terça-feira, 13 de agosto de 2024

"Primeira Alvorada Matutina em Bom Jesus de Itabapoana. Anunciando o início das Festas", por Alfonso Castro Escalante

 


Hoje, 13 de agosto de 2024, às 5 da manhã, os integrantes da Lira Operária Bonjesuense, sob a direção do Maestro Nilo Rodrigues de Oliveira, com uniforme verde, estávamos prontos na avenida Governador Roberto Silveira para iniciar o percurso da Primeira Alvorada Matutina Musical, que anunciava o início das Festas do Santo Padroeiro Senhor Bom Jesus, celebradas com muito entusiasmo no mês de agosto em Bom Jesus de Itabapoana, Estado do Rio de Janeiro.

Com alegre despertar, a Banda Lira Operária Bonjesuense iniciou o percurso ao compasso do Dobrado *"Dois Corações"*. Fazendo uma leve pausa, mas sem deixar de tocar, na praça principal Governador Portela, para depois continuar o percurso até a rua principal que nos conduz ao populoso setor da cidade conhecido como "Pimentel Márquez". Muito perto do Supermercado Fluminense, fizemos uma parada para um breve descanso e entoamos a melodia *Canção do Exército Brasileiro* e seguimos em frente, onde os citadinos aplaudiam a passagem da Banda e tiravam suas respectivas fotos e vídeos. Cruzamos à direita para descer e ligar com a rua "José Bastos Borges", onde fizemos um ligeiro descanso e continuamos com outra melodia, conhecida como *Cruzeiro do Sul*, para nos conectarmos com a Rodoviária Lúcio Meira, e um pouco depois das 06:00 da manhã estávamos chegando à "Casa do Lanche", para o habitual Café da Manhã, onde fomos muito bem atendidos por seu proprietário, Don Antonio Manuel Souza, e seus funcionários, que tiveram a amabilidade de nos oferecer pães recheados com presunto e queijo, bolos e/ou tortas, sucos naturais, café preto e com leite, além do chocolate quente. A quem estamos muito agradecidos por este nobre gesto para com os integrantes da Banda Lira Operária Bonjesuense, nesta Primeira Alvorada Matutina, início das Festas de Bom Jesus de Itabapoana.

Ali compartilhamos em agradável tertúlia alguns temas musicais e continuamos o percurso até nossa sede com a rítmica melodia *A Banda*.

Agradeço a Don Antonio Soares Borges, Presidente Honorário de nossa banda, que nos acompanhou em seu carro e tirou as fotos e vídeos para ilustrar esta Crônica.


Alfonso Castro Escalante.

Historiador e escritor.

Executante do Saxhorne

Lira Operária Bonjesuense

Alfonso Castro Escalante é venezuelano, historiador, escritor e músico da Lira Operária Bonjesuense 


Nenhum comentário:

Postar um comentário