Jornal fundado por Ésio Martins Bastos em 25 de dezembro de 1946 e dirigido por Luciano Augusto Bastos no período 2003-2011. E-mail: onortefluminense@hotmail.com
segunda-feira, 14 de maio de 2012
1a. OFICINA LITERÁRIA DO ECLB (ESPAÇO CULTURAL LUCIANO BASTOS)
RUBEM BRAGA E O PODER DAS PALAVRAS
Bate-papo sobre Literatura e Humanidades
Com Maria Elvira Tavares Costa – Contadora de Histórias
Rubem Braga nasceu em 12 de janeiro de 1913, em Cachoeiro de Itapemirim, ES. Reconhecido por muitos como o maior cronista brasileiro do século XX, foi o único escritor a se dedicar exclusivamente às crônicas, elevando-as, com a qualidade e importância de sua obra, à condição de gênero literário.
Escreveu por mais de cinco décadas nos principais jornais do país, sensibilizando e formando opiniões.
Foi correspondente da Segunda Guerra Mundial, Chefe do Escritório Comercial do Brasil no Chile e Embaixador do Brasil em Marrocos.
Amigo pessoal, entre outros, de Fernando Sabino, Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes e Manoel Bandeira - que dizia que Rubem escrevia ainda melhor quando não tinha assunto.
Foi um menino do interior que, mesmo levantando grandes voos, nunca perdeu de vista sua pequena cidade e os ensinamentos de rara humanidade ali aprendidos.
Conhecer um pouco da obra e da vida de Rubem Braga é presentear-se com um mergulho em nossas próprias almas – lugar onde mora todo o nosso poder!
Rubem Braga faleceu aos 19 de dezembro de 1990, no Rio de Janeiro. Suas cinzas, a seu pedido, foram lançadas no Rio Itapemirim, em seu torrão natal. Rio abaixo, nas águas de sua infância, ele retornou ao mar, onde, certamente, brinca alegremente com belas sereias!
Venha participar conosco!
Sábado, 26 de maio de 2012, às 14h, no Espaço Cultural Luciano Bastos, Praça Amaral Peixoto, 13, Centro. Bom Jesus de Itabapoana, RJ.
Vagas Limitadas. Inscrição: R$40,00.
Facilitação para alunos e professores. Informações: (22)3831-1056 e
espacoculturallucianobastos@ig.com.br. Blog: espacoculturlalucianobastos.blogspot.com
Parabens pela Maria Elvira
ResponderExcluirÉ um dos gênios capixabas na cultura e na arte
Seus pais foram meus mentores na vida, Domicio já falecido foi uma das figuras mais bacanas e sérias que convivi na vida
Sua mãe Da Lygia,é uma santa figura, querida e mãezona
Por favor, faça uma homenagem especial a ela em meu nome e de minha familia
Vou pedir ao mano Celio e esposa Nalia para ir nos representar
Bela ideia de vocês. Por favor, gravem e ponham num CD, eu cubro os custos, se necessário
Obrigado, parabéns à cultura bom-jesuense
Cleber Coimbra
Cleber Coimbra, querido, queridíssimo!!!
ResponderExcluirFoi-me repassada a mensagem que você, com essa gentileza e coração sem medidas, encaminhou para jornal de Bom Jesus acerca do trabalho que vou desenvolver por lá, tecendo elogios tão dadivosos sobre mim e sobre minha família, que também é sua - apenas os últimos são, de fato, verdadeiros. Mas, sou-lhe eternamente grata!
Por esse carinho sem par, que o passar dos anos só apura.
Por essa fidelidade, de homem íntegro e raro.
Por essa lembrança, constante e doce.
Você é um desses amigos sobre o qual a distância não exerce nenhum poder - quiséramos, entretanto, fazer-nos mais presentes para melhor desfrutar desse divino afeto.
Estou imprimindo sua mensagem para dar conhecimento à Mamãe, a sua Tia Lygia - já antevejo as lágrimas que brilharão nos seus olhinhos, já tão cansados e, cada dia mais claramente, desejosos de rever seu amado Domício, nosso inesquecível amor.
Estou lhe enviando o texto que servirá de base aos meus trabalhos, lá na sua outra terra, cujas portas, depois do seu aval, abriram-se de vez para me receber.
Levo mais este amor, o seu, para distribuir entre eles.
Receba meu mais terno e doce abraço.
Que Deus abençoe a você e à sua bela e estimada família!
Maria Elvira