A Revista Acadêmica Online tem a satisfação de apresentar o artigo intitulado “O Encanto dos Fios que Entrelaçam a Moda: O Artesanato nas Passarelas do São Paulo Fashion Week (2014-2018)”, de lavra da pesquisadora Maiara Daicampi. A autora desse estudo, é Graduada em Design de Moda, pela UNIFEBE, em Brusque - SC.
O presente trabalho tem por objetivo analisar a presença de práticas artesanais no cenário da moda brasileira, e identificou sete diferentes tipos de artesanatos que foram utilizados nas principais coleções de moda, em um dos maiores eventos do país – o São Paulo Fashion Week- por meio de exame das fotografias. Visando identificar coleções mais recentes, a pesquisadora adotou como critério a delimitação temporal, ou seja, uma sequência de observações sistemáticas, e coletas dos dados, em um recorte cronológicos dos últimos cinco anos (2014,2015,2016,2017 e 2018) como opção metodológica para selecionar as coleções, e validá-las como amostragem representativa para sua análise.
Notável em sua diversidade de métodos e fontes, a exposição metodológica dessa pesquisa combina a pesquisa bibliográfica, na análise da literatura e publicações sobre a relação do artesanato com a moda, pontuando o estado da arte - mapeamento dos estudos recentes que vem sendo feitos nessa linha temática; pesquisa documental, ao se investigar documentos (não necessariamente escritos, podem ser imagens, objetos, pinturas, gravações, etc.) para descrever, comparar costumes, técnicas e culturas diferentes. Por serem as fotografias, a fonte documental contemplada, foi considerado o pensamento de Panofsky (2012), utilizando-se a análise iconográfica (reflexão e estudo do tema nas imagens) e iconológicas (reflexão sobre o significado do valor simbólico e cultural).
Utilizou-se da abordagem qualitativa ao se buscar descrever, interpretar e ampliar as percepções do fenômeno considerado, o artesanato; e exploratório, ao se aproximar das variáveis que se quer conhecer, com vistas a torna-lo mais explícito e correlaciona-las.
O estudo justifica-se em razão de haver escassa investigação sobre a relação artesanato e moda, visto que a maior parte das obras científicas disponíveis sobre artesanato, o remetem a temas históricos, enquanto que as publicações sobre moda o enquadram somente como modelo de negócios, com predomínio ideológico e de mercado; portanto, a interface negócio e cultura, foi muito pouco explorada.
O moto da pesquisa, é a percepção de que a absorção do artesanato pelo mercado da moda, faz com que essa prática seja considerada somente como uma questão financeira, quando o artesanato, por sua natureza, acumula um saber tradicional e a cultura dos povos, que é indispensável preservar, como valorização e salvaguarda do patrimônio cultural.
A pesquisa contribuiu para conscientização e melhor percepção ideológica por parte dos designers, bem como todos aqueles envolvidos com o mercado de moda, quanto aos valores tradicionais-históricos, simbólicos e subjetivos, de muitos povos e civilizações distantes, que essas práticas artesanais tornam presentes.
Boa leitura!
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