Desembargador Antônio Izaías da Costa Abreu |
Neto do alferes Silva Pinto, por parte de pai, Honório Hermeto nasceu no Rio de Janeiro, meses antes do falecimento de seu avô materno, (ocorrido em 3 de setembro de 1856), o Marquês de Paraná, de quem herdou o nome. Ingressou na Faculdade de Direito de São Paulo em 1870, ocupou o cargo de chefe de secção do Porto de Santos e bacharelou-se em 1874. Em 1878, redigiu A Nação, órgão do Partido Conservador, em que publicou artigos notabilíssimos em oposição ao gabinete Sinimbu [10].
Por meio do conceituado trabalho “ Academia de São Paulo – Tradições e Reminiscências, de Almeida Nogueira, publicado em 1907 (docs. 9 e 10), síntese biográfica dos formandos da Faculdade de Direito de São Paulo, foi possível conhecer o perfil do descendente do alferes, retratado em duas fases distintas: uma, como estudante inquieto e indisciplinado, e outra, como de exemplar procedimento, responsável e admirado. Consta, outrossim, como portador de extraordinário talento, reconhecido e proclamado não só pelos colegas, mas por todos do amplo círculo universitário.
É descrito como alto, moreno, cabelos e olhos pretos, imberbe, pequenos bigodes, semblante grave, sorriso zombeteiro, voz grossa, linguagem correta e conversa atraente de espirituosa originalidade, primoroso talento e invejável jornalista.
Advogado de alto conceito e credibilidade, Honório Hermeto teve escritório, a partir de 1876, nas Ruas do Rosário nº 86 e dos Arcos nº 52, no Rio de Janeiro. O neto do alferes Silva Pinto faleceu em Barbacena, na época contava com pouco mais de cinquenta anos.
[10] João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu- Visconde de Sinimbu, nasceu em São Miguel dos Campos, Alagoas, em 20 de novembro de 1810. Juiz de Direito, diplomata, Presidente das Províncias de Alagoas, Rio Grande do Sul, Bahia e Sergipe. Foi um dos políticos mais importantes do Segundo Reinado. Ocupou as pastas da Agricultura, do Comércio e Obras Públicas, a da Guerra e a da Fazenda. Presidente do Conselho do Império, faleceu em 21 de dezembro de 1906, no Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário