Rosal, Bom Jesus do Itabapoana: Eletiva “Matemática nos Tabuleiros” fecha o semestre com Torneio Interno de Xadrez. João Pedro Barreto é o Campeão!
Na noite do dia 29 de junho de 2022, o Colégio Estadual Luiz Tito de Almeida realizou o seu primeiro Torneio Interno de Xadrez.
Com a chegada do “Novo Ensino Médio”, a unidade de ensino localizada no distrito Rosal, em Bom Jesus do Itabapoana – RJ, é uma das primeiras escolas do Noroeste Fluminense a ofertar a disciplina eletiva “Matemática nos Tabuleiros”, oportunizando aos alunos do 1º ano a prática semanal do Xadrez.
Os que optaram por esta eletiva puderam durante o semestre conhecer os principais fundamentos, aprendendo a movimentar as peças nos tabuleiros, utilizando o relógio para administrarem o tempo na seleção da melhor hipótese de solução dos problemas criados pelos oponentes, sempre buscando o xeque-mate.
A nova disciplina, que tem entre os seus objetivos, desenvolver o raciocínio lógico e a tomada de decisão teve a sua culminância com a realização do I Torneio Interno de Xadrez, tendo como homenageada a professora Iracilda Viana.
Diante de uma plateia empolgada, os alunos demonstraram os seus avanços, sempre respeitando os seus adversários, iniciando e terminando as partidas com um aperto de mão, independentemente do resultado.
Na oportunidade, a diretora Iracilda Dias Viana, a coordenadora pedagógica Milene Vargas da Silva Batista, os professores e demais funcionários homenagearam o professor Fabio Vargas com a entrega de um troféu, como reconhecimento pela notoriedade que a Escola ganhou a nível estadual, desde a implementação do Xadrez.
Para o Prof. Fábio Vargas.
"Quando os alunos têm a oportunidade de desenvolver a disciplina, a concentração, o raciocínio e o planejamento através do Xadrez, torna-se natural o aumento do seu rendimento em todos os componentes curriculares. A escola não pode abrir mão desta poderosa ferramenta pedagógica. É preciso que todas tenham sua Sala de Xadrez, oportunizando a todos a sua prática semanal. O Torneio realizado confirmou que é possível aprender este esporte em pouquíssimo tempo e com um bom nível de aproveitamento. E quando a direção e o pedagógico chegam junto, aí tudo fica mais fácil."
Esta iniciativa é o que se pode chamar verdadeiramente: Educação na Escola. Bela iniciativa. Produtiva. Presença maciça. Evolução crítica de como fazer a Educação. Parabéns aos dirigentes pela bela e sensata iniciativa. Enfim, parabéns a todos os participantes!
ResponderExcluirUm show de iniciativa. Parabéns, Fábio e direção do CELTA!👏🏻👏👏🏿
ResponderExcluir