Os uniformes da Lira Calheirense Maestro Áureo Fiori começaram a ser confeccionados hoje pela costureira Maria Rita Medeiros, que, há 30 anos, mantém seu concorrido ateliê na rua Aristides Figueiredo, n. 392. A iniciativa é da Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira.
Foi Maria Rita quem confeccionou as roupas das crianças que dançaram na 1ª Festa Portuguesa.
Roupas das crianças que dançaram na 1ª Festa Portuguesa foram confeccionadas por Maria Rita |
A Lira foi fundada no dia 12 de agosto do ano passado, graças a uma parceria entre a Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, o jornal O Norte Fluminense e a Escola Municipalizada Cel. Luis Vieira de Rezende, dirigida por Samia Gomes.
Maestro Áureo Fiori foi maestro da Lira Operária Bonjesuense por mais de 20 anos |
Na ocasião, o Maestro Áureo Fiori se prontificou a dar aulas gratuitas para os alunos. Depois, passou a contar com o apoio do Maestro Cely Tinoco, regente da Lira 14 de Julho, de Rosal, assim como da própria corporação musical rosalense.
Alunos da Escola Municipalizada Cel. Luiz Vieira de Rezende recepcionaram os instrumentos doados pelo jornal O Norte Fluminense para a Lira Calheirense |
A apresentação histórica da novel Lira ocorrerá no dia 5 de agosto, às 15h.
Dois outros eventos históricos ocorrerão na referida ocasião. A Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, em parceria com a ADRUC (Associação do Desenvolvimento Rural e Urbano de Calheiros), inaugurarão a Praça Três Irmãos (Governadores Roberto e Badger Silveira e deputado federal Zequinha Silveira).
Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira |
Zequinha Silveira, irmão de Roberto e Badger Silveira, se destacou como político no Paraná, como deputado federal e prefeito |
A ideia da construção da praça em honra aos Irmãos Silveira foi originalmente de Raul Travassos, que pretendia inaugurá-la em Calheiros quando estivesse à frente da pasta. Com sua saída da secretaria, contudo, a ideia foi levada adiante pelas entidades mencionadas.
Raul Travassos foi quem idealizou a Praça em homenagem aos irmãos Silveira |
Outro momento marcante será a inauguração do monumento em memória do Padre João Mendes Ribeiro que, na época da escravidão, foi pároco na comunidade, e que, por ser negro, foi vítima de discriminação racial. A obra foi elaborada pelo renomado escultor Valdieri Martin.
O escultor Valdieri Martin e o monumento em honra ao Padre João Mendes Ribeiro |
Nenhum comentário:
Postar um comentário