Gino Martins Borges Bastos
Elcio Xavier autografando a 2a. edição de sua obra prima O Véu da Manhã, no Espaço Cultural Luciano Bastos, em 16 de novembro de 2013 |
Com o falecimento de meu pai, Luciano Bastos, em 08/02/2011, senti naturalmente o dever de prosseguir a tradição familiar e dar continuidade ao jornal O Norte Fluminense, fundado por meu tio Ésio Bastos, em 25/12/1946, falecido em 2003. Ao manter contato com o diretor João Batista Andorinha, passei a ouvir dele, com intensidade, nomes que já me eram familiares. Um desses era Elcio Xavier. Surgia, então, a necessidade de conhecer esses personagens que passaram a ter referência especial na minha nova função de manter o jornal. Elcio Xavier é uma dessas personagens. Meu primeiro contato com ele ocorreu por via telefônica. Nesta conversa, pude obter dados relevantes. Através de e-mail, foi possível realizar uma importante entrevista, publicada em nosso jornal. Aos poucos, fui descobrindo o tesouro que era o Mestre. Seu livro "O Véu da Manhã" havia sido aplaudido por Adonias Filho, membro da Academia Brasileira de Letras. A obra tinha também sido festejada pelo crítico literário Lúcio Cardoso.
Elcio Xavier, com Cláudia e Gino Bastos, no lançamento da 2a. edição de O Véu da Manhã, no Espaço Cultural Luciano Bastos |
Uma preciosidade dessa não poderia ficar desconhecida de sua terra natal. Foi assim que a Editora O Norte Fluminense lançou a sua segunda edição, o mesmo ocorrendo com sua fantástica obra "Rosaquarium".
Ter um bonjesuense alcançado o reconhecimento nacional, por sua obra literária, constitui um dos fatos mais extraordinários de nossa história.
Elcio Xavier, no lançamento da 2a. edição de O Véu da Manhã, no ECLB |
Elcio Xavier, contudo, brilha também no resgate da história de Bom Jesus. Seu antepassado, Carlos Xavier, foi um dos protagonistas de nossa primeira emancipação ocorrida em 25/12/1890. E liderou a rebelião bonjesuense contra o fim de nossa emancipação, ocorrida em 8/5/1892. O desenvolvimento econômico de Bom Jesus do Itabapoana e de Bom Jesus do Norte, muito se deve à atuação de seus antepassados, podendo ser mencionados Samuel e Baldina Xavier, seus avós.
Elcio Xavier e o túmulo de Padre Mello, de quem foi coroinha, na Igreja Matriz, em 2017 |
Elcio Xavier foi coroinha de Padre Mello, e realizou um belo depoimento sobre o pároco oriundo a ilha de São Miguel, no Arquipélago dos Açores.
Doou ao Espaço Cultural Luciano Bastos sua preciosa biblioteca, o primeiro mapa de Bom Jesus, confeccionado por Padre Mello em 1945 e as primeiras e raras edições do jornal A Voz do Povo, de 1930.
Foi Elcio Xavier quem me assinalou, certa vez, sobre os momentos de desenvolvimento e de crise de Bom Jesus. Isso me fez procurar pesquisar sobre os períodos de nosso município. E percebi que não são poucos os sinais dessa grandeza do passado.
Na Tenda Elcio Xavier, da Festa de Agosto de 2019, o Príncipe dos Poetas foi homenageado, no dia 17, pelo Municipio, representado pelo Secretário de Cultura, Bob Flávio |
Foi Elcio Xavier também quem registrou, em um artigo, que Padre Mello nos doara nossa história. E, realmente, tudo o que sabemos sobre nossos primórdios, devemos ao inesquecível pároco. Com este, ficamos sabendo que Antônio José da Silva Neném foi o primeiro a chegar em Bom Jesus, vindo da cidade mineira de Rio Novo, em 1842. Com ele, aprendemos também que o Alferes Francisco da Silva Pinto foi quem construiu a casa mater de nosso município.
1o. Encontro da Família Xavier em Bom Jesus, em 2000 |
Elcio Xavier esteve em Bom Jesus por diversas vezes. As conversas com ele foram sempre momentos de enriquecimento e aprendizagem. Nestes tempos de pandemia, nossas conversas continuaram através do celular. Comungamos na lástima de belos prédios históricos terem sido demolidos em Bom Jesus, assim como a ausência de vestígios da ponte de madeira e da estrada de ferro, assim como da precária situação do rio Itabapoana. Comungamos, portanto, a preocupação com o fim de vestígios de nossa história. Apesar disso, Elcio Xavier é um contumaz apaixonado por Bom Jesus do Itabapoana.
"Pai Élcio com a mangueira que a mãe Dala costumava abraçar" (Rogério Xavier) |
Recentemente, Elcio solicitou-me uma bandeira do nosso município. Elcio continua a cultivar, de modo impressionante, muitos sonhos, entre os quais, apresentações semanais, no ECLB, de músicas clássicas, a partir de discos, assim como exibição de clássicos da filmoteca existente em nosso município. Em nossa última conversa telefônica, dia 17/10/2021, prometeu dois novos artigos para publicação no jornal.
Elcio Xavier e a saudosa Gedália, na Praça Governador Portela |
Elcio prepara agora um livro de memórias. Constituiu uma das mais belas famílias, com sua inesquecível Gedália, e seus filhos Rogério, funcionário da Petrobrás, Rosete, arquiteta, Regina, psicóloga, Rita de Cássia, médica, e a saudosa Raquel, jornalista, além de 12 netos e 3 bisnetos.
Waldemar Sigismundo Xavier, pai de Elcio Xavier, e seu cavalo Valente. Foto: 1919/1920 |
Elcio Xavier completou 100 anos no dia 03 de maio de 2020 |
Saber das mazelas do mundo e, mesmo assim, cultivar a inquebrantável esperança em dias melhores, baseada em sua luz interior, ser um jovem sonhador, apaixonado por sua terra natal, com os seus 101 anos de idade, faz com que Elcio Xavier seja um exemplo evidente, em sua eterna simplicidade, da encarnação de toda a grandeza da humanidade!
Viva Elcio Xavier!
Linda homenagem!
ResponderExcluirFico muito emocionada com o carinho e atenção que o papai recebe do Jornal O Norte Fluminense.
A história de Bom Jesus está sendo preservada com o lindo trabalho do ECLB, e só tenho a agradecer toda a atenção dedicada ao meu pai Elcio Xavier.
Deus abençoe vocês, em especial Gino Bastos!
Olá 👋 pessoa amiga e do bem.
ResponderExcluirFamília em Gratidão
Não consigo descrever minha gratidão em palavras. Que meu sorriso possa transparecer para sempre o nosso muito obrigado pelo que recebemos de você!
Quando paramos para pensar na vida, são pessoas como você que nos mostram o quanto é importante sonhar sem esquecer a realidade. Que lá fora existe um mundo e nós fazemos parte dele… São pessoas como você que nos obrigam a dizer: obrigado por existir, e de alguma forma fazer parte da minha vida”!
Obrigado
Talvez não existam palavras suficientes e significativas que me permitam agradecer a você com justiça, com o devido merecimento. Mas é tudo que posso fazer, usar palavras para agradecer.
Sua ajuda e apoio foram muito importantes para nós, e nunca vou esquecer tudo que você fez e faz por nossa família. Muito obrigado! Com todo o carinho e de coração eu agradeço, e para sempre minha gratidão será sua.
Amigo Gino
Agradeço as mensagens lindas, que são direcionadas a nossa família, principalmente ao nosso querido pai Élcio Xavier. São pequenos gestos como o seu, que torna nossas vidas mais bela, e nossos dias mais felizes. Obrigado pelo carinho. Você é uma pessoa mais que especial! É por estas e outras, que não canso de dizer… Amigo, você é 10!
Roger LX e família