Elcio Xavier, um dos grandes poetas do país, contribui, mais uma vez, para o resgate de nossa história |
Padre Mello produziu o primeiro mapa de Bom Jesus do Itabapoana, utilizando um simples teodolito
O mapa é datado de 15/3/1940
Segundo texto de Elcio Xavier, um dos grandes poetas do país, em memorável artigo publicado em A Voz do Povo, no dia 6 de janeiro de 1951, e remetido ao O Norte Fluminense, Pe. Mello fez o "levantamento topográfico de quase toda a região, dispondo de um modesto teodolito, e desenhou o primeiro, senão único, mapa do município".
Elcio Xavier ressaltou, ainda, no referido texto, que Pe. Mello "legou-nos a história real da cidade, desde sua origem, através de O Meu Campinho, sua coluna semanal de A Voz do Povo, e foi grande poeta, deixando vasta obra que precisa ser catalogada e publicada, antes que os anos nos roubem o incalculável tesouro deixado por este talento indiscutível que Bom Jesus abrigou por tantos e tantos anos".
Em 1951, Elcio Xavier pugnava, no jornal A Voz do Povo, por um trabalho de catalogação da obra de Padre Mello, antes que ela se perdesse |
O trabalho de catalogação dos textos de Pe. Mello publicados no jornal A Voz do Povo foi iniciado por Delton de Mattos, outro gênio de nossa literatura, cerca de 60 anos após o artigo de Elcio Xavier.
Por outro lado, a editora O Norte Fluminense lançou, em 2015, o livro "Obras Selecionadas de Pe. Mello", e prepara o lançamento da 2ª edição no dia 2 de abril, às 9h, no ECLB. Esta nova edição contará com inúmeras outras poesias e diversas importantes informações sobre o pároco açoriano.
No ano passado, por ocasião das comemorações dos 154 anos de nascimento de Pe. Mello, foi lançado o site
https://sites.google.com/site/padreantoniofranciscodemello
produzido pela pesquisadora capixaba Lucília Stanzani, que permitiu a divulgação de sua vida e obra para o mundo.
O apelo de Elcio Xavier, publicado no dia 6/1/1951, está sendo, portanto, realizado com o seu inestimável apoio.
Em Bom Jesus do Itabapoana foi editada a revista Vagalume nos anos de 1922, 1923 e 1924 |
Claudinier Martins, tio de Esio e Luciano Bastos, fez ilustração para a revista Vagalume |
Nenhum comentário:
Postar um comentário