quarta-feira, 31 de maio de 2023

31 DE MAIO

 

Wilma Martins Teixeira Coutinho 


Neste lindo mês de Maio

Consagrado a Maria

Minha mãe me deu à  luz

Cercada de muita alegria!


Feliz é a minha vida

Numa Família de amor

Cercada de amigos queridos

Beijada como uma flor!


A saúde é o meu forte

Para chegar até aqui

Como também o carinho

Que sinto de todos por mim!


A vida sempre me sorriu

Desde o meu nascimento

Tive meus contratempos

Faz parte do crescimento!


Nesta minha longa vida

Vivi muita ilusão 

O que segurou mesmo

Foi meu forte coração ❤

OS 99 ANOS DO PRÍNCIPE DOS POETAS, ELCIO XAVIER





Elcio Xavier, na residência do dr. Norberto Seródio Boechat, em Pirapetinga de Bom Jesus




    Foto do blog do Jailton da Penha


Completou 99 anos, no dia 3 de maio de 2019, o Príncipe dos Poetas, Elcio Xavier, um dos grandes vates do país.

No Hotel Itavale, onde ficou hospedado, juntamente com seus filhos e parentes, foi cantado o Parabéns Pra Você! Ao depois, seguiu-se uma bela apresentação de piano, de sua filha...

O aniversariante, contudo, foi quem trouxe novos presentes para Bom Jesus: várias caixas de livros de sua rica biblioteca para o ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos), cujo objetivo, segundo ele, é fazer da mesma a mais qualificada do norte e noroeste do Rio de Janeiro.

Raridades também foram doadas à entidade: o exemplar número 1 do jornal A Parocchia, editado por Padre Mello em 1º de março de 1922, com artigo sobre a construção da primeira torre da Igreja Matriz, exemplares do jornal O INSTITUTO, do Instituto Euclides da Cunha, do prof. Azevedo, de 1940, que foi impresso por Elcio Xavier com um prelo obtido por um proprietário de parque de diversões que estava na cidade.












terça-feira, 30 de maio de 2023

Festa do Divino de Varre-Sai (RJ): uma lição para o mundo!




A Festa do Divino de Varre-Sai é um exemplo para o mundo 


Se é realidade que o sistema de dominação ideológica no mundo procura impor, através dos meios de comunicação e mídia, valores de egoísmo e individualismo que tendem a solapar a nossa sociedade, o pequeno município de Varre-Sai, no Noroeste Fluminense, através da Festa do Divino, faz o caminho inverso: dá uma lição ao mundo da preservação de sua história e de seus valores de fé, união e esperança!

A Festa do Divino, que ocorre no Dia de Pentecostes, se originou com a rainha Isabel, de Portugal, no século XIV, que saía às ruas para recolher esmolas para serem depois distribuídas aos pobres. A festa se espalhou pelo mundo por intermédio das comunidades dos Açores. 

Realizada no dia 28 de maio último, a Festa do Divino de Varre-Sai constituiu-se numa grande comemoração e celebrou também as tradicionais festividades das colheitas, que sempre permearam as Festas do Divino, anunciando a chegada de uma era de paz, com a partilha, a caridade e a união.

Com efeito, Varre-Sai é reconhecida oficialmente como a capital fluminense do café, sendo um município essencialmente agrícola.

O lindo cortejo pelas ruas da cidade, com cavaleiros, o Imperador e a Imperatriz, e a marcante procissão de tratores e caminhões constituiu-se em uma das mais belas demonstrações da força da sociedade varre-saiense, da agricultura familiar e dos valores de sua história e de sua cultura.

O importante resgate da história da Festa do Divino no município, com fotos e depoimentos, foi realizado pela escritora e memorialista Isabel Menezes, em matéria publicada pelo jornal O Norte Fluminense em 25 de maio de 2023.

A esmerada organização da festividade esteve a cargo do pároco Padre José Carlos Gualandi Degli Esposti, da Paróquia Pessoal de Nossa Senhora das Graças e São Sebastião, que tem como auxiliar o Padre Fabrício Luis Meira da Silva.

É a partir de um pequeno município do Noroeste Fluminense que o mundo pode constatar que a força da fé, da união, de sua cultura e de sua história se impõe.

Saudamos, portanto, com orgulho, Varre-Sai, sua gente e sua Divina Festa!






Entrega do cetro à Imperatriz 


Coração do Imperador 






































Procissão dos tratores e caminhões 
























 
Mural com a história da Festa do Divino 


Jovem coral da Paróquia 


Padre José Carlos Gualandi Degli Esposti e a escritora e memorialista Isabel Menezes 

Padre Fabrício Luis Meira da Silva e Padre João Bosco Pedrosa Fragoso de Carvalho




A saudável juventude varre-saiense 




























Isabel Menezes e seu filho 



Café Pellegrini 


Café Monteiro 


Isabel Menezes, Elisabeth Fabri, a Beth Doces, e Arlete Lopes da Silva 












Vereador José Carlos Monteiro, conhecido como Pará


A Festa do Divino em Varre-Sai celebra também as colheitas, anunciando a chegada de uma era de paz, com a partilha, a caridade e a união.