Arte sobre o imóvel onde será instalada a Casa do Artesão
Cerca de 50 artesãos estão vinculados à Casa do Artesão, que será inaugurada em breve e será um marco na história de nosso município.
É o que nos informaram a Secretária de Ação Social e de Habitação, Gisele Garcia, e o Secretário de Cultura, Turismo e Urbanismo, Bob Flávio, antes deste deixar a pasta.
Segundo Gisele, sua secretária pagará o aluguel do imóvel que está sendo alugado, assim como as contas de luz e água, além de oficinas e do salário de uma coordenadora.
"O município, com a ideia de organizar a Economia Solidária, auxiliará a Casa do Artesão, promovendo uma inovação na geração de trabalho, com base na autogestão e solidariedade e um comércio justo, valorizando o artesão. Em Itaperuna, a Casa do Artesão se revela como um grande êxito. Eu e Bob fomos lá para ver o funcionamento da mesma, e ficamos encantados".
De acordo com o que Bob Flávio declarou antes de deixar a secretaria, esta teria a incumbência de diligenciar para a obtenção de carteiras nacionais, que permitirão que os artesãos adquiram material de trabalho com 30 por cento, além de articular a participação dos artesãos bonjesuenses em eventos e festas, incluindo em outros municípios.
A Casa do Artesão funcionará de segunda-feira a sábado. Será constituído um fundo sobre as vendas, que atenderão eventuais necessidades dos artesãos.
Gisele assinalou que esse era um sonho dela desde que assumiu a secretaria em 2017. "Através da Casa do Artesão, ocorrerá geração de renda, com pessoas trabalhando em suas próprias casas, com carinho e amor. Estamos fazendo parceria com o IFF, onde há um grupo de mulheres que produzem doces de qualidade, e se unirá a nós".
Bob Flávio assinalou, por sua vez, na época, um ditado que diz: "Conhece-se uma cidade a partir do artesanato que ela produz. Podemos dizer que a especificidade e o encanto da simplicidade do artesanato bonjesuense o torna grandioso. As peças produzidas por nossos artesãos farão grande sucesso".
A respeito da ABA (Associação Bonjesuense de Artesãos), Gisele esclarece que a Casa do Artesão não possui qualquer vínculo com a entidade, mas considera positivo todo o tipo de organização que possa fortalecer a categoria.
A casa que será alugada foi a residência onde morou por muitos anos o casal Leonides Moraes Catharina e Doralice.Ele foi Tabelião no Cartório.Os dois são descendentes de Elias Gomes de Moraes e Thereza de Jesus Teixeira (famílias tradicionais de Bom Jesus).
Em breve, portanto, a administração de Roberto Tatu terá mais um legado a deixar para o município.
ARTESÃOS BONJESUENSES RECEBERAM A CARTEIRA NACIONAL DO ARTESÃO NESTA TERÇA-FEIRA
Emitida gratuitamente pelo Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, sem exigência de anuidades ou taxa de adesão, a carteira foi entregue a aproximadamente 40 profissionais e serve como documento de identificação em todo território nacional.
“Legitimamos os artesãos da cidade de Bom Jesus, considero esse momento como um grande marco para o município, pois agora são considerados profissionais na área”, considerou o secretário municipal de Cultura, Turismo e Urbanismo, Bob Flávio.
Também presente no evento, o coordenador do Programa de Artesanato Saulo Romay frisou a importância e os benefícios que serão trazidos com a aquisição da Carteira.
As carteiras permitirão aos artesãos uma série de benefícios fundamentais, como a participação em feiras em todo o Brasil, o reconhecimento como fonte de renda, descontos em lojas fornecedoras de matéria prima, entre outros.
A prefeitura de Bom Jesus tem intensificado os investimentos no setor do artesanato e em breve será inaugurada, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a casa do artesão.
Fonte: Secom
Mais uma belíssima idéia!! Vcs estão de parabéns!!
ResponderExcluir