Reunião, no dia 9 de abril, organizou a inauguração da Casa dos Açores do Espírito Santo CAES |
Aconteceu, neste sábado, dia 9 de abril, mais uma importante reunião com vistas à organização da fundação da Casa dos Açores do Espírito Santo (CAES), que ocorrerá no próximo dia 25 de julho.
Na oportunidade, estarão presentes autoridades da Região Autônoma dos Açores, em Portugal, devido à importância da futura entidade para o Brasil e para o mundo.
A região do Vale do Itabapoana teve, entre seus colonizadores, diversas famílias oriundas do Arquipélago dos Açores, como Seródio, Borges, Silveira, Rezende, Dutra, entre outras. O mais ilustre açoriano de nossa região foi Padre Antônio Francisco de Mello, oriundo da ilha de São Miguel. Passou por Apiacá/ES, em 1899, chegando a Bom Jesus no mesmo ano. Além de grande pároco, era um gênio: exímio poeta, escritor e memorialista; músico e compositor; agrimensor; construtor; orientador dos trabalhadores na plantação do café; professor e brilhante declamador.
O município de Viana/ES, por sua vez, é referência para a colonização açoriana no estado do Espírito Santo. Em 1813, cerca de 53 famílias se estabeleceram na região, liderados por Paulo Fernandes Viana, fixando ali sua preciosa cultura.
A sede do CAES estará localizada em Apiacá, graças à iniciativa de outro gênio, descendente de família Seródio, oriunda da ilha de São Miguel: Dr Nino Moreira Seródio.
O dia 25 de julho será, portanto, um dia histórico, para os açorianos e seus descendentes, fixados em todo o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário