sexta-feira, 13 de abril de 2012

HOUVE UMA "LADROEIRA", diz Membro da Comissão da Secretaria

A Crise no Hospital São Vicente de Paulo

PRESIDENTE DO HOSPITAL ANUNCIA AUDITORIA E APURAÇÃO DE TODAS AS DENÚNCIAS

ESTADO PROMETE APOIO AO HOSPITAL




Em entrevista com o associado dr. GINO MARTINS BORGES BASTOS, o novo Presidente do Hospital São Vicente de Paulo, dr. CELSO RIBEIRO abriu o jogo, anunciou a realização de uma Auditoria, informou sobre o apoio do Estado à regularização das atividades do Hospital São Vicente de Paulo e disse quer quer ver esclarecidas todas as denúncias envolvendo o Hospital.


Dr. CELSO RIBEIRO, Presidente do Hospital São Vicente de Paulo

Dr. CELSO iniciou o encontro dizendo que "assumi excepcionalmente a direção do Hospital, por indicação do Centro Popular, para ficar até outubro próximo, quando haverá nova eleição", registrando que a "Auditoria e Planejamento" só será possível graças ao apoio de um "bonjesuense anônimo" que ofertou gratuitamente ao Hospital tais serviços, que não ficam por menos de R$80.000,00.

Dr. CELSO informou ainda que "considerando que teve informação de que, por ocasião de sua posse, o setor contábil teria se expressado no sentido de que com minha ascenção à presidência o hospital iria acabar de afundar, considerei tal afirmação como um pedido de demissão, razão pela qual a área jurídica ficará a cargo do dr. GILBERTO CARDOSO, com remuneração adequada à realidade do nosocômio, tendo como assistente jurídica a dra. LAÍSA VAILLANT, com experiência em contratualização".

Salientou que fará uma gestão participativa, contando em sua equipe com os médicos diretores NIVALDO LADEIRA e DAVSON DE OLIVEIRA, três funcionários do Hospital de sua confiança, o novo administrador do nosocômio, a nova assessoria jurídica e a empresa que realizará a Auditoria.

Consignou, outrossim, que atualmente "o Hospital está funcionando com cerca de 1/3 a 50% de sua capacidade", mas recebeu doação de granito e de móveis, inclusive com apoio do Centro Popular, para que o laboratório volte a realizar análises clínicas. A Secretaria Municipal de Obras participou com a cessão de mão-de-obra. "O laboratório estará localizado ao lado do PU e já foi inaugurado. O PU, por sua vez irá para o prédio novo", assegurou o Presidente, que anunciou ainda a publicação de balancetes mensais e a participação nas reuniões mensais do Conselho Municipal de Saúde.

Assentou, por outro lado, que pretende, com o apoio do Estado, restabelecer o serviço do CTI, da Hemodiálise e do Banco de Sangue."O Estado vai investir ainda cerca de 2 milhões de reais para estabelecer uma Sala de Estabilização, destinada a atender pacientes em estado gravíssimo".

Dr. CELSO salientou que "tenho 33 nos de Hospital. Fui um dos fundadores do CTI, da hemodiálise e da endoscopia, e me deu tristeza ver todas estas atividades irem como se fosse para o ralo. Certa vez, no passado, me deram um prazo de 7 dias para eu desocupar o Hospital. Alguma acusação? nenhuma. Simplesmente disseram que iriam instalar os serviços no São Vicente de Paulo. Saí e montei minha clínica, mas continuei ligado ao Hospital. Outros saíram, e no final, o Hospital ficou sem poder oferecer os serviços à comunidade. Há pessoas que chegam com interesses escusos, mas vou promover, além de Auditoria, um Planejamento, e quero tudo esclarecido, não porque eu queira fazer uma caça às bruxas, mas porque necessito ter todas as informações. Além disso, vou nominar detalhadamente a respeito da dívida do consignado. Tive informação de que um funcionário que ganhava R$500,00 acabou gerando uma retirada de cerca R$40.000,00". Dr. CELSO diz querer esclarecimento a respeito da deliberação pretérita por parte do Conselho Deliberativo no sentido de tomar empréstimo de 1 milhão de reais junto ao Banco Itaú para fazer reserva, pagando juros. "Quero saber o que foi feito com tal dinheiro", assinalou.

O Presidente mencionou ainda a necessidade de se esclarecer a respeito da "aquisição do Arco Cirúrgico. Como foi o pagamento? E a venda do gerador? Foi vendido para quem? Como foi a aquisição do aparelho de eletrodinâmica? Como foi a aquisição da usina de oxigênio?. Quero saber tudo, pois preciso saber de tudo, já que sou Presidente da entidade. Nâo tenho medo de nada. Se quiserem me tirar é porque serei um pedra no sapato, mas quero tudo realmente esclarecido", salientou.

Dr. CELSO lembrou que pela primeira vez está trazendo um administrador com experiência no ramo. "Até então só foram contratados administradores amadores e maléficos. O dr. ALEXANDRE CARDOSO, que será o administrador, possui experiência em gestão hospitalar e está em Bom Jesus por questões familiares e por vínculo eclesiástico. Além disso, terá uma remuneração conforme as condições do Hospital". O Presidente fez questão de registrar que está tendo o apoio dos ex-presidentes ADEILDO GOMES e FRANCISCO DE OLIVERIA JÚNIOR, que se dispuseram a dar todo o apoio e prestar todos os esclarecimentos que forem necessários. Assegurou, por fim, que "todos os meus atos administrativos estarão à disposição dos associados e da sociedade, desde que haja ofício neste sentido".

Manifestação dos funcionários do Hospital, organizada pelo Sindicato, foi decisiva para o apoio do Estado



RELAÇÃO MÉDICO X HOSPITAL


Na oportunidade, o associado dr. GINO MARTINS BORGES BASTOS mencionou o documento "DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL", elaborado pela empresa "MULTI-HOSPITALAR, Assessoria, Administração e Consultoria", que salientou não serem claras as relações entre médicos e hospital. Dr. CELSO esclareceu que no Hospital há cerca de 7 médicos celetistas, aos quais concedeu férias, uma vez que as mesmas estavam vencidas e levando-se em conta que tais médicos não estão exercendo suas funções no momento. Além disso, informou que há médicos prestadores de serviços e médicos terceirizados.


CONTAS DO HOSPITAL NÃO ERAM FECHADAS

"A conta não é fechada após a alta" : médicos negociavam com pacientes e não repassavam a parte devida ao nosocômio

Restou indagado ainda ao Presidente do Hospital, pelo associado, a respeito da afirmativa do mencionado documento, segundo a qual as contas do Hospital não eram fechadas, significando que médicos utilizariam o espaço do Hospital e negociariam diretamente com o cliente, sem repassar qualquer valor para a entidade.

Segundo o dr. CELSO, se procede tal afirmação, isso seria um "erro primário", fruto da "desorganização" existente no nosocômio, ressaltando, entretanto, que tudo será regularizado. Registrou que há vários casos de pacientes que, após o tratamento, não pagam nem ao médico e nem ao Hospital. Indagado sobre os motivos pelos quais não se faria a cobrança judicial, o Presidente do Hospital asseverou que a única cobrança que se fazia anteriormente era "mandar um carro da ambulância fazer a cobrança na casa do ex-paciente".

Questionado pelo associado a respeito de médicos que eventualmente teriam consultório particular dentro do Hospital, dr. CELSO confirmou o fato mas assegurou que os mesmos pagam um determinado valor ao Hospital pelo uso do espaço.


TERCEIRIZAÇÃO


Dr. CELSO RIBEIRO anunciou também a terceirização de vários serviços. "Os de Laboratório ficarão sob a responsabilidade do laboratório KASHIMA, os do Setor de Imagens devem ser comandados pelos médicos DIACRES e FRANCISCO, os da Hemodiálise devem ficar sob a responsabilidade do dr. PINHO, do Rio de Janeiro, e os da CTI devem ficar sob o comando dos médicos MOTA, de Carangola, e AFONSO, de Bom Jesus".

Indagado pelo associado se não seria uma incoerência realizar tais terceirizações num momento em que o Hospital necessita de recursos e essas anunciadas terceirizações incidiriam exatamente sobre as áreas que mais injetariam dinheiro ao Hospital, Dr. CELSO respondeu que se trata de uma necessidade no momento, acentuando, contudo, que a única terceirização acertada é em relação ao laboratório e que as demais ainda estão em processo de discussão e, caso ocorram, serão periódicas, uma vez que não há recursos para o Hospital adquirir materiais nestas áreas.

Questionado ainda sobre processos-crime que responderia um suposto sócio do laboratório Kashima no município de Guaçuí (ES), dr. CELSO respondeu que o responsável pela empresa é outro familiar.

Indagado ainda em relação às medidas tomadas para realizar o controle de estoque, dr. CELSO informou que está acertando detalhes para contratação de farmacêutica especializada que ficará responsável por este setor. Além disso, informou que está havendo rigorosa cotação de preços na compra de todos os bens necessários para o Hospital.


DÍVIDA E CREDORES DO HOSPITAL


Dr. CELSO entregou ao associado dr. GINO a relação de credores, com valores e indicação de fatos geradores dos créditos, como havia sido prometido pelo ex-presidente ADEILDO GOMES.

Em relação à dívida do Hospital, dr. CELSO indaga: "Que dívida é essa? Quem sabe o valor da dívida? Ninguém sabe!", acentuando que a Auditoria irá esclarecer tudo.

Da análise dos documentos entregues ao associado consta um crédito de R$72.737,87 com a empresa "Disk Med Pádua Dist. Medicamentos", empresa que segundo funcionários do próprio Hospital, costumaria vender produtos acima do preço de mercado.

Segundo ainda os documentos, dos R$ 4.511.199,45 referentes a dívida com fornecedores, cerca de R$ 476.174,29 referem-se a aquisição de remédios que, devido à inexistência de controle de estoque, puderam ser furtados livremente do nosocômio.

Chama a atenção ainda, na relação de débitos, o valor de R$ 2.684,00 relativo a despesas de hotel e o de R$ 6.281,60 relativo a ressarcimentos de despesas com viagens de ex-funcionário.


Há dívidas do Hospital sob suspeita


CRÉDITOS DE MÉDICOS SOB SUSPEITA


Não são, contudo, apenas os créditos de fornecedores e outros credores que estão sob suspeita.

Segundo fonte do Hospital, " há créditos de médicos gerados assim: o médico dizia simplesmente que o Hospital lhe devia 'x' e o Hospital registrava este crédito, sem nenhuma exigência de documento que comprovasse o serviço realizado".

Portanto, dos R$844.292,20 (valor relativo ao início de 2011) que constam como créditos de médicos, há valores que não possuem suporte fático.


"LADROEIRA"


Informou o Presidente que esteve em Bom Jesus do Itabapoana uma equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde, comandada pela dra. LUZIA LAMOSA, que realizou críticas construtivas em relação ao que ocorreu no nosso nosocômio. "Ela checou item por item, analisando o aspecto físico e financeiro. Ela pretende dar o apoio para regularizarmos o Banco de Sangue, a Hemodiálise e a CTI. Posso dizer que 90% das solicitações que fizemos foram atendidas, mas não deu prazo para atendimento".

"Devolvam o que roubaram, pra pagar nosso salário!" foi um dos gritos dos manifestantes, no dia 17 de março


Pontuou dr. CELSO a informação de dra. LUZIA, no sentido de que o Estado adiantará recursos para normalizar o pagamento das 6 folhas de pagamento dos funcionários e médicos que estão em atraso.

Segundo o Presidente, ainda, ele chegou a ouvir por parte de integrante desta comitiva o termo "ladroeira", relativo ao o que ocorreu no Hospital. "É um absurdo, uma bagunça, é ladroeira", teriam sido os termos utilizados.



PREFEITURA


De acordo com dr. CELSO, "estamos em negociação com a Prefeita BRANCA MOTTA, que disse não poder pagar uma média de R$5.000,00 aos médicos, decorrente do sobreaviso. A prefeita é carismática, guerreira, tem trânsito com a Secretaria Estadual de Saúde, e está estudando nossa reivindicação". Salientou que "como a ocupação do Hospital São José do Avaí em Itaperuna está com cerca de 120%, há interesse do Estado em investir em nosso Hospital, para regularizar o atendimento médico em nossa região".

Segundo dr. CELSO, "cerca de 40 pacientes de Bom Jesus vão para Itaperuna e Campos fazer Hemodiálise. Por outro lado, estamos solicitando recredenciamento para mais 5 leitos para o CTI, de modo que tenhamos um total de 10 leitos".


FIM DE CONVÊNIOS "DE BOCA"


Dr. CELSO garantiu que "não vai haver mais sobreaviso de boca, como ocorria antes. Haverá contrato para todos os convênios, inclusive para o sobreaviso do médico. Não existirá mais o "quebra galho" ou a "ajuda de boca".

Salientou, ao final, que "preciso de apoio e ajuda nos questionamentos. Já fui assediado pelo telefone: 'Deixa pra lá'. Mas não abro mão de dossiês sobre todas as denúncias. O Hospital é autossustentável e bem administrado dá lucro", finaliza dr. CELSO.

O dr. GINO MARTINS BORGES BASTOS declarou ao O NORTE FLUMINENSE, que "é possível que ex-dirigentes do Hospital e membros do Centro Popular Pró-Melhoramentos e do Conselho Deliberativo possam ser responsabilizados judicialmente por eventuais omissões ou atos comissivos que tenham causado prejuízo ao Hospital".

2 comentários:

  1. Acredite nesse presidente se puder!!

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  2. Administração de um hospital está figurada em Gestão de desempenho, metas e realizações tudo voltado para o cliente que são os pacientes, sou administrador e trabalho em um hospital, acredito que administração de um hospital sendo médica não vai pra frente, porque não tem comando administrativo, a gestão parte por pessoas que tem o perfil de gerenciador e planeja o futuro, foi assim que deu certo o hospital onde trabalho que é referência.Mesmo assim torço pra dar certo.
    abs.

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