juninas Em Pleno Vapor ... 🤠🔥🎼🎶🎵🪗🥁"*


(As Festas Juninas são as comemorações mais famosas que acontecem pelo Brasil no mês de junho.)


Essa comemoração é realizada, principalmente, em celebração ao Santo Antônio (13/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06)


As festas são pura alegria, cheias de comidas deliciosas, músicas e danças animadas e uma decoração encantadora, que contagia todos que estão presentes, levando felicidade do mais velho ao mais novo. 


Vamos festejar, cantar e brincar no ritmo das festas em homenagem a São João. Vamos pular a fogueira, dançar quadrilhas, bebemorar (com moderação) e se deliciar com as tradicionais guloseimas.  

   

Desejo que no seu Arraiá do bem não falte os verdadeiros amigos, amor, paz e alegrias.

 

*Minha felicidade é saber que você esta feliz!* 


*Nesta noite de festança, todos caem na dança alegrando o coração. Foguetes, cantos e troça, na cidade e na roça, em louvor a São João!*


✍ ... Amigo Rogerio LX



DANIEL GONÇALVES É O CORRESPONDENTE INTERNACIONAL DO JONF (JORNAL O NORTE FLUMINENSE) NOS AÇORES

 

Daniel Gonçalves 



Daniel Gonçalves é um carioca açoriano de 39 anos, pai da Maria Flor, à espera da segunda filha Ana Lua e esposo de Monique Vieira, sua eterna companheira e fonte de inspiração. É Historiador pela UFRJ, pós-graduado em História do Rio de Janeiro e em Gestão escolar, mestre em Tecnologia da Educação pela CEFET e doutorando em História Política e Cultural pela UERJ. Atua como professor, formador, contador de histórias, pesquisador e agente cultural há mais de 10 anos. À frente da Florescer Educação, empresa de projetos culturais e educacionais, trabalha acreditando ser possível compor o mundo por meio do acolhimento de ideias e de pessoas tendo como ferramenta a educação.  

A história de Daniel com os Açores começa no berço familiar, pois foi criado num lar que respirava a cultura açoriana e sempre brincou nos salões da Casa dos Açores do Rio de Janeiro, onde seu pai foi Diretor e vice-Presidente e seu avô foi Presidente por longos mandatos. Porém as desventuras da adolescência o distanciaram da cultura açoriana até que recebeu o convite para cursar uma formação de viola da Terra na Ilha Terceira, realizado pelo Direção Regional das Comunidades do Governo dos Açores, quando tinha os seus áureos 18 anos.

Daniel topou o desafio e acabou se apaixonando não só pela música, mas pelo folclore e pela cultura de seus antepassados. Retornou não só com o compromisso de ingressar no mais antigo grupo de folclore açoriano no mundo fora dos Açores, o Grupo Folclórico Padre Tomáz Borba, da Casa dos Açores do Rio de Janeiro, mas trocou sua faculdade de Economia pela faculdade de História e enveredou no cominho acadêmico para redescobrir suas raízes e registrar a memória de sua comunidade.  

Durante toda sua formação acadêmica, trabalhou com pesquisas na área de emigração açoriana e associativismo, principalmente para a sua cidade de origem, o Rio de Janeiro. Escreveu artigos, participou como autor e organizador de livros e produziu dois documentário, em parceria com a Casa dos Açores do Rio de Janeiro, sobre o tema. É pesquisador convidado do CHAM (Centro de Investigação da Universidade dos Açores) e, amante da história e da cultura açoriana que faz parte de sua vida desde a infância.  

Essa experiência e o afeto pelos Açores o levaram ao cargo de Diretor Cultural da Casa dos Açores do Rio de Janeiro, que ocupa há mais de uma década. Por causa de sua atuação profissional, contribuiu para o início de uma linda história com a cidade de Bom Jesus do Itabapoana (RJ): ao promover uma tertúlia sobre as festas do Divino Espírito Santo na Casa dos Açores do Rio de Janeiro, recebeu a visita de Antônio Borges, ilustre pesquisador, morador e apaixonado pela história e cultura Bonjesuense, local que tem suas origens na ocupação e na colonização açoriana da cidade. Antônio ficou logo encantado com a proximidade da cultura de sua cidade natal com a apresentada na Casa dos Açores e tratou de fazer amizade com o açoriano Francisco Gonçalves, pai de Daniel, que demonstrou grande entusiasmo ao seu filho ao pedir que fossem feitas pontes e tratativas com o Governo dos Açores para que essa comunidade entrasse no mapa da diáspora açoriana. Daniel percebeu a importância da cidade de Bom Jesus para o mapa de açorianos no mundo, reconheceu a linda história de preservação cultural continuada por Padre Melo, que une a sociedade Bonjesuense aos Açores, e buscou, com o apoio de parcerias, divulgar a notícia e estabelecer o contato entre Bom Jesus de Itabapoana, a cidade de Viana (ES) e o Governo Regional dos Açores, para que fosse criada a Casa dos Açores do Espírito Santo, na qual exerce também o cargo de Diretor de Relações Institucionais.  

Daniel Gonçalves também foi eleito Conselheiro da Diáspora Açoriana pelo Estado do Rio de Janeiro, em 2021, representando a comunidade açoriana de sua terra natal. Buscando uma vida mais tranquila e a realização de um sonho de infância, emigrou com sua família em maio de 2023 para a Ilha Terceira, terra de seu pai, Francisco Gonçalves e de seu avô materno Francisco Machado Evangelho.  

Hoje, nos Açores, cria novas formações para o Centro de Qualificação dos Açores e é formador da Rede Valorizar, além de promover oficinas educativas para crianças, adolescentes e adultos em conjunto com sua esposa, que é pedagoga e mestre em Psicologia Social. Como família estão trilhando um bonito caminho de auxílio aos cidadãos açorianos, já reconhecido pela comunidade com visibilidade em diferentes mídias dos órgãos de comunicação do arquipélago, levando um pouco da alma carioca e do acolhimento e da humanidade nas relações pessoais e profissionais por meio de projetos educacionais.

Por conta dessa experiência, tanto acadêmica quanto de vida de relacionamento com os Açores, o historiador, o açordescendente e o amante da cultura das Ilhas de Bruma se dispôs a ser nosso correspondente internacional para nos trazer informações sobre temas históricos e atuais do arquipélago que deu origem aos primeiros habitantes de nossa cidade de Bom Jesus do Itabapoana e marcará presença mensalmente em nosso jornal.



Bandeira dos Açores 

Bandeira de Bom Jesus do Itabapoana 


Suspiro de Amor

 

Wilma Martins Teixeira Coutinho 


Que dia maravilhoso neste domingo de sol. As aves voando aos céus, as asas dançando em balé, felizes em liberdade para o além do espaço pleno. Liberdade! De pensar. Liberdade de amar! Liberdade de sonhar! Somos prisioneiros da paixão que põe grades em nossos corações acorrentados com a saudade. Voar é alcançar a plenitude do amor, que às vezes distante, está tão próximo, mas não o enxergamos. O amor vital, o amor amado. O amor que enobrece a alma, o amor que delira, o amor que perdoa. O amor sublime que vem da alma. Esse Amor é imortal.


Wilma

A II FLICbonjê e a Editora Revidreams

 

Alessandra Ribeiro de Abreu 


A Editora Revidreams é representada por Alessandra Ribeiro de Abreu, natural de Vitória – ES. A editora nasceu do sonho de levar às pessoas a esperança, o desejo de seguir em frente e que tudo é possível. Hoje, já conta com mais de 10 autores de estados diferentes do Brasil. Alessandra, filha de Claudia Regina Ribeiro de Abreu Reis e José Carlos Borges de Abreu, é neta de Maria Teresinha Borges de Abreu e Agostinho Teixeira de Abreu. Desde pequena vai a Bom Jesus do Itabapoana para ver a família, e a cidade é muito importante para ela.

Alessandra é pós-graduada em Revisão de Texto e Alfabetização e Letramento, com graduação em Letras - Português. Cursa ainda Direito e Complementação Pedagógica. Escreve desde pequena, mas teve seu primeiro livro publicado em 2020. Em 2022, fundou a Editora Revidreams. É Acadêmica Correspondente da ACLAPTCTC, Acadêmica Correspondente da Academia Cariaciquense de Letras e Acadêmica Efetiva da ACALEJES. Também participa do coletivo Diversidade Literária. Participou de diversas feiras literárias, como 1ª Feira Literária de Jardim Camburi, Feira Literária Itinerante, 1ª Feira Literária da Mulher Capixaba. Agora é uma das organizadoras da II FLICbonjê, feira literária que ocorrerá de 8 a 11 de agosto de 2024 em Bom Jesus do Itabapoana e que contará com a presença de autores e academias de várias cidades, inclusive Vitória - ES, sua cidade.

Um dos livros publicados pela Editora Revidreams 


Livros publicados pela Editora Revidreams