O Sarau Libanês realizado na sexta-feira do dia 30 de setembro, no Espaço Cultural Cafézin, constituiu um dos eventos mais significativos de nossa cultura e história.
O homenageado do Sarau foi Reginaldo Teixeira Chalhoub, filho de um grande casal, Elias Chalhoub e Profa. Amália Teixeira, que dá nome a uma graciosa praça no centro da cidade.
Reginaldo nasceu exatamente no sobrado que pertenceu ao casal e que constitui um dos prédios mais charmosos de nossa cidade.
Amália Teixeira foi professora dos ex-governadores Roberto e Badger Silveira, e formou gerações de bonjesuenses.
Napoleão Teixeira, tio de Reginaldo, foi médico do Exército, estabelecido em Curitiba. Estudioso, era Catedrático de Medicina Legal, atuando na Faculdade de Direito e de Psiquiatria e na Universidade Federal do Paraná.
01. Nascimento de Napoleão Lyrio Teixeira, em 1911. Filho de João Manoel Teixeira, o Capitão Teixeira e Regina de Carvalho Teixeira, formou-se em medicina no Rio de Janeiro. Foi Coronel do Exército e radicou-se no Paraná. Foi professor de Psiquiatria e Medicina Legal. Escreveu vários livros científicos e era amigo de Monteiro Lobato, com quem mantinha vasta correspondência. Foi conferencista internacional e falava cerca de onze idiomas. Como jornalista, escreveu para os jornais O Globo, Estado de São Paulo, O Norte Fluminense e A Voz do Povo, sendo os dois últimos de nosso município. Escreveu cerca de vinte mil artigos científicos e crônicas. Era irmão de Amália Teixeira, professora do ex-governador Roberto Silveira, que dá nome a uma das praças de Bom Jesus do Itabapoana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário