Octacilio de Aquino: um dos gênios da literatura bonjesuense |
HONRA E GLÓRIA A OCTACÍLIO DE AQUINO (I)
Caricatura de Octacílio de Aquino, por ele mesmo
|
(continua)
Jornal fundado por Ésio Martins Bastos em 25 de dezembro de 1946 e dirigido por Luciano Augusto Bastos no período 2003-2011. E-mail: onortefluminense@hotmail.com
Octacilio de Aquino: um dos gênios da literatura bonjesuense |
Caricatura de Octacílio de Aquino, por ele mesmo
|
Octacílio de Aquino |
(contnua) |
Cine Teatro Monte Líbano |
Hoje! Às 19h, em comemoração ao Dia do Patrimônio Público Municipal, ocorrerá no Espaço Cultural Cafézin, de propriedade do consagrado artista visual Adilson Figueiredo, a criação do grupo dos AMIGOS DO CINE MONTE LÍBANO, assim como será anunciada a diretoria do TEATRO CINEMA CONCHITA DE MORAES, localizado na Usina Santa Maria.
O Espaço Cultural Cafézin está localizado na Avenida José de Oliveira Borges, n. 616 (próximo à Ferbox. Contatos com Adilson Figueiredo (21) 99969-6383.
Todos estão convidados para esse momento histórico!
Teatro Cinema Conchita de Moraes, na Usina Santa Maria |
Roulien Boechat é um dos gênios de nossa cultura |
O historiador e antropólogo bonjesuense Roulien Boechat participou do Curso de Extensão e formação sobre cultura indígena intitulado "Território e Territorialidade dos Povos Indígenas: Cultura, Memória e Identidade indígena", promovido pela Escola de Língua e Cultura Indígena - CISA, organizado por Felipe Bernardo e ministrado pela indígena, Mestra em Geografia e Doutoranda Márcia Kambeba, no mês de março de 2023.
Roulien Boechat se prepara para realizar uma viagem histórica de pesquisas em busca de nossas raizes, assim como colher material para seu livro de fotografias, em Belém e Manaus, no final de abril e início de maio. A pretensão é ministrar palestras nas escolas e indústrias, falando principalmente dos nossos antepassados.
Sua exposição "Raízes", em breve, estará em Bom Jesus e região, onde o fotógrafo mostrará fotos de sua viagem histórica, e promoverá o lançamento de seu livro com registros fotográficos.
"Vou em busca de material para meu projeto e, ao mesmo tempo, conhecer a aldeia dos meus antepassados e, enfim, buscar me autodeclarar indígena", salienta Roulien Boechat.
A CISA já reconhece Roulien Boechat como ativista indígena, a partir de março de 2023. Já foi autorizado, não só pela FUNAI, mas também pelas Aldeias Indígenas, a ter permanência para atuar como Antropólogo e Ativista.
A vida cultural do genial Roulien Boechat não para, pois está preparando, enquanto isso, sua exposição que ficará no VATICANO (Roma), a partir de outubro deste ano.
Estrada para o Morro do Rosa, em Carabuçu |
Cine Teatro Monte Líbano |
Maestro José Luiz Vargas, o "Coreto" |
A centenária Lira 14 de Julho, de Rosal, esteve hoje em Muriaé (MG) prestar uma singela homenagem ao Maestro José Luiz Vargas, o "Coreto", pelos seus 83 anos de vida.
Coreto comandou a Lira 14 de Julho por longos anos, tendo realizado grande serviço à agremiação e à comunidade rosalense.
O Norte Fluminense parabeniza Coreto, com votos de muitos anos de vida!
Wilma Martins Teixeira Coutinho |
Este céu de um azul intenso
E as flores do jardim
Com borboletas amarelas
São um encanto para mim!
Meu pensamento voa
Vai além do meu sentir
Acompanhar a borboleta
E trazê-la para mim
São momentos de muita paz
Este aqui no meu jardim
Momentos tão felizes
Que guardo só para mim!
Wilma
Raul Travassos, um gênio brasileiro: cenógrafo, restaurador, músico e artista plástico |
Samuel Xavier e seu Conjunto, em apresentação no Aero Clube |
Samuel Xavier foi um dos grandes músicos do país, e formou o grupo musical "Samuel Xavier e seu Conjunto".
Raul Travassos, por outro lado, sempre estudou música, chegando a se formar em piano pelo Conservatório de Música do Rio de Janeiro.
Raul se recorda do seu encontro com Samuel Xavier:
"Com Samuel Xavier, eu ganhei o meu primeiro cachê por participação num Baile em Natividade-RJ. Foi a primeira nota de 1000 cruzeiros da minha vida. Um Pedro Álvares Cabral.
"Eu era muito criança, acho que com 11 anos de idade, e não tinha a experiência musical suficiente para tocar com tantos talentos. Mas o show do intervalo do baile de Samuel Xavier era comigo. Sempre fazia sucesso porque tocava clássicos misturados com músicas populares mais consagradas... e o público aplaudia muito.
"Nunca participei de um ensaio da orquestra, pela minha condição de estudante, e meu pai era obrigado a estar presente nos bailes até às 02 horas da madrugada. A última vez que toquei na orquestra, foi no baile do dia 15 de agosto, e nesse dia fiquei até de manhã tocando porque meu pai e minha mãe estavam presentes. Nesse caso não tinha problema....kkkkkk
"O meu pagamento se deu na bomba de gasolina do Posto Santa Rita. Meu pai foi abastecer e, enquanto isso, Samuel que era o proprietário, veio à janela para me pagar....
"Saudades..."
Olá 👋 pessoa amiga e do bem.
*"Relembrando Samuel Xavier"*
Ao Nosso Eterno Mestre Musical 🎼 "Tio Samuel Xavier", de Bom Jesus do Itabapoana-RJ, desejo meus sinceros respeito e gratidão por tudo que sempre representou em nossas vidas!
*"Ele deixou muitos amigos, mas os verdadeiros amigos não dizem adeus..."*
*"Quem morre de verdade, são aqueles que não deixam legados para serem lembrados."*
*"A musica que encanta é o vinho que enche a taça do silêncio..."*
*"Boas lembranças, muitas histórias."*
... seu sobrinho,
✍ ...Rogério Loureiro Xavier
Wilma Martins Teixeira Coutinho |
Na minha juventude
Visitei Chico Xavier
Recebi um abraço amoroso
Nunca o esqueço onde estiver!
Foi uma alma de luz
Simples de muita humildade
Passou por este mundo
Só praticando bondade
Óh saudoso Chico Xavier
Sua memória se eternizará
Nos nossos corações
Que jamais te esquecerá 🙏
WilmaMTC