sábado, 28 de janeiro de 2023

Obras de asfaltamento entre Bom Jesus e Varre-Sai terão início em abril!

Chris Tonieto, deputada federal, na Pousada Boa Vista, Calheiros, Bom Jesus do Itabapoana, anunciou o início das obras do asfalto 


Uma excelente notícia para Bom Jesus do Itabapoana e Varre-Sai: a deputada federal Chris Tonieto anunciou, em reunião ocorrida no dia 24 de janeiro, na Pousada Boa Vista, região alta de Calheiros, Bom Jesus do Itabapoana, que as obras da pavimentação asfáltica entre a região de Aparecidinha, Calheiros, em Bom Jesus do Itabapoana, a Varre-Sai, terão início no próximo mês de abril.

Segundo Tonieto, a informação foi repassada a ela pelo Secretário de Cidades, Uruan Cintra. A licitação deve ser concluída em fevereiro, com as obras tendo início em abril.

Essa obra será marcante para o desenvolvimento da região, pois facilitará o escoamento da produção agrícola, além permitir o fortalecimento do turismo e a integração entre nosso município e Varre-Sai, a capital estadual do café.

Segundo informações, além dos produtores rurais que fizeram essa reivindicação,  atuaram para que esse sonho se tornasse realidade, a deputada federal Chris Tonieto, o prefeito de Varre-Sai, Silvestre Gorini e o deputado estadual Márcio Gualberto.

Ao final da reunião, na Pousada Boa Vista, que contou com a presença de cerca de 100 pessoas, a deputada Chris Tonieto deixou a seguinte mensagem:

"Costumo brincar que gostaria de ter o dom da bilocação. Em todos esses anos de mandato, nos quais visitei boa parte dos 92 municípios do Rio de Janeiro, sempre retorno para casa com o sentimento de dever cumprido, mas também, pensando em todo o povo querido que não consegui atender.

E nesse começo de ano, em especial, tive mais um feliz desafio, consegui cumprir todas as agendas propostas, mesmo com algumas intempéries no caminho - longas horas de viagem, fortes chuvas, estradas alagadas, ruas enlameadas - e estando grávida de 24 semanas da minha amada menininha, Maria Clara.

Visitei hospital, asilo, abrigo para deficientes, Igrejas, projeto para jovens, palestrei e conversei com inúmeros munícipes sobre as necessidades locais e o panorama político que vivemos em nosso país.

Sou muito grata por cada apoiador que me recebeu com um abraço apertado e um gostoso cafezinho nesses cinco municípios da região Norte e Noroeste que acabei de visitar".

Muito obrigada!!


 



Memória: em 12 de outubro de 2015, foi inaugurado o asfalto entre Calheiros e Aparecidinha 

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Paulo Sérgio do Canto Cyrillo e o prédio do Cine Teatro Monte Líbano

Gino Martins Borges Bastos 

Gino Martins Borges Bastos e o então Secretário de Obras, Paulo Sérgio do Canto Cyrillo, no prédio  Monte Líbano, em agosto de 2019



Em 2019, o saudoso Paulo Sérgio do Canto Cyrillo, então Secretário de Obras de nosso município, conseguiu, com os herdeiros do libanês Merhige Hanna Saad, as chaves do prédio do Monte Líbano, onde está situado o Cine Teatro Monte Líbano.

Num dos pavimentos do prédio, levou, por ocasião da Festa de Agosto, familiares do ex-governador Badger Silveira, para que ali pernoitasem.

Ele era um entusiasta da aquisição do prédio pela prefeitura, para ali restabelecer o nosso inesquecível Cine Teatro.

Paulo Sérgio do Canto Cyrillo era um homem raro, um político devotado à história e à cultura, que sempre pensava grande, no desenvolvimento humano de nossa gente!

Ele foi grande parceiro na construção do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, elaborando gratuitamente o projeto e acompanhando as obras, assim como no restabelecimento do Teatro Cinema Conchita de Moraes, que ainda se pretende entregar à sociedade da Usina Santa Maria e de Bom Jesus.

Espero que seu filho, Paulo Sérgio Cyrillo, agora como prefeito, dê continuidade aos sonhos do pai, e em especial, um que é, também, o anseio de toda a família bonjesuense: a incorporação do prédio do Monte Líbano ao patrimônio público, resgatando, assim, o nosso templo da cultura!

A situação atual do Cine Monte Líbano 


terça-feira, 24 de janeiro de 2023

VINHO VERDE, por Rogério Loureiro Xavier

 




Olá 👋 pessoa amiga e do bem. 


*"VINHO VERDE"*


MINHA QUERIDA MÃEZINHA, MÃE DALA, ADORAVA OUVIR E CANTAR ESTA LINDA CANÇÃO. ELA ESTARIA COMPLETANDO HOJE 103 ANOS. PARABÉNS MÃE GEDÁLIA LOUREIRO XAVIER, QUE NA MORADA DE DEUS ESTÁ A NOS PROTEGER...


Linda canção portuguesa que na voz do Padre Ezequiel Dal Pozzo ficou lindíssima!!! Que bela interpretação. Me faz recordar o cantor Roberto Leal. 


Vamos brindar sim à Fé, ao Amor, à Saúde,  ao Próximo, à Família, à Paz, às Alegrias... Enfim, por todas as graças recebidas. Com muita Felicidade com certeza. Gratidão!! E, sigamos firmes e fortes, com Jesus Cristo em nossos corações! Assim seja!!


✍ ... amigo Roger LX


Eterna Gedália Loureiro Xavier,por Rogério Loureiro Xavier

 


Olá 👋 pessoa amiga e do bem. 


*"Querida Mamãe Dala"*


*"Eterna Gedália Loureiro Xavier "*


Hoje estaria celebrando 103 anos de muito amor por todos nós! 

🕊💖🕯🙏


Aconteça o que acontecer na minha vida, eu sei que minha mãe estará sempre comigo. Apesar de não a ter mais aqui ao meu lado como antes, nossa ligação continua bem viva.


*"Nada parece o mesmo sem você… O sol não brilha tanto, as flores não cheiram tão doce, as músicas não tocam minha alma da mesma maneira porque foi o seu amor que as fez bonitas."*


💖💖💖💖


*"Saudade sim... Tristeza não."*


Segue uma linda poesia resgatada do caderno de receitas da minha mãezinha.


Ela sempre nos presenteando com lindas mensagens.


👇👇👇👇


✍ ... Rogério Loureiro Xavier, irmãs: Regina, Rosália, Raquel, Rosete, Rita. Famílias Loureiro e Xavier e seus inesquecíveis amigos.

*"Saudade é quando a gente quer a mamãe de volta, mas ela não desce do céu."*




domingo, 22 de janeiro de 2023

PASSEIOS EM PIRAPETINGA

 Lauro Amaral (ABDL-BJI)




Para melhor conhecer o município de Bom Jesus do Itabapoana, seguem algumas sugestões de possíveis passeios a Pirapetinga - 5o. Distrito. Para maiores informações, converse com um habitante local.

Distâncias: Bom Jesus do Itabapoana: 23 km; Itaperuna: 23 km; Arraial Novo/Varre-Sai: 30 km.

Cachoeira das Areias: a 3,4 km da praça central, no sentido de Arraial Novo/ Varre-Sai, ao lado direito vida estrada e próxima da Fazenda das Areias. É formada pelo ribeirão que nasce no Arraial Novo, ladeada por pastagens e trechos de matas ciliares. Com extensão de 250 metros, apresenta quedas com diversos pontos de parada e diferentes níveis de dificuldade, finalizando em um poço raso e amplo.

Cachoeiras do Bonito: ambas seguindo no sentido de Bom Jesus, virando para as esquerdas. São formadas pelo ribeirão que nasce no Maciço da Pedra Branca. A primeira, a 2,1 km da praça central, até uma ponte; mais de 250 m de caminhada, por pasto, descendo o ribeirão. Com extensão de 80 metros e ladeada por mata ciliar, apresenta grandes inclinações nas quedas d'água, pouco favorável para banhos. A segunda, seguindo pela mesma estrada, por mais de 900 metros, se localiza próxima ao sopé da Pedra Branca, na Fazenda do Bonito. Com 100 metros de extensão, inclinações suaves e coberta por Mata Atlântica primária.

Cachoeira da Queijeira: a 3,1 km da praça central, no sentido de Bom Jesus, depois à esquerda e à direita, abaixo da ponte, na descida final do morro. Formada pelo ribeirão da Pedra Branca, com 60 metros de extensão, ladeada por pastagens e bambuzal. De pouca inclinação, é favorável para crianças.

Cachoeira do Córrego do Leite: a 4,7 km da praça central, no sentido de Itaperuna, a seguir saindo à esquerda, em direção a Bom Jesus, novamente à esquerda, antes da Fazenda do Pavão. Formada pelo ribeirão do mesmo nome e ladeado por pastagens, apresenta cerca de 20 metros de extensão, em franca e única queda d'água, seguida de abertura de grande poço.

Fazenda do Bonito: a 3 km da praça central, no sentido de Bom Jesus, seguindo pelas esquerdas. Mantém seu terreiro com piso de tijolos de barros maciços.

Fazenda do Pavão: a 4,8 km da praça central, no sentido de Itaperuna, a seguir saindo à esquerda em direção a Bom Jesus. Foi propriedade de Carlos Borges Garcia, importante ex-prefeito do município.

Fazenda das Areias: a 4,2 km da praça central, no sentido Arraial Novo/ Varre-Sai. Mantém em funcionamento sua roda d'água gigante e grande terreiro de piso de pedras talhadas por escravos.

Fazenda Novo Oriente: a 4,7 km da praça central, no sentido Arraial Novo/ Varre-Sai, saindo antes à esquerda, para o Barreiro/Natividade. Apresenta infraestrutura totalmente preservada.

Maciço da Pedra Branca: a 8km da praça central, no sentido de Bom Jesus, seguindo para as esquerdas. Com 1.109 metros em sua maior altitude, se apresenta como o segundo ponto mais alto do noroeste fluminense. Acessível em estrada por cerca de 7 km, com trechos bastante íngremes (estes somente para veículos altos e com tração), seguida de caminhada por Mata Atlântica preservada por mais de 1 km.

Trilhas para ciclistas e cavalgadas: TCC-1 (com 10,5 km): Praça João Catharina - Mirindiba - Córrego do Leite - Palha Branca - Retorno. TCC-2 ( com 16,3 km): Praça João Catharina -  Sítio do Bolívar - Braúna - Fazenda do Pavão - Palha Branca - Retorno. TCC-3 ( com 20,8 km): Praça João Catharina - Queijeira -  São Thomé - Barra do Pirapetinga - Retorno.

Trilha para motoqueiros: TM-1 (com 12,3 km): Praça João Catharina -  Alto do Bom Será - Guandu -  Caminho da Pedra Branca - Bonito - Retorno. TM-2 (com 18,5 km): Praça João Catharina - Bonito - Caminho da Pedra Branca - Alto Moriá - Lajinha - Fazenda das Areias - Retorno.  TM-3 ( com 10,5 km) - Praça João Catharina -  Bom Será - Fazenda do Bonito - Canto do Djalma - Serra dos Pains -  Queijeira - Retorno. TM-4 ( com 14,0 km) - Praça João Catharina -  Fazenda do Bonito -  Grotão - Serra da Serônia - Queijeira - Retorno.

Trilha para caminhantes: TC-1 (com 4,6 km): Praça João Catharina - Bom Será - Bonito - Retorno.

Raul Travassos é Cidadão Varressaiense!

 


Raul Travassos, nosso gênio da Cultura nacional, é agora cidadão varressaiense!

O título foi entregue pelo vereador José Carlos Monteiro, conhecido como Pará, no dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, padroeiro de Varre-Sai, na Igreja de Santa Filomena.

Além do padre Rogério Cabral Caetano, estiveram presentes o prefeito municipal, Dr Silvestre José Gorini, e Maria Amélia Medeiros, que recebeu uma comenda do bispo diocesano.

Raul Travassos tem prestado relevantes serviços ao município de Varre-Sai, que preserva sua história e cultura. O município conta com grande descendência de italianos, e é conhecido como a Capital Estadual do Café.

Varre-Sai é também famoso pela fabricação do vinho de jabuticaba e por suas Adegas onde produzem essa modalidade especial de vinho.

Raul Travassos, não obstante seja, agora,  itaperunense, bonjesuense e varresaiense, é, na verdade, cidadão do mundo! Parabéns!


Raul Travassos recebeu o título de cidadão varressaiense na Igreja Santa Filomena 


Luciano Bastos faria 95 anos!





No dia 21 de janeiro, Luciano Augusto Bastos teria completado 98 anos. Nascido em 1928, em Carangola (MG), era filho de Olívio Bastos e Vivaldina Bastos. 

Mudou-se para Bom Jesus no dia 12 de junho de 1933, após a nomeação de seu pai para o cargo de Administrador da Estrada de Ferro Leopoldina, na Estação de Bom Jesus do Norte (ES). 

Advogado, diretor do antigo Colégio Rio Branco e do jornal O Norte Fluminense, foi influente político local. Casou-se com Leny Borges Bastos e integrou-se de tal forma em nosso município, que o abraçou de corpo e alma, como se fosse seu.

Faleceu no dia 8 de fevereiro de 2011.

Seus quatro filhos, Cláudia, Gino, Francia e Paula, atendendo o desejo do pai, preservam o prédio do Colégio Rio Branco, fundado em 25 de maio de 1920, e mantêm, com recursos próprios, todo o acervo do educandário, que foi transformado no Espaço Cultural Luciano Bastos, fundado no dia 12 de agosto de 2011.

Luciano Bastos vive!

O prédio e o acervo do antigo Colégio Rio Branco são preservados pelos filhos de Luciano Bastos, atendendo seu último desejo



Colégio Estadual Euclides Feliciano Tardin: 54 anos de fundação!

 


Ricardo Vargas Degli Esposti, Diretor Geral do educandário 


O Colégio Estadual Euclides Feliciano Tardin foi fundado no dia 9 de junho de 1969 e comemorará 54 anos. Seu nome homenageou o doador do terreno para a construção do educandário.

Atualmente, conta com cerca de 70 professores, 30 funcionários e 680 alunos. Já foi considerada a instituição com o maior número de alunos no ensino fundamental no Noroeste Fluminense.

O diretor Ricardo Vargas Degli Esposti, esposa Fátima e os filhos Alice e Davi


O Diretor Geral é o professor Ricardo Vargas Degli Esposti, casado com a também professora Fátima, com dois filhos: Alice e Davi. Ele atua há 15 anos no magistério. Exerceu a função de Diretor-Adjunto com a saudosa Diretora Vicensa, por 4 anos, assumindo a Direção Geral em 2021. É atuante junto aos movimentos religiosos de jovens há mais de 20 anos. É apaixonado por  música, principalmente religiosa, desde a infância.

Claudino Bartolazi Boechat, por sua vez, é o Diretor-Adjunto.

O colégio possui um conjunto de professores qualificados, como é o caso de Jussara Ofrante Alves, uma das mais antigas do educandário, que leciona Português, Literatura e História.

Outro professor de destaque é José Francisco, que produziu um texto exclusivo para nossa matéria.

Em dezembro de 2022, o colégio recebeu a doação de um piano por parte do jornal O Norte Fluminense, o que constituirá em importante instrumento para o desenvolvimento cultural dos alunos.


                       Relato sobre o Horto


José Francisco Melo Laurindo


                                

No início de 2012, através de concurso público, iniciei minha atuação como professor de História no Colégio Estadual Euclides Feliciano Tardin, e permaneço até hoje na estimada instituição. Durante esse período, eu não somente ensinei mas também aprendi muito, aprendi com os alunos, com o corpo docente, com amigos e com todos aqueles que constituem a base do nosso colégio. Muitos desses amigos ainda estão presentes em minha vida, alguns já se aposentaram, e outros já se encontram no plano celestial, mas, de certa forma, todos deixaram seus legados e contribuições no fortalecimento do nosso querido colégio, conhecido popularmente como Horto. Sinto um orgulho imenso por fazer parte da História do Colégio Estadual Euclides Feliciano Tardin, que tem como prioridade, não somente um ensino de qualidade, mas também a formação ética e moral do educando.


O Diretor Geral, Ricardo, e o Diretor-Adjunto Claudino


O Diretor Geral Ricardo e o Professor de História José Francisco Melo Laurindo 











O piano foi aplaudido, por professores e funcionários, ao chegar ao educandário 


O piano doado pelo jornal O Norte Fluminense 


Ricardo mostrou suas qualidades de pianista

                               





sábado, 21 de janeiro de 2023

O DEVER E A POESIA

 (Homenagem póstuma a esse grande Ser)


Wilma Martins Teixeira Coutinho 


Conheci Rubens Falcão 

Na Pasta da Cultura onde trabalhei

Sinto saudade até hoje 

De tudo que assimilei


Hoje nas minhas práticas 

Quero usar a perfeição 

Que ele sempre me ensinou

Ao fazer uma redação 


Nas minhas petições 

Em defesa dos clientes 

Uso a persuasão 

E saem sempre contentes


O Juiz ao assiná-las

Examina o seu teor

De acordo com o que leu

Ele dá o seu valor

"...Deferido com louvor"


Wilma

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Duas poesias de Paulo Xavier

 




DORES ALADAS


não foram grandes tristezas

que mataram minha alegria

mas pequenas tragédias

como um beija-flor

morto na sarjeta

ou a borboleta

linda amarela

esmagada no pára-brisa

do ônibus escolar

um quadro de dor

um sonho de criança

que não pode mais voar


        PAULO XAVIER

         12 11 22



 FRIO SERTÃO


pássaros exaustos

voando

no céu de teus olhos

acabam caindo

mortos

no deserto

que tens no peito


        PAULO XAVIER

        12 11 22

Rogério Loureiro Xavier e a Igreja Matriz Senhor Bom Jesus


 

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Denislauro da Silva Possidônio toma posse como vereador em Bom Jesus do Itabapoana

Denislauro Possidônio tomou posse como vereador 


Ocorreu no dia 17/01/2023,  uma sessão extraordinária da Câmara Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, em que aconteceu a posse do vereador Denislauro da Silva Possidonio (PSD, Partido Social Democrático).

Ele assumiu o cargo, após o vereador Léo Gás (PSD) assumir o cargo de secretário municipal de Obras, Transportes e Serviços Públicos.

Denis, como é chamado, é advogado, servidor público federal aposentado, tem 57 anos,  e é natural do distrito da  Usina Santa Maria.

Em seu discurso, agradeceu a Deus e à sua família, assinalando que pretende contribuir com o aprimoramento da legislação municipal e somar forças com os demais edis para promover o desenvolvimento do município.

Emocionado, referiu-se "à minha terrinha Usina Santa Maria, onde nasci, cresci, um lugar que eu amo, e que me colocou na vida pública".

Denis salientou, ao final, que pretende trazer à pauta de discussão, a inclusão das mulheres, dos negros, dos portadores de deficiência e dos mais necessitados.

Compareceu à posse o ex-prefeito Roberto Tatu.

Vereador Denislauro Possidônio e família, na Câmara de Vereadores (fotos: Ascom CMBJI)






André Luiz de Oliveira presta contas sobre Instituto de Menores Roberto Silveira!



 

André Luiz de Oliveira: presidente do Instituto de Menores Roberto Silveira 


André Luiz de Oliveira, presidente do Instituto de Menores Roberto Silveira, divulgou para a sociedade a prestação de contas de doações recebidas nos anos de 2021 e 2022.

Trata-se de uma ação louvável.

Uma prestação de contas à sociedade é sempre indicativa de uma administração correta, que não tem nada a temer. Que possa servir de exemplo! 


Prestação de contas sobre doações recebidas em 2021 e 2022







No inverno da vida!

 

Wilma Martins Teixeira Coutinho 


Sou Poeta da madrugada

Quando o sono me abandona

Lembro dos amores vividos

E como fui tão amada!


Hoje no inverno da vida

A lembrança permanece

Porque o amor verdadeiro 

O coração não esquece!


O ultimo beijo trocado?

Guardei no meu coração 

Foi um beijo de saudade

Despedida de emoção! 


Wilma

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

A morte do rio


Ernani Antônio Lepre Teixeira 





Vejo-te morrendo sem nada poder fazer
Merecendo explicações não para mim
Para as outras gerações sim
Estás sem limites obedecer

Tecnologia falando alto
Com supervisão de autoridades
Interesse e dinheiro aos saltos
Dispersando grandes facilidades

Olhando para o passado e presente
Tenho dúvidas para enxergar o futuro
Belo e rico rio não sais da minha mente
Que a mim me parece tão obscuro

Me doem alma e coração
Vê-lo sendo destruído
Não consigo conter a emoção
Tornando o meu peito dolorido

Nome da bacia, cidades proclamada
Cuidem deste famoso nome, que nasce no Caparaó
Preservem o berço de tantas vidas roubadas
Nesta luta não o deixe só

Ouro vindo da montanha
Encontrando-se com o mar
Itabapoana querido
É nosso dever preservar!




 

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Carnaval promete brilhar em Bom Jesus do Itabapoana!


Arquivo: Carnaval de 2019

Representantes das quatro agremiações carnavalescas de Bom Jesus do Itabapoana se reuniram ontem à noite na Praça Governador Portela e divulgaram a programação dos desfiles do carnaval 


No dia 16 de janeiro, as quatro agremiações carnavalescas de Bom Jesus do Itabapoana, Acadêmicos da Aristides Figueiredo, Independente do Monte Calvário, Bloco Bomjezueira e Unidos do Castelo Branco, se reuniram na Praça Governador Portela para anunciarem a programação dos desfiles do carnaval bonjesuense.

                      Programação dos desfiles 


Sexta-feira 18/02 - Acadêmicos da Aristides Figueiredo, homenageando Raul Travassos

Sábado 19/02 - Independente do Monte Calvário, homenageando Toninho do Tupy

Domingo 20/02 - Bloco Bomjezueira Bela Vista, homenageando Paulo Portugal

Segunda-feira 21/02 - Unidos do Castelo Branco, com enredo ainda não divulgado.




 
Por outro lado, João Barbosa, coordenador financeiro da prefeitura, e Angélica Hullen, secretária de assistência social e habilitação, anunciaram, pela mídia, o apoio do prefeito Paulo Sérgio Cyrillo ao desfile e às agremiações, oferecendo material e mão de obra para a confecção de fantasias.

Frederico Sueth, ativista cultural, em contato com o jornal O Norte Fluminense, assinalou que está apoiando a a criação de Liga de Escolas de Samba de Bom Jesus. Segundo ele,  "estou coordenando a captação de recursos financeiros junto à iniciativa privada e articulando junto ao poder público o apoio às quatro agremiações carnavalescas".


Temos, portanto, motivos para acreditar que o carnaval de Bom Jesus brilhará no próximo mês de fevereiro!


Ativista cultural Frederico Sueth está apoiando a criação da Liga de Escolas de Samba


Os homenageados de 2023

Raul Travassos 


Raul Travassos, um gênio de nossa cultura 


Raul Travassos é um dos gênios de nossa cultura, que será homenageado nesse carnaval, pela Acadêmicos da Aristides Figueiredo. Como Secretário de Cultura, organizou importantes Carnavais, além de promover eventos inéditos que passaram a se incorporar no calendário municipal.

O nome de Raul Travassos é, por outro lado, reconhecido na Universidade de Brasília (UnB), no curso de Artes Cênicas, como um dos cenógrafos mais importantes do país.

Segue a relação de novelas da TV Globo, em que Raul Travassos atuou como cenógrafo, eternizando o seu nome na história da cultura do país.


Carreira

Na televisão (como cenógrafo)

Fogo sobre Terra (1974)
Escalada (1975)
Bravo! (1975)
Anjo Mau (1976)
Estúpido Cupido (1976)
Locomotivas (1977)
Te Contei? (1978)
Sem Lenço, sem Documento (1978)
Pecado Rasgado (1979)
Feijão Maravilha (1979)
Os Gigantes (1979)
Água-viva (1980)
Coração Alado (1981)
Baila Comigo (1981)
Sol de Verão (1982)
Sétimo Sentido (1982)
Partido Alto (1984)
Roque Santeiro (1985)
Selva de Pedra (1986) (1986)
Mandala (1987)
Terra Nostra (1999)
Esperança (2002)
Um Só Coração (2004)
A Lua Me Disse (2005)
Cobras & Lagartos (2006)
Maysa - Quando Fala o Coração (2009)
Viver a Vida (2009)


 


                                        Toninho do Tupy 

          


Toninho do Tupy será homenageado pela  do Monte Calvário.

Fundador do famoso Tupy Dancing Club e da Escola Unidos do Samba, em Bom Jesus do Norte, ele é a legenda de nosso carnaval. Foi ele quem implantou os famosos Bonecos do Tupy, nas festas momescas.

Os primeiros bonecos produzidos foram o Careca Barrigudo e Boneca, que fizeram um sucesso, em 1958. Posteriormente, o número de bonecos foi aumentando.

Atualmente, Toninho do Tupy é reconhecido nacionalmente como artesão especialista em construir Bonecos Gigantes, utilizando material reciclado.



Desfile dos Bonecos do Tupy no carnaval (arquivo de Toninho do Tupy)

Os Bonecos do Tupy, de Toninho do Tupy, desfilaram no carnaval de 2017, quando Raul Travassos era Secretário de Cultura, sob o patrocínio do jornal O Norte Fluminense 


O cineasta Philip Johnston entrevistou Toninho do Tupy e produziu um documentário sobre os blocos carnavalescos em 2017


                        

                            Paulo Portugal 




Paulo Portugal será homenageado pelo Bloco Bomjezueira Bela Vista. Foi prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, entre 1983 e 1989. O carnaval, neste período, foi considerado um dos melhores da história do município.