Ontem, dia 9 de julho de 2024, celebramos com júbilo e entusiasmo os 85 anos da Banda *Lira Operária Bonjesuense*. Por isso, nos reunimos às 19 horas em nossa sede, com a presença de convidados especiais, entre eles, altas autoridades do município de Bom Jesus de Itabapoana e distintas damas da cidade, incluindo o Senhor Prefeito do Município de Bom Jesus de Itabapoana, do Estado do Rio de Janeiro, Senhor Paulo Sérgio Cyrillo. José Gerardo de Oliveira Morais, Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Urbanismo. O Dr. Nino Moreira Serodio, Presidente da Casa dos Açores do Espírito Santo, e sua esposa Samira Vitorio. Também estiveram presentes as irmãs: Maria Cristina Borges, Maria Elizabeth Teixeira e Vera Lúcia, além dos Senhores: Dom Antônio Soares Borges, Presidente Honorário de nossa corporação, e sua distinta esposa Leila Almeida Borges, Rogério Loureiro Xavier.
A Banda *Lira Operária Bonjesuense*, sob a direção do Maestro Nilo Rodrigues de Oliveira, iniciou uma noite musical com a interpretação das músicas: Hino a Bom Jesus, Cruzeiro do Sul e Bombardeiro da Bahia. Foi feito um intervalo para iniciar o ato protocolar de entrega de reconhecimentos à Banda. O primeiro foi uma placa contendo a Primeira Diretoria Administrativa da Banda Lira Operária Bonjesuense, entregue pelo Dr. Nino Moreira Serodio, Presidente da Casa dos Açores. Em segundo lugar, um quadro emoldurado com foto de Antônio José Borges, Presidente da Lira Operária nos anos de 1979-1980, para que faça parte da galeria de nossa instituição. A entrega foi feita por suas filhas Maria Cristina Borges, Maria Elizabeth Teixeira e Vera Lúcia. Vale destacar que Dom Antônio José Borges precedeu o Maestro Nilo Rodrigues de Oliveira como Diretor da Banda. Em terceiro lugar, Dom Rogério Loureiro Xavier entregou ao Maestro Nilo Rodrigues de Oliveira uma pequena placa muito significativa, como uma homenagem ao seu trabalho cultural em Bom Jesus de Itabapoana. Na oportunidade, foi lançado o CD da Lira Operária Bonjesuense, produzido pela Editora O Norte Fluminense.
O Senhor Prefeito teve palavras de elogio para o Maestro Nilo e os integrantes da Banda, destacando a grande variedade de idades dos membros, desde os mais jovens até os mais antigos, e a contribuição para a cultura e história do município. O mesmo fizeram o Secretário de Cultura e Dom Antônio Soares Borges, exaltando o significado desses 85 anos da Banda, cheios de alegria em cada uma das festividades em que participamos. Palavras que foram agradecidas pelo Maestro Nilo, que se comprometeu a continuar cumprindo o dever que nos agrupa em nossos regulamentos no âmbito das atividades culturais do município e outras áreas onde a banda participa.
A noite musical continuou com interpretações como Homenagem a Bom Jesus, Homenagem à Lira Operária, e culminou com o pasodoble espanhol Trompetas de Espanha. Depois, a Banda entoou o Parabéns a Você pelos nossos 85 anos e também pelos 73 anos da Senhora Arly Freitas, esposa do Maestro Nilo.
Em seguida, degustamos um bolo e/ou torta salgada e torta doce, iniciativa de nossa querida secretária Queila Borges, acompanhada de refrigerante. Cada um dos músicos recebeu um copo com o emblema dos 85 anos, cortesia da Casa dos Açores.
Foi um momento de lazer, confraternização, compartilhamento e noite musical, que ficará registrado na história de nossa banda. A atividade foi transmitida pela TV Alcance e Rádio Cultura de Isac Nascimento, com a animação do Dr. Gino Martins Borges Bastos.
Alfonso Castro Escalante.
Relator histórico da Lira Operária Bonjesuense.
Executante do Saxhorne.
Nenhum comentário:
Postar um comentário