Dr José Andrade, Diretor Regional das Comunidades do Governo dos Açores, à frente do busto de Padre Mello, em Bom Jesus do Itabapoana, no dia 25 de julho de 2022 |
As comemorações dos 160 anos de nascimento de Padre Mello assumem uma pertinente expressão de nossa partilhada açorianidade graças ao importante envolvimento da Casa dos Açores do Espírito Santo.
Sob a dinâmica do principal fundador Dr Nino Moreira Seródio, a CAES promove e acolhe a significativa visita do Grupo Folclórico Padre Tomás de Borba, da sua vizinha Casa dos Açores do Rio de Janeiro, que leva a cumplicidade fraterna da cultura açoriana ao Vale do Itabapoana neste final do mês de abril.
Desta forma se iluminam ainda mais os 160 anos de luz que evocam o legado marcante de Padre Antônio Francisco de Mello, açoriano da ilha de São Miguel, micaelense do concelho de Nordeste, nordestense da freguesia da Achada.
Aqui nasceu a 27 de abril de 1863, viajou ao Brasil em 1895 e, em 1899 se ficou em Bom Jesus do Itabapoana, a que dedicou meio século de sua vida e entregou sua morte a 13 de agosto de 1947.
Ali foi "homem dos sete ofícios" - sacerdote, empreendedor, escritor, poeta, historiador, compositor e professor - tornando-se figura maior da história local.
Isso mesmo testemunham com justificado orgulho o investigador Antônio Soares Borges e o editor Gino Borges Bastos também eles ligados à jovem Cada dos Açores do Espírito Santo.
Por tudo isso, em nome do Governo dos Açores, curvo-me perante a saudosa memória do nosso comum Padre Mello e felicito os promotores desta merecida homenagem a que assim gostosamente nos associamos.
Ponta Delgada, 24 de abril de 2023.
José Andrade
Diretor Regional das Comunidades do Governo dos Açores
Nenhum comentário:
Postar um comentário