sábado, 27 de maio de 2023

REDI E O VALOR MAIS ALTO QUE SE ALEVANTA!

Antônio Paulo Pimentel da França


"Cesse tudo o que a Musa antiga canta/ Que outro valor mais alto se alevanta”, já versejava Camões no célebre poema “Os Lusíadas".

Pode-se dizer que, em nossa região, a REDI (Restauração e Ecodesenvolvimento da Bacia do Itabapoana) constitui um valor mais alto que se alevanta.

Antônio Paulo Pimentel da França, ecohistoriador e especialista em História Local e Regional, é o Coordenador Geral da REDI. Segundo ele, a entidade surgiu, como grupo, em agosto de 2020, e se institucionalizou em 2021, contando atualmente com 45 associados ativos e cerca de 300  simpatizantes vinculados à entidade.

De acordo com Antônio, o grupo surgiu a partir da luta contra a construção de novas hidrelétricas no rio Itabapoana. "Percebemos a necessidade de propor uma outra ideia de desenvolvimento, promovendo a restauração de áreas degradadas e o apoio ao turismo e microempreendedores. Assim, eu, Carlos Freitas, ex-diretor do IFF, e Ednilson Junior resolvemos fundar a REDI".

Segundo Antônio, "o objetivo da REDI é alcançar os 18 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana. Atualmente, a REDI possui escritórios em Bom Jesus do Itabapoana e em Bom Jesus do Norte, e está em vias de estabelecer um no município mineiro de Espera Feliz, o que configurará sua presença em três estados.

Uma de nossas conquistas foi a de trazer para a sociedade a discussão sobre a problemática socioambiental. Somos convidados para realizar palestras em escolas e em eventos. Tivemos também ação exitosa na aprovação de lei municipal que protege o rio em Bom Jesus do Itabapoana e que fortalece a luta contra a construção de novas hidrelétricas. Propusemos um projeto de lei à Câmara para o estabelecimento do Mona (Monumento Natural) e estamos articulando um projeto de lei de iniciativa popular para implantar o Parque Municipal de Jatobá.

Estamos propondo à Câmara Municipal de Bom Jesus a criação de uma Comissão de Defesa do Meio Ambiente, que possa, além de discutir os temas relevantes para o setor, viabilizar a aplicação do Plano Municipal de Gestão integrada de resíduos sólidos. A lei existe, mas não tem sido efetivada, na prática.

Conseguimos, em Bom Jesus do Norte, implantar a "Feira do Bem Viver", que ocorre uma vez por mês na praça principal. Em junho, ocorrerá a 7a. edição. O objetivo é contribuir para a sociedade pensar outra relação econômica com o território. Sentimos a mudança das pessoas em termos de educação ambiental, elas passaram a enxergar o potencial turístico que oferece o rio Itabapoana. Na medida em que se tem outra percepção do lugar, as pessoas passam a valorizar a si mesmas.

Estamos também contestando o projeto de implantação do Porto Central, em Presidente Kennedy (ES), que recebeu licença emitida pelo Ibama, e que, caso seja viabilizado, trará sérios prejuízos às comunidades tradicionais, salinizando as águas, impedindo a pesca e eliminando o ponto histórico do Santuário das Neves. Estamos produzindo, ainda, um documentário sobre a Foz do Itabapoana.

Por outro lado, estamos realizando tratativas com o poder público municipal de Mimoso do Sul (ES), para implantar um Centro de Memória na Vila dos Pescadores, na região de Limeira. Almejamos, ainda, que, a área de Limeira pertencente a Campos dos Goytacazes (RJ) seja convertida em um Museu a Céu Aberto. 

Apoiamos a aquisição, por parte do poder público municipal de Bom Jesus do Itabapoana, do antigo Cine Monte Líbano, que está desativado, pois apoiamos a criação de espaços para a juventude que possam ser convertidos em aparelhos culturais para o desenvolvimento humano".

Diante dos feitos e projetos da REDI, encerramos, também, com Camões: "Cessem do sábio Grego e do Troiano/ As navegações grandes que fizeram;/Cale-se de Alexandre e de Trajano/ A fama das vitórias que tiveram;/ Que eu canto o peito ilustre Lusitano,/ A quem Neptuno e Marte obedeceram".

*Criação e Valorização do Parque Municipal do Jatobá* 🌳

Nós, sociedade bom-jesuense e da região, interessados na criação de espaços que promovam a conservação ambiental, a promoção de educação ambiental, lazer e cultura, solicitamos a criação, via projeto de lei, do Parque Municipal do Jatobá, através da promulgação de uma Área de Proteção Ambiental (APA) no local.

Hoje, o espaço se encontra abandonado pelo poder público municipal, mesmo apresentando potencial incrível para diversas práticas sustentáveis de lazer, esporte e fruição pela população, tão carente de espaços com esse potencial no município, sobretudo em sua área urbana.

*Assine e divulgue!*

https://www.change.org/parque_do_jatoba

https://chat.whatsapp.com/B6ecnXD6mtE6rDcwUcbGQf

https://www.change.org/pelo_fim_dos_lixões

https://chat.whatsapp.com/Fo1mkw7wpCm0Avs72O8YcQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário