Futura Praça Três Irmãos (Governadores Roberto e Bdger Silveira e Deputado Federal Zequinha Silveira) foi idealizada pelo gênio de Raul Travassos |
Neste domingo, dia 29 de julho, foi fixado na futura Praça Três Irmãos (Governadores Roberto e Badger Silveira e Deputado Federal Zequinha Silveira) - que será inaugurada no próximo dia 5 de agosto, às 15h, - o monumento idealizado pelo escultor carioca Valdieri Martin, em homenagem ao Padre João Mendes Ribeiro, no distrito de Calheiros.
Conhecido como o Padre Negro, ele foi nomeado pároco de Calheiros em 1876, no período escravista. Em razão do preconceito racial, ele foi hostilizado pelos escravocratas que, certa vez, o colocaram num bote sem remos e o lançaram no rio Itabapoana para que caísse mortalmente na Cachoeira da Fumaça. Conta a história, que se mantém viva na comunidade até hoje, que o pároco teria, com tranquilidade, passado a rezar, com base no seu livro de orações. Milagrosamente, o bote acabou retornando ao local de origem. Valdieri idealizou, a partir desta história, o monumento que levou quatro meses para ser confeccionado.
As despesas com o monumento foram custeadas pela Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, que também assumiu, juntamente com a ADRUC (Associação de Desenvolvimento Rural e Urbano de Calheiros), a preparação da Praça.
Saiba mais sobre a vida do Padre João Mendes Ribeiro, acessando os seguintes links: http://onortefluminense.blogspot.com/2014/11/a-maldicao-e-os-milagres-do-padre-negro.html
http://onortefluminense.blogspot.com/2018/03/livro-praga-do-padre-preto-de-calheiros.html
Caminhão trouxe a escultura de Cachoeiro de Itapemirim (ES) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário