O mês de maio é considerado o mês de gigantes da literatura bonjesuense, em decorrência do nascimento de grandes nomes de nossa literatura no referido mês. São eles: Elcio Xavier, Helton de Oliveira Almeida, Norberto Seródio Boechat, Iracema Seródio Boechat, Ayrthon Borges Seródio e Salim Darwich Tannus.
No dia 3 da maio, sexta-feira, às 9h, o JONF (Jornal O Norte Fluminense) estará comemorando, no Espaço Cultural Luciano Bastos, a data natalícia desses titãs de nossa literatura.
Confira as datas de seus nascimentos.
ELCIO XAVIER
"Macios fios de ouro
descem ao rosto e coração
como o terno carinho de mãe"
03. Nascimento de Elcio Xavier, o Príncipe dos Poetas, um dos gênios de nossa literatura, autor das obras-primas "O Véu da Manhã" e "Rosaquarium", em 1920.
HELTON DE OLIVEIRA ALMEIDA
"Nossa vida é um castelo
Nas areias modelada
Para a nossa vista tão belo!
Em nossas mãos foi formado!
Não previmos que num lance
As ondas do mar avançassem
Na dura realidade
Este castelo erguido
Foi assim destruído
Restando só a saudade"
11. Nascimento do memorialista Helton de Oliveira Almeida, conhecido como "Seu" Heltinho, em 1929, autor do livro histórico "Resgatando o Passado", com João Batista Ferreira Borges.
NORBERTO SERÓDIO BOECHAT
"Assim, porque não a tive, sempre será indelével imagem, a eterna ausente: mão movendo-se avidamente como a dizer, por que não parou? Passou e não ficou para pacificar-me a vida".
12. Nascimento do médico e escritor dr. Norberto Seródio Boechat, um dos gênios de nossa literatura, em 1942, membro do prestigioso PEN Club, autor das obras-primas "Vertentes de Pirapetinga de Bom Jesus", "Me dê a mão", "Estradas" e "Lembranças de Escritas".
IRACEMA SERÓDIO BOECHAT
"Cessa a jornada. O fim do dia é mudo.
E assim ficamos quietos de repente:
Só as lágrimas caem do olhar da gente"
18. Nascimento da poeta Iracema Seródio Boechat, autora da consagrada obra "Paisagens e Perfis", em 1921.
AYRTHON BORGES SERÓDIO
Vejo através da campa, em sua sepultura,
Um punhado de cinzas... E uma eterna saudade!..."
21. Nascimento do médico e poeta dr. Ayrthon Borges Seródio, um dos gênios de nossa literatura, considerado o mestre do soneto alexandrino, em 1929. Foi autor de mais de 24 livros.
SALIM DARWICH TANNUS
Salim Darwich Tannus |
"Oh! Bom Jesus!
Terra de hospitalidade!...
Longe de ti, oh! Bom Jesus,
Morro de saudade!"
23. Nascimento de Salim Darwich Tannus, autor de "Marcha a Bom Jesus", elevado à condição de Hino de Born Jesus do Itabapoana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário