É portuguesa uma das cavernas mais bonitas do mundo
Na sua maioria não foram modificadas pelo ser humano e são belíssimas formações geológicas. É portuguesa uma das cavernas mais bonitas do mundo.
A maior parte das grutas (cavernas) faz lembrar uma de duas coisas: um conto de fadas ou um filme de terror, as mais assustadoras, claro.
São formações geológicas que, na sua maioria, não foram modificadas pelo ser humano. Algumas têm um acesso difícil, outras podem até significar perigo para quem as visita.
O Condé Nast Traveller elegeu as grutas (cavernas) mais bonitas do mundo, e uma delas é portuguesa.
Gruta do Antelope Canyon, Arizona, EUA
A luz do sol que entra nesta gruta faz com que as suas paredes fiquem em tons de cor de laranja e cor de rosa, criando um efeito único.
Grutas de Škocjan, Eslovénia
Ficam na região do Carso e têm cerca de seis quilómetros de comprimento. São também apelidadas de «Grand Canyon Subterrâneo», já que algumas partes das grutas chegam aos 200 metros de profundidade.
Grutas de Ajanta, Maharashtra, Índia
São um conjunto de grutas com pinturas rupestres de inspiração budista, que remontam ao século II a.C.
Gruta de Fingal, Escócia
É uma gruta no mar, situada na ilha desabitada de Staffa, nas Hébridas Interiores. Faz parte de uma reserva nacional. O seu tamanho e a forma dos seus tetos faz com que o eco lá dentro seja bastante forte. É também conhecida como a Gruta da Melodia, por essa mesma razão.
Cueva Ventana, Porto Rico
Parece uma janela com vista para o Rio Grande, mas é uma gruta formada num penhasco de pedra calcária. O acesso e visita tem o custo de 10 dólares.
Gruta Devetashka, Bulgária
Tem sete buracos no teto da zona central da gruta, por onde entra a luz. É a casa de milhares de morcegos.
Grutas Marble, Patagónia Chilena
Estonteantes por serem de mármore azul, estas Grutas Marble (mármore) ficam no Lago General Carreira situado em parte no Chile e em parte na Argentina.
É o conjugar da sua cor azul com a cor azul-turquesa do lago que a banha, que fazem com que esta seja das mais surpreendentes grutas de todo o mundo.
Gruta Phraya Nakhon, Tailândia
Fica situada no Parque Nacional Khao Sam Roi Yot. Para conseguir lá chegar, é preciso caminhar durante 30 minutos, por uma subida íngreme de 430 metros, a partir da praia de Laem Sala.
Gruta de Gelo no Lago Baikal, Sibéria
O Lago Baikal fica no grande deserto da Sibéria, e é o mais profundo do mundo. É também conhecido como «O Olho Azul da Sibéria». No fim de janeiro congela e assim se mantém durante cerca de cinco meses. Durante esta altura, formam-se grutas de gelo.
Gruta Reed Flute, China
Fica a 5 km do centro de Guilin, Guangxi. É composta por pedras calcárias naturais e é repleta de estalactites, estalagmites e outras formações rochosas. Hoje em dia, é procurada por causa do espetáculo de luzes artificiais que iluminam a gruta e a tornam única.
Gruta Son Doong, Vietname
Fica situada no Parque Nacional de Phong Nha-Kẻ Bàng. Em 1991, foi descoberta uma gruta por um habitante local. No entanto, foi em 2009 que um grupo de especialistas ingleses explorou o local e descobriu aquela que foi considerada a maior gruta do mundo.
Grutas de Uplistsikhe, Geórgia
Uplistsikhe é um complexo de antigas grutas e túneis de todas as formas e tamanhos. Foi um dos primeiros centros urbanos do antigo Reino de Kartli (Geórgia clássica).
Algar de Benagil, Algarve, Portugal
Fica no concelho de Lagoa, no Algarve. A bendita caverna portuguesa eleita como uma das mais bonitas do mundo é de acesso mais limitado. Apenas pode visitá-la via mar, quer a nado quer por barco e é por isso considerada um tesouro escondido do Algarve.
Este local é na verdade, e tal como o nome indica, um Algar, isto é, é uma cavidade natural que se formou pela erosão do vento e da água e por se localizar junto à praia de Benagil, ficou a designar-se Algar de Benagil.
Se quiser visitar esta gruta portuguesa, não recomendamos que o faça a nado, mas podemos desde já informar de que existem passeios turísticos que passam por esta relíquia escondida, parecem ser a opção ideal.
Grutas de gelo de Valdez, Alasca, EUA
Valdez é uma cidade no Alasca. As grutas de gelo ficam no lago glaciar – formado pela água que derrete do gelo – e têm tons de azul turquesa.
Glaciar Vatnajökull, Islândia
O Glaciar Vatnajökull é a maior massa de gelo da Europa. As grutas neste glaciar têm uma fisionomia única e parecem formadas por bolhas de água azul turquesa.
_
Nenhum comentário:
Postar um comentário