quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Memória: 5a. CARAVANA CULTURAL A CUBA SE ENCONTRA COM EMBAIXADOR BRASILEIRO, em 2014



Gino Martins Borges Bastos, Vera Maciel Barroso, Carlos Norberto Osilieri, Elizete Maria e o embaixador brasileiro Cesário Melantonio Neto, no Memorial José Martí, em Havana, em 2014



A 5a. Caravana Cultural a Cuba, composta por 18 integrantes dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, que ocorreu entre os dias 10 e 21 de janeiro de 2014, foi permeada de intensas atividades culturais ocorridas em Havana, Guines, Santa Clara, Matanzas e Varadero, promovendo autêntica integração entre nossos povos.

Delegação brasileira e o Coral da Academia Nacional de Canto Mariana de Gonitch



A comitiva ficou hospedada nos hotéis Habana Riviera, em Havana, e no Mercure Quatro Palmas, em Varadero. No dia 11, a delegação foi recepcionada na Casa da Amizade, sede do ICAP (Instituto Cubano de Amizade com os Povos), em Havana, oportunidade em que ocorreu palestra a respeito da situação econômica do país antilhano, seguida de almoço. A delegação foi acompanhada, na maioria das vezes, por amigos cubanos liderados pela médica dra. Lourdes e família.



No Memorial José Martí, em Havana, a comitiva brasileira se encontrou com o embaixador brasileiro Cesário Melantonio Neto.

Catedral de Havana


Dentre as atividades culturais de destaque, consta o passeio por Havana Antiga, região de construções dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX, considerada Patrimônio Histórico da Humanidade, pela Unesco.

Outras atividades  relevantes foram o espetáculo  do Grupo de Música Antiga Ars Longa, na Igreja São Francisco de Paula, a apresentação do Coral da Academia de Canto Mariana de Gonitch, no Museu Yorubá, presença no tradicional Cabaret Tropicana, a cerimônia do Canhonaço, sarau na casa da artista plástica Adela Figueroa, apresentação de Rumba, passeio pela rua Obispo, visita ao Mercado San José, à Casa do Rum, à Sorveteria Copellia, treinamento de xadrez com a Grande Mestre Internacional de Xadrez Yaniet Marrero e passeio pela Caverna de Belamar, em Matanzas.

Foram visitados os seguinte Museus: a) de Ernest Hemingway, localizado em um dos quartos do Hotel Ambos Mundos, onde o escritor norte-americano se hospedava; b) da Revolução; c) Mausoléu de Che Guevara; d) de Varadero; e) Farmacêutico, em Matanzas; f) Memorial José Martí; g) Museu da Alfabetização; h) Yorubá e  i) do Rum.

A paradisíaca praia de Varadero


Nenhum comentário:

Postar um comentário