(Isabel Menezes)
Os dias 28, 29 e 30 de setembro foram marcados por muita cultura, informação e entretenimento na pequena Varre-Sai, noroeste fluminense. A Capital Estadual do café sediou no finalzinho de setembro a Primeira Expo Café, promovida pela Coopercanol (Cooperativa de Cafeicultores do Noroeste Fluminense), sendo todo planejamento e gestão realizados por Attività Consultoria e RLZ eventos. O antigo ditado popular, “A união faz a força”, prevaleceu no evento, através de parcerias com a Cidennf, Conexão Mata Atlântica, Sebrae, Emater e Prefeitura Municipal de Varre-Sai. O friozinho contribuiu para dar um toque especial ao evento serrano.
Um dos pontos ápices deste primeiro ano do evento foi o Projeto de visitas guiadas, nas propriedades rurais, promovidas pelas guias turísticas Rosane Bendia, Cristiane Abib e Rosinete Ivo. Essas visitas iniciaram com café da manhã colonial, seguido de diversos passeios ecológicos durante o dia, os quais deixaram os turistas maravilhados
Importante também ressaltar a convivência dos cafeicultores e suas famílias no espaço dos expositores, onde os cafés especiais e adegas locais marcaram presença, ao lado dos demais estandes empresariais. Foi um momento de entrosamento familiar aconchegante e exemplar.
Outro ponto essencial foi a parte das palestras, destacando na sexta-feira “Mulheres na cafeicultura”, da Embaixadora do Café, a Digital Influencer Janaína Coofee, direto de Lambari/MG e “Empreendedorismo Feminino”, com Paula Alexandrisky do Sebrae/RJ. Janaína ressaltou a importância da mulher cafeicultora se arrumar para uma valorização pessoal. Cuidar de toda família, com carinho e atenção. Ela que é agricultora e por sua apresentação realista nas redes sociais, se viu atualmente como fonte de inspiração para as mulheres do campo, disse: “Até onde você pode chegar, quando a vontade é maior que os obstáculos que encontra pelo caminho? De cafeicultora a palestrante, podendo compartilhar conhecimento, experiência e motivação.
Muita gratidão a Deus, pois tudo em nossa vida deve ser no tempo Dele. Paula falou sobre o empoderamento feminino. Que essa palavra não seja um orgulho em ser mais que o homem, mas sim uma ação colaborativa, onde a mulher caminha junto, em todas as ações da propriedade rural, levando seu toque feminino, de carinho, de emotividade, adocicando as relações na cafeicultura.
O evento, que foi uma verdadeira feira de negócios, contou também com premiações dos cafés especiais, cujos vencedores foram a Família Oliveira Rodolphi, descendentes dos veteranos saudosos cafeicultores, Antônio Português e Damasino Rodolphi e shows a cada final de noite, com cantores da terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário