A VISITA DE ROBERTO SILVEIRA A ROSAL
Roberto Silveira e Agostinho Pimenta de Souza (E) no distrito de Rosal, em 1959 (acervo de Edesio Machado de Souza) |
Por ocasião da inauguração da 1a. barragem da Usina Franco Amaral, zona rural de Bom Jesus do Itabapoana, em 1959, o governador Roberto Silveira esteve no distrito de Rosal.
Na oportunidade, o governador esteve na residência de Nelcy Gonçalves Padilha e Francisco Ramalho Padilha, do qual foi padrinho de casamento, juntamente com sua esposa, Ismélia Saad.
Foi ali que ocorreu a foto acima do governador com Agostinho Pimenta de Souza, pai de Edesio Machado de Souza, um dos dirigentes da AAGRBS (Associação dos Amigos dos Governadores Roberto e Badger Silveira).
Nelcy Gonçalves Padilha:"Roberto Silveira engrandeceu o PTB" |
A reportagem de O Norte Fluminense esteve à mesma casa visitada por Roberto Silveira, cinquenta e quatro anos depois. Lá, encontrou com Nelcy que afirmou:"Meu pai, Nelson Gonçalves, era muito amigo de Roberto Silveira. Ele, juntamente com Agostinho Pimenta e Jocylen Machado fundaram o PTB em Rosal. Era um partido muito pequeno em relação ao PSD, que contava com Abílio de Sá Viana, e em relação ao UDN, de Jair Fitaroni. Foi Roberto Silveira quem fez o PTB crescer".
Vagner Gonçalves Padilha e o "até a volta" de Roberto Silveira |
O Norte Fluminense colheu, também o depoimento de Vagner Gonçalves Padilha, primogênito do casal rosalense: " Eu tinha 12 anos de idade e estava imobilizado na cama, por causa da hepatite. Na ocasião, Roberto estava acamado em decorrência dos ferimentos. Recordo-me que meu pai, quando acordou naquele dia, disse para minha mãe: -Nelcy, Roberto morreu. Minha mãe respondeu que não, pois ele estava no hospital. Meu pai disse então: - Sonhei que nesta madrugada, Roberto chegou à beira da minha cama e fazendo o gesto habitual de levar a mão à cabeça e afastá-la, em seguida, disse: - Até a volta! O fato é que, minutos depois, veio a notícia do falecimento de Roberto."
A casa de Nelcy e Francisco visitada por Roberto Silveira há 54 anos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário