Forno indígena, de Calheiros, foi reconstituído
No dia 5 de agosto de 2017, foi inaugurada a restauração do primeiro forno indígena de Calheiros.
A Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira recebeu doação do terreno, no distrito de Calheiros, onde existiu o forno indígena, localizado por estudiosos em 1983.
A doação foi feita pelo Jornal O Norte Fluminense, que adquiriu o terreno e realizou a doação com o objetivo de preservação da rica história do distrito.
A reconstituição foi realizada pela ceramista Edilene Peris, formada pelas Oficinas Técnicas Artesanais, do Projeto ROÇARTE.
Edilene Peris
|
Texto preservado no Arquivo do Museu da História Natural, vol. VIII/IX, refere-se ao Forno Indígena de Bom Jesus do Itabapoana (Acervo da dra. Simonne Teixeira)
|
Dra. Simonne Teixeira
Segundo a arqueóloga Dra. Simonne Teixeira, "em 1998, eu tive acesso a este registro e fiz questão de vir a Calheiros, e constatei que se tratava de um forno colonial, do século XIX, de importante valor histórico. Na época, as pessoas diziam que jogavam entulhos e vidros dentro do forno, pois temiam que as crianças se machucassem brincando dentro do buraco", assinalou.
Área onde foi localizado o forno indígena
Forno indígena é visitado por turistas
|
Parabéns ao Jornal O Norte Fluminense pela doação,e a Edilene pelo belo trabalho!👏👏👏😍😍
ResponderExcluirParabéns ao Jornal O Norte Fluminense!👏👏👏👏👏👏
ResponderExcluir