quarta-feira, 1 de junho de 2022

Vera Maria Viana Borges e a Academia Bonjesuense de Letras

 





Vera Maria Viana Borges

Vera Maria Viana Borges é um dos membros mais destacados da Academia Bonjesuense de Letras. Além de notável escritora e poetisa - que dedicou belo poema à arcádia - é importante memorialista. Mas não é só. Musicista, é autora de hinos relativos a diversas entidades, inclusive o da Academia, a quem sempre devotou grande paixão. Foi Vera que, com seu dom nas artes plásticas, também confeccionou o emblema da agremiação.

O nome de Vera Maria Viana Borges está, portanto, intimamente ligado não só à Academia Bonjesuense de Letras, mas à cultura e à história de nosso município e região.

Vera Viana foi autora do Hino da Academia Bonjesuense de Letras


Biografia resumida de Vera Maria Viana Borges

 


VERA MARIA VIANA BORGES nasceu em ROSAL, distrito de Bom Jesus do Itabapoana-RJ, a 29 de junho de 1944. Lecionou Língua Portuguesa durante 28 anos. Apaixonada pela LITERATURA, escreve em prosa e em verso desde criança; dedica-se também à Música e à Pintura.


É autora de:

HELENA (Prosa, Verso e Canções);
DE – VERAS… DI – VERSOS… (Trovas, Sonetos e Poemas);
TRILHAS POÉTICAS (Sonetos)
CIRCUNSTÂNCIAS (Poemas);
DEIXE CRISTO RENASCER (Sonetos com ilustrações);
ENQUANTO HOUVER TEMPO (Prosa);
TRAJETÓRIAS (Romance);
DAS BRUMAS DO PASSADO (HISTÓRIA)



Participou de várias Antologias, dentre as quais destacam-se:


CHRISTMAS ANTHOLOGY (International Writers and Artists Association, (IWA) , Copyright Registration number 1-TX246-333 The Library of Congress);
MIL POETAS BRASILEIROS-página 1009 (Instituto de Poesia Internacional);
SELEÇÃO DE VOZES DA POESIA – ( Terceira Antologia Poética de “A FIGUEIRA”, páginas 187/188); POETAS BRASILEIROS – (by Casa do Poeta Brasileiro – POEBRAS – 1994, páginas 161/162).
Compositora de: Letra e Música do “HINO do Instituto de Educação Éber T. Figueiredo”; Hino da Academia Bonjesuense de Letras; Hino do Colégio Nossa Senhora de Natividade; Hino do Centro Educacional Santa Rita de Cássia; “ROSAS DE ROSAL”;“O PARAÍSO, GUARAPARI”; “VOCÊ”; “NOSSO AMOR”; “O OUTONO DE NOSSA VIDA”; “VALSA DOS IDOSOS”; “SOLIDÃO”; “QUANTA SAUDADE!” e outras…
Fundadora, Editora e Redatora de “ASTROS & ESTROS”, boletim alternativo em PROSA & POESIA, com circulação Nacional e Internacional.
Verbete- “ALMANAQUE LITERÁRIO” 1997 de Laís Costa Velho-página 21.
Participação: Noites de “CULTURA E ARTE” ; Corpo de Jurados dos VI e VII Festivais da Canção Popular – Promoções da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Bom Jesus do Itabapoana; FEIRAS DE LITERATURA; MAIL ART SHOW – for a Society Free From Racism – December 1st to 30th, 1995 – (The International Writers and Artists Association and Bluffton College). Certification of Participation With HONOR and EXCELLENCE.

Entidades Culturais a que pertence:


Academia Bonjesuense de Letras, Academia Calçadense de Letras, Academia Itaocarense de Letras, Academia Marial de Aparecida-SP, International Writers and Artists Association (IWA), Academia Internacional de Letras, Clube Internacional da Boa Leitura, Academia Internacional de Heráldica e Genealogia, Academia Internacional de Ciências Humanísticas, Academia de Letras da Fronteira Sudoeste do RS, Academia de Trovadores da Fronteira Sudoeste do RS, Federação das Entidades Culturais Fronteiristas, Centro de Estudos e Difusão Cultural, Academia de Letras de Uruguaiana, Clube de Poesia de Uruguaiana, Instituto Histórico e Geográfico de Uruguaiana, Associação Uruguaianense de Escritores e Editores.


Além da paixão pela Literatura, música e pintura, está sempre às voltas com encenações e pecinhas teatrais...


Ilustra ela própria os seus trabalhos, idealizando e chegando à “arte final” das capas e ilustrações de seus livros.


Seu Poema “DOAÇÃO” foi publicado na capa da Revista “PARADISE” USA e no interior da mesma revista encontram-se seus sonetos “PAI” e “AÇÃO DE GRAÇAS”. Teve a gratíssima surpresa de ver seu soneto ilustrado “Deixe Cristo Renascer” numa das páginas de “CHRISTMAS ANTHOLOGY”- USA-1995.


  As primeiras publicações - 05.08.1960: 04 Trovas no Jornal “A CIDADE de Campos, na Coluna do Professor e Poeta Walter Siqueira. 15.08.1961: no “Correio de Notícias”, Jornal da Federação dos Estudantes de Bom Jesus do Itabapoana, o poema “Dr. Roberto Silveira” cujos versos lhe valeram um prêmio do então Governador.


                 Foi Redatora do jornal “VOZ ESTUDANTIL” - Santo Eduardo-RJ, no ano de 1963. Fundadora , editora e redatora de “ASTROS & ESTROS”, Boletim Alternativo- Prosa & Poesia- com Circulação Nacional e Internacional.


                Recebeu o “BREVET” de “ARGONAUTA”, de “VÔO CULTURAL”, indicação de Varlô Ôlo de Oliveira, como espalhador de cultura, em solenidade (03.03.98) no Rio de Janeiro.

Iniciou os Estudos de Música aos seis anos com o Professor Sebastião Ferreira, em Rosal. No Natal daquele mesmo ano executou “Noite Feliz”, à meia-noite, na Igreja de Santana. Participou de vários Shows- no Cine Monte Líbano, no Cine Rosal, no Cinema de Guaçuí e em todas as festinhas da escola e festas juninas daquelas redondezas além das apresentações dos Shows das memoráveis “Festa de Agosto”.
Em 1956, aos doze anos, na II Exposição Agro-Pecuária e Industrial por ocasião dos festejos de agosto, expôs 03 de suas telas, sendo uma de rosas e duas paisagens, além de se apresentar com suas colegas acordeonistas com número musical, sob a batuta do Maestro Sebastião Ferreira, conhecido popularmente como “Professor Bastião”.


Desde a infância foi envolvida com as Artes, escrevendo inclusive os versinhos da lembrança de sua Primeira Comunhão… Acompanhou o desenrolar da História, marcando presença inclusive no momento político exaltando com sua obra, Juscelino , Roberto Silveira e muitos outros.

A Academia Bonjesuense de Letras

Academia Bonjesuense de Letras foi fundada no dia 4 de dezembro de 1976, por Ayrthon Borges Seródio, Athos Fernandes e Antônio Miguel, apoiados pelo poeta campista Walter Siqueira.

Ayrthon Borges Seródio, Athos Fernandes e Antônio Miguel (arte: Vera Viana)


Após deixar a presidência, onde atuou por mais de 20 anos, dr Ayrthon foi sucedido pelo dr Antônio Bendia. Depois, assumiu a presidência o dr Ziraldo Tatagiba. A Academia ficou inativa, posteriormente, por cerca de 17 anos. Em 2012, Vera Viana comandou um movimento de reativação da Academia, ocasião em que Nilton Serpa Kelly, ocupante da cadeira no. 9, foi escolhido como presidente da Comissão Provisória da Reativação da Academia. Neste período, Vera Viana organizou um informativo histórico da Academia. Ocorre que, por motivo de enfermidade do presidente da Comissão, e posterior falecimento do mesmo, o sonho de reativação da Academia continuou adormecido. 

Vera Viana produziu, em 2012, um informativo histórico da ABDL, dentro de um movimento que visava revitalizar a arcádia



Vera Viana produziu publicação histórica, sobre a Academia Bonjesuense de Letras, em 2012



No ano de 2019, o então Secretário Municipal de Cultura, Bob Flávio, publicou edital no jornal O Norte Fluminense, convidando acadêmicos e interessados para uma reunião objetivando a reativação da Academia.

Como resultado das articulações que se sucederam, restou decidida a reativação da arcádia, e eleito presidente o destacado poeta, compositor e músico Beto Travassos.

A Academia Bonjesuense de Letras prepara, agora, o lançamento de uma obra histórica, "MISCELÂNEA", com prosa e verso de alta qualidade, de vários de seus membros, para comemorar os três anos de revitalização da arcádia.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário