domingo, 8 de outubro de 2023

GOTINHAS DE HISTÓRIA

                             

Isabel Menezes

 


Semana Nacional da vida – E a vida o que é?

Já cantou Gonzaguinha: “Eu fico com a pureza da resposta das crianças: É a vida, é bonita, é bonita!”  Toda espécie de vida reflete o amor do Criador pelo mundo por Ele criado. Como imaginar que o acaso poderia ter formado um ecossistema tão complexo e equilibrado, onde todos os seres viveriam em harmonia? As cadeias alimentares? A tão falada sustentabilidade, que existe desde que o mundo é mundo? Quem inventou tudo isso?  A providência de um Deus que é todo amor. Um Deus que pensou em espargir sua felicidade completa, com outros seres dotados de alma imortal e livre arbítrio, criando então os seres humanos, para que dominassem a terra, a água e todos os animais, plantas e astros. 

A vida é um mistério! Só os que acreditam em Deus e no seu projeto de vida para o mundo, tem a consciência verdadeira, da preservação dos ecossistemas e proteção integral da vida, especialmente, incluindo a vida humana, desde a sua concepção. Por que a vida humana é tão importante? Porque toda pessoa humana possui uma alma imortal, que lhe é inserida no momento do encontro do gameta masculino com o feminino. Ali se originou uma nova vida. Ali está uma alma que viverá por toda a eternidade, e inclusive para ser feliz eternamente. Ninguém tem o direito de paralisar essa vida em movimento.

O Papa Francisco disse que: “além de emergências, como a que estamos enfrentando, é uma questão de atuar em nível cultural e educacional para transmitir às gerações futuras a atitude de solidariedade, cuidado, hospitalidade, sabendo muito bem que a cultura da vida não é um patrimônio exclusivo dos cristãos, mas pertencem a todos aqueles que, lutando pela construção de relacionamentos fraternos, reconhecem o valor de cada pessoa, mesmo quando é frágil e sofrida".
Viver é um privilégio. Toda vida é importante.  O segredo é usar os recursos da natureza com sustentabilidade e principalmente, deixar viver todos aqueles que foram chamados à vida por alguém em um determinado momento, e que sendo pessoa humana, recebe naquela hora, uma alma dotada de inteligência e vontade, destinada  a  viver  eternamente. (Isabel Menezes – Prof. De História e Ensino Religioso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário