quinta-feira, 27 de abril de 2023

Mensagem do Governo dos Açores sobre os 160 anos de nascimento de Padre Mello


 
Dr José Andrade, Diretor Regional das Comunidades do Governo dos Açores, à frente do busto de Padre Mello, em Bom Jesus do Itabapoana, no dia 25 de julho de 2022
 


As comemorações dos 160 anos de nascimento de Padre Mello assumem uma pertinente expressão de nossa partilhada açorianidade graças ao importante envolvimento da Casa dos Açores do Espírito Santo.

Sob a dinâmica do principal fundador Dr Nino Moreira Seródio, a CAES promove e acolhe a significativa visita do Grupo Folclórico Padre Tomás de Borba, da sua vizinha Casa dos Açores do Rio de Janeiro, que leva a cumplicidade fraterna da cultura açoriana ao Vale do Itabapoana neste final do mês de abril.

Desta forma se iluminam ainda mais os 160 anos de luz que evocam o legado marcante de Padre Antônio Francisco de Mello, açoriano da ilha de São Miguel, micaelense do concelho de Nordeste, nordestense da freguesia da Achada.

Aqui nasceu a 27 de abril de 1863, viajou ao Brasil em 1895 e, em 1899 se ficou em Bom Jesus do Itabapoana, a que dedicou meio século de sua vida e entregou sua morte a 13 de agosto de 1947.

Ali foi "homem dos sete ofícios" - sacerdote, empreendedor, escritor, poeta, historiador, compositor e professor - tornando-se figura maior da história local.

Isso mesmo testemunham com justificado orgulho o investigador Antônio Soares Borges e o editor Gino Borges Bastos também eles ligados à jovem Cada dos Açores do Espírito Santo.

Por tudo isso, em nome do Governo dos Açores, curvo-me perante a saudosa memória do nosso comum Padre Mello e felicito os promotores desta merecida homenagem a que assim gostosamente nos associamos.

Ponta Delgada, 24 de abril de 2023.

José Andrade 
Diretor Regional das Comunidades do Governo dos Açores

Nenhum comentário:

Postar um comentário