sexta-feira, 30 de junho de 2023

Piano celebra os 62 anos da icônica Braga Móveis

O pianista Luis Otavio Barreto e o casal Pedro de Souza Braga e Maria Thereza Moraes Braga, fundadores da Braga Móveis 


  
Em Bom Jesus do Itabapoana, nominada pelo pianista Luis Otavio Barreto de a "Capital do Piano", e que conta com três escolas de música, uma grande festa não pode prescindir de um piano, que tem tradição centenária. 

É o que ocorre com a icônica loja Braga Móveis, que comemora 62 anos de existência. O piano fixado em sua entrada é atração certa para os pianistas e fregueses.

O jornal O Norte Fluminense, ao mesmo tempo que parabeniza Sérgio Braga e seus pais Pedro de Souza Braga e Maria Thereza Moraes Braga, traz, a seguir, links da entrevista histórica realizada com o casal há seis anos.


Arthur Marques Rambald Borges, 16 anos


Matheus Ribeiro Tatagiba



Entrevista histórica com o casal Pedro Braga e Maria Thereza Moraes Braga 

Parte 1

https://onortefluminense.blogspot.com/2017/02/jornal-i-entrevista-com-o-casal-pedro.html?m=1

Parte 2

https://onortefluminense.blogspot.com/2017/03/entrevista-com-o-casal-pedro-braga.html?m=1s

Parte 3

https://onortefluminense.blogspot.com/2017/03/jornal-iii-entrevista-com-o-casal-pedro.html?m=1



O pianista Luis Otavio Barreto entre Maria Thereza Moraes Braga e Pedro Braga 


 








Braga Móveis em Bom Jesus do Itabapoana 




População de Bom Jesus do Norte (ES) é de 10.254 pessoas, aponta o Censo do IBGE



O IBGE divulgou nesta quarta-feira (28) os primeiros resultados do Censo Demográfico de 2022. Confira os números da sua cidade.


A população da cidade de Bom Jesus do Norte (ES) chegou a 10.254 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 8,21% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010.

No estado do Espírito Santo, a população é de 3.833.486, o que representa um aumento de 9,06% quando comparado ao Censo anterior.

No ranking de população dos municípios, Bom Jesus do Norte está:

na 68ª colocação no estado;
na 886ª colocação na região Sudeste;
e na 3.023ª colocação no Brasil.
A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade em Bom Jesus do Norte tem uma densidade demográfica de 115,1 habitantes por km² e uma média de 2,54 moradores por residência.

O Censo

O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE; a anterior foi feita em 2010.

O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.

A atual edição do Censo deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de Covid-19. Em 2021, houve um novo adiamento em razão da falta de recursos do governo.


quinta-feira, 29 de junho de 2023

ENEL anuncia projeto ENERGIA PARA LER em Bom Jesus do Itabapoana



A Enel (Energia Nacional de Eletricidade) Brasil, controlada pelo grupo italiano Enel, anuncia, em seu site, a realização em Bom Jesus do Itabapoana, do projeto ENERGIA PARA LER. A programação e as datas ainda não foram divulgadas.

São 10 os municípios contemplados com o projeto da ENEL:

SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA

BOM JESUS DO ITABAPOANA

CANTAGALO

MACUCO

CORDEIRO

DUAS BARRAS

SÃO JOSÉ DO VALE DO RIO PRETO

TANGUÁ

RIO BONITO

ITABORAÍ

Segundo o site, "O município contemplado pelo projeto receberá a equipe de curadoria da produtora para a elaboração da comissão organizadora composta por membros das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura locais que versará sobre a logística e elaboração da programação voltada a crianças, jovens e ao público de modo geral com artistas locais e personalidades.

"O ENERGIA PARA LER é um evento cultural e educativo que traz em seu escopo o estabelecimento de uma itinerância que dialogue com as peculiaridades locais dos municípios fluminenses, a fim de promover e estimular a regionalização da produção cultural, com valorização de recursos humanos e conteúdos locais por meio da literatura e das manifestações artísticas".

Segundo, ainda, o site, "O ENERGIA PARA LER tem um viés educativo, onde considera em seu escopo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promulgados pela Organização das Nações Unidas como um apelo a ações em prol de um mundo melhor e mais sustentável, tendo em vista tantos desafios que, por ora, se apresentam. Dos 17 objetivos elencados ele assume em sua concepção os seguintes princípios.









População de Bom Jesus do Itabapoana (RJ) é de 35.173 pessoas, aponta o Censo do IBGE

 https://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/2023/06/28/populacao-de-bom-jesus-do-itabapoana-rj-e-de-35-173-pessoas-aponta-o-censo-do-ibge.ghtml



A população da cidade de Bom Jesus do Itabapoana (RJ) chegou a 35.173 pessoas no Censo de 2022, o que representa uma queda de -0,6% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010.

No estado do Rio de Janeiro, a população é de 16.054.524, o que representa um aumento de 0,4% quando comparado ao Censo anterior.

No ranking de população dos municípios, Bom Jesus do Itabapoana está:

na 48ª colocação no estado;
na 341ª colocação na região Sudeste;
e na 929ª colocação no Brasil.
A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade em Bom Jesus do Itabapoana tem uma densidade demográfica de 58,95 habitantes por km² e uma média de 2,62 moradores por residência.

Secretária Estadual de Cultura, Danielle Barros, sobre a obra do Mestre Artesão Daniel de Lima: "Seu trabalho é lindo"

Danielle Barros, Secretária Estadual de Cultura e Economia Criativa, sobre a obra de Daniel de Lima: "seu trabalho é lindo"


A obra do Mestre Artesão Daniel de Lima continua repercutindo na Feira Internacional de Artesanato de Lisboa. A Secretária Estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, postou na mídia, a respeito da obra do Mestre: "Seu trabalho é lindo".

Daniel de Lima tem história em nossa região. Ele formou, há nove anos, artesãos na Usina Santa Maria e em Bom Jesus do Itabapoana, promovendo a geração de renda em nosso município.

Em 2014, o Mestre Artesão Daniel de Lima expôs, no Espaço Cultural Luciano Bastos, obras dos artesãos  formados por ele, na Usina Santa Maria: Leninha Péres, Luísa Helena Germano e Paulo Augusto, do projeto ROÇARTE, mantido pela Petrobrás (arquivo)

Em 2014, Daniel de Lima formou novos artesãos na Cerâmica Bom Jesus, em oficinas patrocinadas pela Editora e Jornal O Norte Fluminense (arquivo)


Clube de Xadrez de Bom Jesus do Norte recebe visita de Tino Marcos




Tino Marcos, ícone do Brasil 

          

                                               Fabio Sousa Vargas

Em Bom Jesus do Norte, nesta segunda-feira 26 de junho, Tino Marcos, renomado repórter esportivo, que tantos anos acompanhou a seleção brasileira de futebol visitou o Clube de Xadrez Bom Jesus do Norte.

Sempre esbanjando simpatia, travou grandes duelos contra os enxadrista locais, que se reúnem, provisoriamente, na Praça Astolfo Lobo, com a presença do professor municipal Fabio Vargas. 

O Clube, na verdade, funciona na Biblioteca Romeu Couto desde 2010, mas infelizmente, desde o início do mês de junho, não tem funcionado no turno da noite.

Apesar da inativação provisória da sede, breve o Clube de Xadrez estará realizando a primeira etapa do Municipal de Xadrez.🏆

Visite o Clube de Xadrez, que se reúne nas noites de segundas e terças em Bom Jesus do Norte.🏆







segunda-feira, 26 de junho de 2023

Agradecimento de Jarbas Teixeira Borges

 

Jarbas Teixeira Borges 


Agradeço por meio deste jornal e torno  público a gratidão aos moradores de Barra do Pirapetinga, 7° distrito de Bom jesus, e ao administrador da festa na figura do senhor Rodinei,  por ter me escolhido para ser homenageado neste ano de 2023, na festa do distrito. 

Eu  e meus filhos tivemos a grata surpresa de minha esposa, in memorian, ter sido homenageada com o nome da UBS – Unidade Básica de Saúde: Maria da Anunciação Borges (Quiquita), deste distrito, o que nos deixou com  uma imensa alegria marcada em nossos corações para sempre. Agradecemos ao Sr Prefeito Paulo Sergio e ao vereador Clerinho da Soledade pela indicação.

Agradecemos,  ainda,  aos nobres visitantes, ao Antonio José (responsável pela cavalgada), amigos, familiares que nos deram a honra com suas presenças.

Jarbas Teixeira Borges

Comitiva do Brasil presenteia Secretário de Estado de Portugal com peça do Mestre Artesão Daniel de Lima


O consagrado Mestre Artesão Daniel de Lima teve uma de suas peças, "Nossa Senhora da Conceição", no estilo barroco, doada pela Secretária de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, representando a Comitiva do Brasil/Estado do Rio de Janeiro, ao Secretário de Estado de Trabalho de Portugal, Dr Miguel Fontes, por ocasião da Feira Internacional de Artesanato em Lisboa.

Trata-se de um meritório reconhecimento internacional à obra do grande Mestre Artesão Daniel de Lima, que realizou diversas oficinas na Usina Santa Maria e em Bom Jesus do Itabapoana, formando diversos artesãos e engrandecendo nossa cultura.

O Mestre Artesão Daniel de Lima e a "Nossa Senhora da Conceição", no estilo barroco, doada ao Secretário de Estado de Trabalho de Portugal, pela Comitiva do Brasil/ Estado do Rio de Janeiro, na FIA 



Artesanato de Bom Jesus brilha na Feira Internacional de Lisboa



Três peças de artesanato de Bom Jesus do Itabapoana representam, com brilho, o município na Feira Internacional de Artesanato em Lisboa. As peças são de autoria de Ângela Tardin, Thayná Matins de Almeida e Ana Lúcia Ribeiro Marques.

Hoje, o Instituto Guararapes emitiu a seguinte nota:

"O município de Bom Jesus de (sic) Itabapoana representado na feira Fia Lisboa Stan (sic) FAERJ, peças das artesãs associadas a AACAR (sic), Casa do Artesão a iniciativa (sic) do Prefeito Paulo Sérgio Cyrillo da Secretaria de Assistência Social, Angélica Hullen, priorizando o artesanato do Município. Em breve o Instituto Guararapes mantenedor da Aacar, está (sic) desenvolvendo projetos para os artesãos em Bom Jesus, potencializando a geração de trabalho e renda e divulgando o trabalho artesanal no município, em (sic) feira Internacional".


Artesanato de Thayná Martins de Almeida

Artesanato de Ana Lúcia Ribeiro Marques

Artesanato de Angela Tardin








NEA MARIOZZ anuncia, em Lisboa, a MAIOR FEIRA DE ARTESANATO DO BRASIL ( VÍDEOS)

 

Nea Mariozz, presidente da FAERJ, e o brilho do artesanato do Rio de Janeiro na Feira Internacional de Lisboa 



O sucesso do artesanato fluminense, que representa o Brasil na FIA (Feira Internacional de Lisboa), a maior Festa Intercultural da Península Ibérica, fez Nea Mariozz, presidente da FAERJ (Federação do Artesanato do Río de Janeiro), anunciar a realização da Maior Feira Nacional de Artesanato do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

Segundo Nea, "Estamos trabalhando dia e noite a Feira Nacional de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. Solicitamos ao Excelentíssimo Senhor Governador, Cláudio Castro, o apoio necessário para fazermos uma feira que irá gerar emprego e renda com milhões de reais para o Rio de Janeiro. Como a Secretária Danielle Barros fala, será o 'Rock in Rio do Artesanato'. Buscamos nesta Feira Internacional (FIA), em Lisboa, a expertise para viabilizar a maior Feira Nacional de Artesanato do nosso país", salientou.

No último vídeo desta postagem, são nominados os municípios fluminenses que participam da FIA.

Nea Mariozz é um exemplo evidente de que o país necessita de gestores que pensem grande!

É fundamental que os artesãos de Bom Jesus do Itabapoana se organizem em uma associação para que, filiada à FAERJ, possam participar dos grandes eventos da federação e, assim, participarem dos benefícios do desenvolvimento econômico oriundos do trabalho de cada artesão.

Nea Mariozz e a "Nossa Senhora da Conceição", no estilo barroco, do Mestre Artesão Daniel de Lima, que formou artesãos na Usina Santa Maria e em Bom Jesus do Itabapoana.




Coordenadoras da FIA com Nea Mariozz 




A portuguesa Izabel foi a primeira a adquirir um artesanato no estande da FAERJ: a "Bruxinha Feliz", da artesã Solange