Roberto Silveira era considerado forte postulante a presidente da República, após governar o antigo estado do Rio de Janeiro por dois anos e vinte e dias |
Hoje, dia 11 de junho, é comemorado o centenário de nascimento de Roberto Teixeira Silveira, nos 92 municipios fluminenses.
Ele é descendente de Manuel Ignácio da Silveira, que nasceu na freguesia da Candelária, ilha do Pico, Arquipélago dos Açores, no dia 1o. de outubro de 1811, e chegou ao Rio, por volta de 1834, se fixando na região de Piraí.
Antônio Ignácio da Silveira, filho do açoriano, casou-se com Maria Borges e veio a Bom Jesus do Itabapoana, após a morte do pai, trazendo consigo apenas uma viola de arame e um pouco de dinheiro.
Boanerges Borges da Silveira, filho de Antônio Ignácio, casou-se com a bonjesuense Maria do Carmo Teixeira, a Biluca, e teve os seguintes filhos bonjesuenses: Roberto (ex-governador do estado do Rio de Janeiro), Badger (ex-governador do estado do Rio de Janeiro), José Teixeira, o Zequinha (ex-deputado federal pelo Paraná), Dinah e Maria da Penha Silveira.
Em cada cidade do estado do Rio de Janeiro há espaços públicos e privados com o nome de Roberto Silveira.
Em Bom Jesus do Itabapoana, temos um busto em sua homenagem, na praça Governador Portela, a avenida Governador Roberto Silveira, o Colégio Estadual Roberto Silveira, o Instituto de Menores Roberto Silveira, o Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira e a praça Três Irmãos (Roberto Silveira, Badger Silveira e Zequinha Silveira).
Nascido no dia 11 de junho de 1923, no Sítio Rio Preto, em Bom Jesus do Itabapoana - assim como seus irmãos Badger, Zequinha, Maria da Penha e Dinah - Roberto estudou na Escola Municipal de Barra do Pirapetinga, com a professora Olga Ebendinger.
Posteriormente, estudou na escola da professora Amália Teixeira e no Colégio Rio Branco, ambos localizados na cidade de Bom Jesus do Itabapoana.
Na década de 1940, Roberto estudou na Faculdade de Direito de Niterói.
Elegeu-se deputado estadual em 1947, sendo reeleito em 1950.
Em 1951, casou-se com a bonjesuense Ismélia Saad, filha do libanês Melhim Hanna Saad e Alzira Sauma Saad. Com ela teve três filhos: Jorge Roberto, quatro vezes Prefeito de Niterói, Dôra, museóloga e historiadora, e Márcia, socióloga. Jorge é casado com Cristina Ramalho Silveira com quem tem um filho: Roberto. Márcia é casada com o médico Alberto Domingues Viana, radiologista e professor da UFF. Eles possuem um casal de filhos: João Alberto, médico como o pai, e Maria Roberta, que é administradora de empresa.
Roberto Silveira foi secretário estadual do Interior e Justiça, sendo eleito vice-governador em 1954.
Foi eleito governador em outubro de 1958.
Governou o estado por dois anos e vinte dias, mas foi o suficiente para se consagrar como um dos mais destacados administradores do país.
Ele preparou as bases para o aproveitamento da energia hidrelétrica no estado, para promover uma grande industrialização na região. Em Bom Jesus do Itabapoana, deu início à construção da Usina Piloto Franca Amaral, cujo objetivo era ceder energia para a edificação de uma vultosa usina de Rosal - não a que se encontra construída atualmente - , que transformaria o município em importante polo industrial.
Roberto Silveira implantou, ainda, o programa estadual de reforma agrária e criou um movimento popular de alfabetização.
A projeção política que teve, como governador e autêntica liderança nacional, fez com que seu nome passasse a ser apontado como provável sucessor do presidente João Goulart.
Roberto Silveira faleceu no dia 28 de fevereiro de 1961, vítima dos ferimentos causados pela queda do helicóptero, quando decolava do Palácio Rio Negro, hoje residência oficial dos presidentes da república quando visitam a cidade imperial.
O líder trabalhista pretendia verificar as áreas inundadas na região serrana do estado, mais precisamente em Petrópolis. A aeronave colidiu com uma das palmeiras que circundam os jardins do palácio. Veio a falecer oito dias depois, em decorrência das queimaduras e hemorragias
Deve-se registrar, contudo, que, há vozes que consideram que o helicóptero teria sido preparado para sofrer acidente e produzir a morte de Roberto Silveira. A razão disso, segundo essas mesmas vozes, estaria no motivo de evitar que o líder trabalhista alcançasse a presidência da República.
No dia 7 de agosto de 2016, após um grande movimento de resgate de nossa história e de nossos heróis, os bonjesuenses fundaram a Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, que protagonizou um momento histórico em nosso município: inaugurou o Memorial em honra a Roberto Silveira e a seu irmão Badger. Com efeito, Bom Jesus é a Terra de Dois Irmãos Governadores.
Na inauguração do Memorial, compareceram Ismélia Saad Silveira, viúva de Roberto Silveira, sua filha Dora Saad Silveira, Mariam Saad Salma, irmã de Ismélia, Badger Teixeira da Silveira Filho, Cristina Silveira e José Ferraiolo Silveira, filhos de Badger Silveira e Renée Ferraiolo Silveira, Luana Silveira Teixeira, neta de Badger Silveira, Marilu Silveira Bueno, filha de Dinah Silveira, irmã de Roberto, Badger e Zequinha Silveira, Wilma Teixeira Martins Coutinho, que trabalhou nos Gabinetes dos Governadores Roberto e Badger Silveira, e que sempre apoiou o Memorial, Sandra das Graças Monteiro e Maria Lúcia Rutter Mattos, amigas da família de Badger Silveira, Maurício Alcântara Guimarães, Cinematografista Oficial dos Governos Roberto e Badger Silveira, sua esposa Sandra Maria Araújo da Fonseca e Luitgarde Cavalcante, Doutora em Ciências Sociais e Pós-Doutorada em Antropologia e Ciência das Letras, professora aposentada da UFRJ e UERJ.
O Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira teve apoio incondicional da saudosa viúva de Roberto, Ismélia Silveira, e de seus filhos, assim o apoio irrestrito de todos os filhos de Badger Silveira e amigos das famílias.
Ontem, dia 10 de junho, em momento histórico, ocorreu, no Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, a homenagem ao centenário de Roberto Silveira.
A Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira esteve representada pelos dirigentes Cíntia Nunes, Ciléia dos Santos e André Luiz de Oliveira. Estiveram presentes o prefeito municipal, Paulo Sérgio Cyrillo, o Secretário de Cultura, Turismo e Urbanismo, José Geraldo de Oliveira Morais, o Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos Maurício Zanon, o Secretário de Segurança Pública e Defesa Civil Fabio de Mello, a Secretária de Saúde Márcia Azevedo, o Chefe de Gabinete Raphael de Souza Garcia, o Chefe de Setor de Cultura, Turismo e Urbanismo William Miranda, o vereador Cleber Reis do Nascimento, Adilson Figueiredo, proprietário do Espaço Cultural Cafézin e presidente dos Amigos do Cine Monte Líbano, e Gino Martins Borges Bastos, além de estudantes e simpatizantes. Representando a família de Roberto Silveira, estiveram o primo Marlenildo Silveira e o sobrinho Badger Silveira.
Na oportunidade, foi inaugurada placa comemorativa, com os seguintes dizeres:
"Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores; há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida, e estes são imprescindíveis.
Homenagem da Prefeitura Municipal, Secretaria de Cultura, Turismo e Urbanismo e da Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira ao CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE ROBERTO SILVEIRA, GLÓRIA DE BOM JESUS DO ITABAPOANA ".
Roberto Silveira vive!
Homenagem ao centenário de Roberto Silveira, no Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, no dia 10 de junho de 2023 |
Badger Silveira e Marlenildo Silveira, que representaram a família de Roberto Silveira, Paulo Sérgio Cyrillo, Prefeito Municipal, e José Geraldo de Oliveira Morais, Secretário de Cultura, Turismo e Urbanismo José Geraldo, Badger Silveira, Paulo Sérgio, Marlenildo Silveira, Ciléia dos Santos, Gino Martins Borges Bastos e a placa comemorativa Paulo Sérgio Cyrillo aponta para o projeto do Memorial idealizado por seu pai, Paulo Sérgio Cyrillo Ciléia dos Santos e a filha Giselle Magalhães Marlenildo Silveira e Badger Silveira Paulo Sérgio Cyrillo e Adilson Figueiredo, proprietário do Espaço Cultural Cafézin e presidente dos Amigos do Cine Monte Líbano André Luiz de Oliveira falou em nome da Associação Placa de homenagem à presidente da Associação, Georgina dos Santos, foi entregue à sua filha Cíntia Nunes |
Georgina dos Santos, presidente da Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger, adoentada, recebeu a homenagem em sua casa |
Roberto Silveira estudou na Escola Bom Jesus, com a profa. Amália Teixeira, no alto do sobrado da praça Amália Teixeira |
Roberto Silveira estudou, juntamente com os irmãos Badger e Zequinha Silveira, no Colégio Rio Branco, hoje Espaço Cultural Luciano Bastos (ECLB), em Bom Jesus do Itabapoana |
Maria Cristina Silveira, Ana Maria Silveira e Badger Silveira, no ECLB, com fotos e matrículas dos irmãos Roberto, Badger e Zequinha Silveira (foto: arquivo) |
Homenagem a Roberto Silveira: Liara William Gonçalves, Wilma Martins Teixeira Coutinho, Ana Maria Silveira, Cristina Silveira e Badger Silveira (foto: arquivo) |
Busto em homenagem a Roberto Silveira, "Glória de Bom Jesus do Itabapoana", na praça Governador Portela |
Roberto Silveira, na réplica da hidrelétrica Franca Amaral, na praça Governador Portela |
Roberto Silveira em uma fábrica de doces em Bom Jesus do Itabapoana |
Roberto Silveira, na praça Governador Portela (foto: acervo do Espaço Cultural Luciano Bastos) |
Roberto Silveira e o presidente da República João Goulart, em Bom Jesus do Itabapoana (foto: acervo do Espaço Cultural Luciano Bastos) |
Roberto Silveira, Ismélia Silveira e Garrincha, em baile no Aero Clube |
Roberto Silveira e Ismélia Silveira. Do livro "Roberto Silveira: a pedra e o fogo", de José Sergio Rocha |
Roberto Silveira, Ismélia Silveira, e os filhos Jorge, Dora e Márcia (foto: acervo do Espaço Cultural Luciano Bastos) |
Destroços do helicóptero onde estava Roberto Silveira. Do livro "Roberto Silveira: a pedra e o fogo", de José Sergio Rocha |
Sepultamento de Roberto Silveira. Do livro "Roberto Silveira: a pedra e o fogo", de José Sergio Rocha |
Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira foi inaugurado no dia 7 de agosto de 2016 |
Terno de Roberto Silveira é relíquia do Memorial |
Ismélia Silveira esteve presente na inauguração do Memorial |
Bandeiras do Brasil, do Arquipélago dos Açores e de Portugal estão fixadas no Memorial |
Dora Silveira, por ocasião da inauguração do Memorial |
Familiares e amigos de Roberto e Badger Silveira, por ocasião da inauguração do Memorial |
Bom Jesus do Itabapoana é Terra de Dois Governadores: os irmãos Roberto Silveira e Badger Silveira |
Roberto Silveira vive! (tela do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira) |
😍👏👏👏
ResponderExcluir