quarta-feira, 14 de julho de 2021

HONÓRIO HERMETO PINTO DE FIGUEIREDO

 

Desembargador Antônio Izaías da Costa Abreu


Neto do alferes Silva Pinto, por parte de pai, Honório Hermeto nasceu no Rio de Janeiro, meses antes do falecimento de seu avô materno, (ocorrido em 3 de setembro de 1856), o Marquês de Paraná, de quem herdou o nome. Ingressou na Faculdade de Direito de São Paulo em 1870, ocupou o cargo de chefe de secção do Porto de Santos e bacharelou-se em 1874. Em 1878, redigiu A Nação, órgão do Partido Conservador, em que publicou artigos notabilíssimos em oposição ao gabinete Sinimbu [10].

Por meio do conceituado trabalho “ Academia de São Paulo – Tradições e Reminiscências, de Almeida Nogueira, publicado em 1907 (docs. 9 e 10), síntese biográfica dos formandos da Faculdade de Direito de São Paulo, foi possível conhecer o perfil do descendente do alferes, retratado em duas fases distintas: uma, como estudante inquieto e indisciplinado, e outra, como de exemplar procedimento, responsável e admirado. Consta, outrossim, como portador de extraordinário talento, reconhecido e proclamado não só pelos colegas, mas por todos do amplo círculo universitário.

É descrito como alto, moreno, cabelos e olhos pretos, imberbe, pequenos bigodes, semblante grave, sorriso zombeteiro, voz grossa, linguagem correta e conversa atraente de espirituosa originalidade, primoroso talento e invejável jornalista.

Advogado de alto conceito e credibilidade, Honório Hermeto teve escritório, a partir de 1876, nas Ruas do Rosário nº 86 e dos Arcos nº 52, no Rio de Janeiro. O neto do alferes Silva Pinto faleceu em Barbacena, na época contava com pouco mais de cinquenta anos.





[10] João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu- Visconde de Sinimbu, nasceu em São Miguel dos Campos, Alagoas, em 20 de novembro de 1810. Juiz de Direito, diplomata, Presidente das Províncias de Alagoas, Rio Grande do Sul, Bahia e Sergipe.  Foi um dos políticos mais importantes do Segundo Reinado. Ocupou as pastas da Agricultura, do Comércio e Obras Públicas, a da Guerra e a da Fazenda.  Presidente do Conselho do Império, faleceu em 21 de dezembro de 1906, no Rio de Janeiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário