A Casa dos Açores do Espírito Santo foi construída pelo gênio do Dr Nino Moreira Seródio, descendente de açorianos, durante dez anos |
No dia 25 de julho, comemora-se o 2º aniversário da Casa dos Açores do Espírito Santo (CAES), localizada no distrito de José Carlos (Iuru), km 8,1 da Rodovia ES-297, s//n, Apiacá.
Foi o gênio do Dr Nino Moreira Seródio, descendente de açorianos, que investiu seus recursos próprios durante 10 anos, para construir esse complexo cultural que brilha no mundo. Segundo o Dr Nino, outras construções estão sendo realizadas para tornar a CAES mais completa.
Por ocasião da inauguração, ocorreu a presença histórica do Dr José Andrade, autoridade açoriana, Diretor Geral das Comunidades Açorianas.
Estiveram presentes, ainda, na inauguração, representantes das Casas dos Açores do Rio de Janeiro, Maranhão, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Conselheiro da Diáspora Açoriana pelo Estado do Rio de Janeiro, Daniel Gonçalves.
A Lira Operária Bonjesuense, comandada pelo Maestro Nilo Rodrigues, se fez presente, e houve a apresentação musical do pianista Luiz Otávio Barreto, de Herbert Cock, ao violino, Daniel Galdino, ao piano e Anízia Pimentel, ao violoncelo. A jovem cantora Beatriz de Fátima Magalhães Dias e o cantor e compositor açoriano Francisco Borba Amaro Gonçalves, que musicou a poesia de Padre Mello intitulada "Somos todos operários", também se apresentaram.
Padre Mello, ilustre açoriano oriundo da ilha de São Miguel, pernoitou em Apiacá, no dia 17 de junho de 1899, onde chegou de trem. A hospedagem ocorreu na residência do comerciante Francisco Turco, que o trouxe, a cavalo, no dia seguinte, para nosso município.
Na ocasião da inauguração, foi apresentada, com entusiasmo, a Diretoria da CAES, que tem promovido importantes atividades durante esses dois anos de profícua existência.
Neste ano, o Dr Nino foi agraciado pelo Governo dos Açores com a Insígnia Autonômica de Reconhecimento pelo Parlamento Açoriano da Região Autônoma dos Açores.
O Norte Fluminense parabeniza o Dr Nino Moreira Seródio e a direção da CAES pela importante data comemorativa!
Dr Nino Moreira Seródio, presidente da CAES, e a autoridade açoriana Dr José Andrade: momento histórico |
Nenhum comentário:
Postar um comentário