quarta-feira, 7 de agosto de 2024

DIZIAM SER IMPOSSÍVEL: OS 8 ANOS DO MEMORIAL GOVERNADORES ROBERTO E BADGER SILVEIRA!

  


Hoje, o Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira completa 8 anos de existência!

A Associação dos Amigos do Memorial, fundada há 10 anos, e a comunidade bonjesuense são agradecidas aos filhos de Badger Silveira, à saudosa Ismélia Silveira, viúva de Roberto Silveira e a Dora Silveira, sua filha, pelo apoio e pela doação do rico acervo do Memorial.


No dia 7 de junho de 2014, deliberou-se pela fundação do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira



A origem do Memorial teve início em um sonho!

No dia 7 de junho de 2014, data histórica, deliberou-se pela fundação da Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, entidade que administraria o Memorial.

A reunião ocorreu no antigo Sítio Rio Preto, distrito de Calheiros, onde nasceram os mandatários e seus irmãos Zequinha, Dinah e Maria da Penha.

Participaram da reunião Gino Martins Borges Bastos, Edesio Machado de Souza, André Luiz de Oliveira, Edimo Saluto Rezende, Alessandro Santos Nunes, Cintia Oliveira Nunes, José Alves Moreira, Eraldo Saluto de Rezende, Gizelia Ferreira Ribeiro Tenório e Georgina de Oliveira Santos.

Na oportunidade, Georgina de Oliveira Santos, sua filha, Cíntia Oliveira Nunes e o marido desta, Alessandro Santos Nunes, doaram a área para a construção do Memorial. Georgina é viúva de Neneco, o grande amigo de infância de Roberto e Badger Silveira.

Lançamento da Pedra Fundamental do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, em 10 de agosto de 2014


No dia 10 de agosto de 2014, foi lançada, no Sítio Rio Preto, a Pedra Fundamental do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, com a presença dos filhos de Badger Silveira: Ana Maria, Maria Cristina e Badger Filho, além de Wilma Martins Teixeira Coutinho, que atuou nos governos de Roberto e Badger Silveira, e Liara Willian, que trabalhou com Badger Silveira. O tradicional e aclamado Grupo Musical Amantes da Arte abrilhantou o evento.


Badger Silveira

Ana Maria Silveira

Maria Cristina Silveira

Wilma Martins Teixeira Coutinho


Maria Cristina Silveira e Ana Maria Silveira beberam água com folha de inhame rosa, costume de Roberto Silveira, quando visitava o Sítio Rio Preto

Paula Aparecida Martins Borges Bastos, Liara William e o artista plástico cubano Francisco Rivero, autor do emblema do Memorial 


Raul Travassos (de chapéu) prestigiou o evento 


Oferenda floral no busto de Roberto Silveira: Liara William, Wilma Martins Teixeira Coutinho, Ana Maria Silveira, Maria Cristina Silveira e Badger Silveira, na Praça Governador Portela


Dora Silveira e o Tiro de Guerra, na homenagem ao inesquecível pai Roberto Silveira 

Visita ao Espaço Cultural Luciano Bastos, antigo Colégio Rio Branco, onde estudaram os irmãos Roberto, Badger e Zequinha Silveira.José Roberto Ferraiolo Silveira e Badger Silveira Filho, filhos do ex-governador Badger Silveira Filho, Herval José Silveira, filho de José Teixeira Silveira, ex-deputado federal pelo Paraná, e Geraldo Silveira, filho de Maria da Penha Silveira. 

Geraldo Silveira, Badger Silveira, Miguel de Oliveira, Dr Herval Silveira e José Ferraiolo Silveira

 

Wilma Martins Teixeira Coutinho, Ana Maria Silveira, Maria Cristina Silveira e Badger Silveira visitaram as instalações da Usina Franca Amaral, idealizada por Roberto Silveira, acompanhados dos funcionários José Luís Pereira e José Renato Xavier


Paulo Sérgio do Canto Cyrillo e dona Georgina dos Santos, presidente da Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira 

No dia 16 de março de 2015, o engenheiro Paulo Sérgio do Canto Cyrillo visitou o Sítio Rio Preto e se prontificou a elaborar, gentilmente, o projeto do prédio e o acompanhamento das obras, sem cobrar qualquer valor. "Quero dar minha contribuição para a preservação da memória dos governadores Roberto e Badger Silveira", assinalou, na época, Paulo Sérgio.

Projeto do Memorial prevê dois pavimentos, com auditoria, biblioteca e três habitações para a Silveirada, quando visitassem Bom Jesus 

O projeto previu uma edificação em dois pavimentos. "No térreo, pretendo estabelecer um salão onde ficará exposto o acervo permanente do Memorial, além de uma sala para venda de produtos relativos ao Memorial e, também, de produtos da região. Na parte de cima, devo estimar um auditório para palestras, exibição de filmes e outras apresentações culturais", assinalou Paulo Sérgio, na ocasião. 


No dia 22 de fevereiro de 2016, começaram as obras de construção do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, no Sítio Rio Preto




Na inauguração do Memorial estiveram presentes Ismélia Saad Silveira, viúva de Roberto Silveira, sua filha Dora Saad Silveira e sua irmã Mariam Saad Salma, Badger Teixeira da Silveira Filho, Cristina Silveira e José Ferraiolo Silveira, filhos de Badger Silveira e Renée Ferraiolo Silveira, e Luana Silveira Teixeira,neta de Badger Silveira, Marilu Silveira Bueno, filha de Dinah Silveira, irmã de Roberto, Badger e Zequinha Silveira, Wilma Teixeira Martins Coutinho, que trabalhou nos Gabinetes dos Governadores Roberto e Badger Silveira, Sandra das Graças Monteiro e Maria Lúcia Rutter Mattos, amigas da família de Badger Silveira, Maurício Alcântara Guimarães, Cinematografista Oficial dos Governos Roberto e Badger Silveira, e sua digna esposa Sandra Maria Araújo da Fonseca, Luitgarde Cavalcante, Doutora em Ciências Sociais e Pós-Doutorada em Antropologia e Ciência das Letras, professora aposentada da UFRJ e UERJ.

Parafraseando o grande escritor bonjesuense Octacílio de Aquino, que chegou a ser elogiado por Monteiro Lobato, pode-se dizer que neste momento de alegria para todos nós, são as promessas risonhas dos novos berços e são as vozes imensas dos túmulos de nossos heróis, as esperanças do presente e os sonhos do passado, que se apresentam juntamente às vozes de todas as famílias.

É com um sentimento de dever e alegria para com nossa história, para com nossos heróis e para com nossa família bonjesuense, que fundamos esta obra de amor e de paixão!

Boanerges, Biluca, Dinah, Badger, Zequinha, Maria da Penha e Roberto Silveira vivem!

O Memorial foi fundado no dia 07/08/2016

















 









 












Nenhum comentário:

Postar um comentário