quarta-feira, 23 de outubro de 2024

" QUE PAPELADA É ESSA?", por Maria Bernadete Teixeira da Silva

 

Maria Bernadete Teixeira da Silva 

Nem te conto...

Tia Nina se dedicou a ser uma educadora. Porém, suas atividades diversas a levaram, também, a outros patamares. E que patamares!!!

" Que papelada é essa?" condensa o resumo dessas atividades onde, através de um "Diálogo pensante ", que ocorre em 2016, eu me ofereço a ajudá-la a separar toda a papelada para arquivá-la, dando origem a sua biografia.

        Assuntos diversos do dia a dia surgem em vários momentos que, podem aparecer em capítulos não determinados pelo título,afinal é uma conversa informal. 

       Foi assim que se desenvolveu essa biografia a qual foi lançada em 19 de outubro passado no Salão de festa do Colégio Estadual Gov. Roberto Silveira, antigo Grupo Escolar Pereira Passos, onde tia Nina iniciou sua carreira educacional.

       Este evento foi "puro e simplesmente" em homenagem a esta mulher que, em diversas áreas e profissões, estava à frente de seu tempo. Portanto, 

* Como deixar se perder uma parte histórica de nossa querida Bom Jesus do Itabapoana?

* Como não deixar registradas suas ideias criativas pelas artes musical, teatral, coralística...?

* Como não mostrar às pessoas que a música litúrgica teve sua precursora?

* Como não repensar, através de sua trajetória política de vereadora, o quanto pode ser feito pela nossa Bom Jesus?

     Enfim, ali estava a presença da mulher destemida, forte, dinâmica, religiosa, artista mas....brava, porém meiga quando necessário, pois ela gostava de tudo certo, pra "ontem", bem-feito e seu visionário artístico já contemplava o resultado final do projeto trabalhado, daí sua impulsividade.

       Sim, Georgina Mello Teixeira, a tia Nina, foi uma bonjesuista que colocou a cidade de Bom Jesus do Itabapoana em um pedestal histórico-artístico-social.

         Minha felicidade é sentir que muitos bonjesuenses se veem nos contextos abordados, que se alegram e isso é tudo de bom; e que essa felicidade se estende a regiões vizinhas onde a Nina pode estar presente levando a cultura e a arte.

      É isso! Que sua estrela criativa continue brilhando!!!

       Agradeço a presença de todos que, através da amizade, puderam compartilhar conosco da homenagem à tia Nina. Agradeço ao pianista Cláudio Vettori que, pelo carinho que sempre teve pela Nina, prontamente aceitou o convite e, assim, veio saudar a amiga nos proporcionando um belíssimo concerto.

   Maria Bernadete Teixeira da Silva






Nenhum comentário:

Postar um comentário