Meu nome é Glória Cristina Pereira de Souza, sou professora e atriz. Minha mãe nasceu aí em Bom Jejus do Itabapoana, em uma família descendente de italianos. Eles tiveram oito filhos, sendo que minha mãe era a mais nova com 4 anos de idade. Os irmão foram espalhados e ela ficou com uma mulher que a criou para ser sua empregada. Minha mãe nunca estudou e nem se registrou quando criança, somente o fez quando adulta com o nome que ela se lembrava.
Segundo ela, seu nascimento se deu em 3 de janeiro de 1934, filha de Maria Francisca da Silva e Ricardo Pereira da Silva. Ela dizia que sua mãe era italiana, pois falava enrolado. Ela mudou-se para o Rio quando tinha dez anos e nunca mais voltou, nunca mais soube notícias de ninguém. Eu, como sua filha, não sei nada sobre os meus antepassados maternos nem paternos, pois meu pai biológico não nos quis. Eu gostaria muito de saber sobre essa parte da minha história pois faz muita falta para mim e para meu filho.
Um dia, minha mãe me disse o nome dois 8 irmãos e eu anotei, mas não estou encontrando... será que alguém do jornal poderia se interessar pela minha história e tentar me ajudar?... sei lá, talvez pesquisando na igreja local, ou em algum lugar em que as pessoas eram registradas, minha avó era casada e deve ter tirado o sobrenome italiano. Eu gostaria de saber de onde vieram, quando chegaram ao Brasil, sinto vontade de conhecer a Itália e tentar conhecer dentro de mim o por que gosto tanto de ópera, latim, macarrão, de onde vieram meus cabelos loiros quando criança... eles vieram do norte o do sul da Itália? meus tios devem estar todos mortos, mas devo ter um monte de primos, será que alguém se parece comigo?
Tive uma avó e um pai adotivos, ambos mortos, eu agora só tenho meu filho e dois meios irmãos, isso é muito pouco para quem tem tantas indagações. Espero que alguém queira me ajudar!
Obrigada! Se eu tiver alguma ajuda posso ir pessoalmente, mas preciso de alguma indicação qualquer de onde buscar, afinal os imigrantes devem ter registro de entrada em algum lugar não é mesmo...
Um abraço
Glória Cristina Pereira de Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário