sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Escola mineira dá exemplo de capacitação de professores e alunos



Márcia Ambrósio, no primeiro plano, acompanhada da diretora Elizete Maria e o corpo docente da Escola Estadual de São Sebastião do Sacramento


                   A Escola Estadual de São Sebastião do Sacramento localiza-se no distrito de São Sebastião do Sacramento, zona rural do município de Manhuaçu (MG). A Escola não tem nenhum tipo de parceria institucional ou continuada com empresas ou instituições. A maior parceira desta Escola é a própria comunidade de Sacramento, que tem se mostrado presente e participativa, sempre que solicitada, envolvendo-se em diversos eventos e campanhas. A escola possui um quadro de pessoal diversificado, com todos os seus professores habilitados e em sua maioria contratados.


                  A Escola também tem se destacado por sua preocupação em promover encontros de capacitação para seu quadro de funcionários. Desta vez, visando uma reflexão sobre a prática avaliativa, a equipe gestora convidou a Dra Márcia Ambrósio, que é mestra e doutora em Educação pela UFMG, professora-adjunta Cead/UFOP.


            O encontro teve início, na manhã, com os alunos do Ensino Médio. Reunidos na quadra esportiva sob os olhares curiosos dos adolescentes, Márcia discorreu sobre "Corpos Juvenis explosões de diferentes estilos, vivências e conhecimentos”.

Dinâmica


             "Márcia palestrou de uma maneira que chamou a atenção de todos, fazendo que não houvesse nenhuma distração ou conversa paralela, onde todos, sem exceção, prestassem atenção e houvesse um silencio absoluto. Falou sobre tudo, desde sexo até calças rasgadas, de uma maneira jovial, alegre e chamativa. Propôs brincadeiras e dinâmicas que resultaram em risos, muita adrenalina e, principalmente muita felicidade. Falou sério também, com assuntos mais sérios ainda. E com seu jeitinho dançante, deixou todo mundo anestesiado, feliz e renovado, fazendo-nos enxergar a vida de outra maneira."(Depoimento de Letícia Ribeiro Afonso – 2º ano E.M.)


  "Felicidade é a certeza de que a vida não está se passando inutilmente.’ Com seu jeito simples, alegre e com uma experiência e conhecimento enorme a professora Márcia nos trouxe um instante único, tornando um momento que prometia ser monótono, muito mais alegre e descontraído. Ela nos permitiu enxergar que não se precisa ser necessariamente um jovem ou seguir certa cultura, que não existe um padrão para a felicidade. Jamais conseguirei me expressar tão bem ao ponto de conseguir mostrar realmente o quanto as palavras dela me foram importantes e me influenciaram. Espero que com esta sua fantástica capacidade comunicativa ela possa fazer com que muitas outras pessoas passem por essa incrível experiência e possam desfrutar da verdadeira felicidade.” (Depoimento de Vinícius Oliveira – 3º ano E.M.)


           Dando continuidade, passou-se para o encontro com os professores com o tema "A pedagogia da alegria e da inovação: como vivenciar uma doce docência?” Foi um encontro muito proveitoso. 


    Márcia Ambrósio é muito dinâmica e alegre, o que torna o momento de estudo muito interessante e descontraído ao mesmo tempo. Foi muito prazeroso ouvir suas experiências de vida pessoais e de docência compartilhado conosco e que retrata sua experiência ao longo de sua vida, em diversos tempos e espaços vivenciados. 


            Assim foi definido o encontro:

            "Gostaria de resumir o encontro em apenas uma palavra: encantado!Ficaria aqui horas a fio te ouvindo e sairia daqui superfeliz" (V. P. M. professor de História no Ensino Fundamental, e Sociologia e Filosofia no Ensino Médio).


            Ao abrir sua mala e desvelar as mais variadas formas de portfólio, Márcia desmistificou a ideia de portfólio que tínhamos. Eram diversas formas de expressar o conhecimento adquirido por seus alunos universitários, com a mesma essência: fazer um resgate do que aconteceu num determinado período, ano, série, etapa. Não só um amontoado de folhas e atividades, mas, o que foi e tornou significativo para o aluno ao longo deste período.


            "Ao confeccionar o portfólio de trabalho, os sujeitos passam a dispor de excelente material para reflexão durante o processo de aprendizagem, porque contam com registros falados e escritos que lhes possibilitam refazer as ações. Registros dessa natureza conduzem à retomada do processo e à formulação de conclusões. Esse é o caminho da avaliação formativa. “(Marcia Ambrósio, 2015).


            Além da ideia inovadora do uso de portfólio como processo avaliativo, ela também incentivou-nos com suas mais variadas metodologias utilizando-se de vários recursos como música, brinquedos, mascotes, adereços, bonecas recicladas... como sugestão para tornar a nossa docência,  tão doce, quanto o ato de ouvi-la. O grupo participou ativamente das dinâmicas de grupo. Cantou, brincou, aprendeu e acima de tudo saiu renovado, pronto para vivenciar "uma doce docência.”

            À noite, a comunidade escolar se reuniu novamente para uma roda de conversa com a autora e para o lançamento do livro AVALIAÇÃO, OS REGISTROS E O PORTFÓLIO RESSIGNIFICANDO OS ESPAÇOS EDUCATIVOS NO CICLO DAS JUVENTUDES. 
    Foi um momento ímpar para a nossa comunidade. Atividades como estas não são comuns de serem vivenciadas em nosso meio. O lançamento nos aproximou da autora que carinhosamente, desnudou de uma maneira simples e singela o processo de edição de uma obra.

Márcia Ambrosio e alunos

Autoras: Maria de Lourdes Ribeiro Afonso

               Maria de Lourdes Oliveira Dodó

               Maria do Carmo Elias








3 comentários: