sexta-feira, 19 de maio de 2023

Festa do Divino Espírito Santo une Bom Jesus, Varre-Sai e os Açores!






Já foi dito que "as Festas do Divino Espírito Santo fazem parte da alma dos Açorianos".

Padre Antônio Francisco de Mello, que chegou em Bom Jesus em 1899, escreveu um texto salientando que as bases da Devoção ao Divino Espírito Santo, em nosso município, foram assentadas por Francisco José Borges, juntamente com Antônio Teixeira de Siqueira, de 1860 a 1862. O primeiro residia em terras da Braúna, Leite e Mirindiba,  enquanto o segundo era possuidor da Fazenda da Barra.
 
Há 30 anos, o saudoso Pe. Antônio Alves Siqueira, inspirado em nossa tradicional festa, organizou, por duas vezes, a festividade em Varre-Sai (RJ).  

Deve ser salientado que a ligação entre nossos municípios ocorre desde os primórdios. Padre Mello foi o segundo pároco de Varre-Sai.

O fato é que as duas ocasiões em que ocorreram a Festa do Divino no município irmão ficaram na memória do povo e levou a Administração Apostólica São João Maria Vianey a promover o resgate dessa tradição. 

Esse resgate tem mostrado toda a força da celebração no seio da comunidade varre-saiense, que conta com a tradicional procissão de tratores e veículos usados na agricultura.

Com efeito, a Festa do Divino ocorre, no Arquipélago dos Açores, por ocasião das primeiras colheitas, sendo repleta de significados, comemorando a chegada de uma era de paz, com a partilha, a caridade e a união.

A Festa do Divino em Varre-Sai, que ocorrerá no próximo dia 28 de maio, constitui uma evidência dos laços que unem Bom Jesus ao município vizinho e aos Açores, momento de "viver a utopia da solidariedade, concretizando o sonho de uma sociedade livre, fraterna e feliz" ( in " https://www.snpcultura.org/vol_festa_Divino_Espirito_santo_o_dia_que_reune_acorianos.html).
 
Fotos de arquivo






































Nenhum comentário:

Postar um comentário