domingo, 17 de setembro de 2023

Dia Municipal da Poesia é comemorado em São Pedro do Itabapoana



Dr. Pedro Antônio de Souza, presidente da Academia MARIA ANTONIETA TATAGIBA Artes - História - Letras 

Foi comemorado, hoje, no Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, Mimoso do Sul, o Dia Municipal da Poesia.

O evento foi organizado pela Academia MARIA ANTONIETA TATAGIBA Artes - História - Letras, dirigida por seu idealizador e presidente, o visionário Dr. Pedro Antônio de Souza, e contou com banners contendo poesias da ilustre vate.

A data alude ao nascimento da renomada poetisa são-pedrense, que comemoraria 127 anos de nascimento.

A presença expressiva dos membros da arcádia e convidados, na sede da entidade, na Santa Missa e no almoço no Bistrô Histórico, mostrou o prestígio da Academia, que já tem reconhecimento nacional, graças aos esforços do Dr Pedro Antônio de Souza.

Maria Antonieta Tatagiba, cujos versos foram elogiados por Cecília Meireles, foi a primeira poeta capixaba a lançar um livro, "Frauta Agreste", em 1927. A seguir, O Norte Fluminense brinda seus leitores com alguns de seus versos consagrados.

TOCADORA DE FRAUTA

Tocadora de frauta, em meu caminho,

Das cidades fugi, fugi do burburinho

Onde viça a miséria e a orgia tumultua...

E a vaidade que goza sem pensar

Não vê, pisando o negro pó da rua

Que nele há de acabar...

A Academia são-pedrense aguarda um parecer positivo por parte da prefeitura municipal, para promover o relançamento da obra histórica. 

Marcaram presença no evento, membros da Academia de Letras Mimoso do Sul (ALMS), os vereadores Cassiano Mendes e João Malavoti e o convidado especial Gino Bastos, de Bom Jesus do Itabapoana.

Utilizaram da palavra o Dr Pedro Antônio de Souza, o vereador Cassiano Mendes e Gino Bastos.

Ao após, ocorreu a Santa Missa em Ação de Graças por todos os poetas de Mimoso do Sul, celebrada pelo padre Alcir da Silva, com participação especial do organista Pedro Poubel, ocasião em que ocorreu a benção de livros, prosseguindo-se com um Abraço Poético. O dia memorável findou com um delicioso almoço no Bistrô Histórico.

A Academia MARIA ANTONIETA TATAGIBA Artes - História - Letras, através do Dr Pedro Antônio de Souza, dá uma bela demonstração ao mundo de que é possível, a partir dos sonhos, construir  pontes para atravessar o rio do novo mundo culto e humanizado que desejamos construir.






Maria Antonieta Tatagiba: 1ª poetisa capixaba a publicar um livro no Espírito Santo, em 1927














Padre Alcir da Silva abençoou os livros 




Almoço no Bistrô Histórico 

Prédios históricos são uma marca de São Pedro do Itabapoana 

A acadêmica Wilma Fraga de Oliveira Vasconcelos e a saudade de Maurino Gomes de Vasconcelos, com quem completaria 50 anos de casamento, no dia 8 de julho 


Bob Flávio e a delegação de Bom Jesus 


Momento histórico para São Pedro do Itabapoana e Mimoso do Sul 


2 comentários: