segunda-feira, 20 de maio de 2013


CORRIDA PARA O BOLSA FAMÍLIA EM BOM JESUS

Após um boato de que o dia 19 de maio, domingo, seria o último para a retirada dos valores relativos ao bolsa família, uma multidão se aglomerou, à noite, na agência da Caixa Econômica e no posto existente no Posto Santa Rita. A Polícia Militar manteve a ordem.







Carlos Augusto, morador no Loteamento Grande Vitória, em Bom Jesus do Norte (ES), afirmou que estava dormindo quando "fui acordado e me disseram que o último dia para retirar o bolsa família seria hoje. Por isso, vim conrrendo para a agência". Quando as notas dos caixas eletrônicos acabaram, a multidão se retirou de forma ordeira.




Carlos Augusto: "disseram que hoje, dia 19, seria o útlimo dia para retirar o bolsa família, e vim correndo"

domingo, 19 de maio de 2013

FOTOS DO SESQUICENTENÁRIO DA PARÓQUIA DE BOM JESUS DO ITABAPOANA

(Acervo da Paróquia Senhor Bom Jesus, de Raul Travassos e de Rosângela Figueiredo)


















































































Paróquia Senhor Bom Jesus


HISTÓRICO

A Paróquia do Senhor Bom Jesus criada aos 14 de novembro de 1862 conforme o Art. 1º do decreto 1261 – “O Arraial do Senhor Bom Jesus – na freguezia de Nossa Senhora da Natividade, no Município de Campos, fica ereto em freguezia com a invocação do Senhor Bom Jesus do Itabapoana”. Seu território faz divisa com as paróquias: São José (Bom Jesus do Itabapoana), São José do Avahy (Itaperuna), Nossa Senhora da Natividade (Natividade), São Sebastião (Varre – Sai) e Paróquia São Geraldo Magela (Bom Jesus do Norte - ES – Diocese de Cachoeiro do Itapemirim).
Sua principal comemoração é no dia 06 de agosto, dia do Padroeiro Senhor Bom Jesus com sua tradicional Quermesse. Nos dias que se seguem até o dia 15 temos a Festa da Coroa, do Cetro e a Bandeira do Divino Espírito Santo que aqui chegaram por volta de 1860 vindo da cidade do Rio Pomba – MG. Constituem essas relíquias a mais antiga da história e da fé de nossa terra e de nossa gente. A festa foi iniciada em maio de 1863, eram feitas muitas procissões nas fazendas e casas, espalhando a devoção que foi religiosamente cumprida até 1955. Foi novamente lembrada e voltando às origens em 1983 até nossos dias.

CAPELAS PAROQUIAIS
CAPELA NOSSA SENHORA APARECIDA
Localidade: Almeida – 1º Distrito – zona rural

CAPELA NOSSA SENHORA APARECIDA
Localidade: Calheiros – 2º Distrito – zona rural

CAPELA SANTA LUZIA
Localidade: Barra – 1º Distrito – zona rural

CAPELA SANTO ANTONIO
Localidade: Calheiros – 2º Distrito – zona rural

CAPELA SÃO JOÃO BATISTA
Localidade: Braúna – 1º Distrito – zona rural

CAPELA NOSSA SENHORA DO CARMO – CONVENTO
Irmandade das Carmelitas Servas dos Pobres do Brasil
Rua 21 de Abril, 70 – Centro – Bom Jesus do Itabapoana
Responsável: Ir. Belém, Ir. Sênnis e Ir. Conceição de Maria
E-mail: irmamariasennis@yahoo.com.br

CAPELA CRISTO REI
Localidade: Monte Calvário – Bom Jesus do Itabapoana

CAPELA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
Localidade: Pirapetinga de Bom Jesus – 5º distrito

CAPELA SANT´ANA
Localidade: Rosal – 3º distrito

CAPELA SANTA ROSA DE LIMA
Bairro Santa Rosa – Bom Jesus do Itabapoana

CAPELA SANTA TERESINHA
Bairro Santa Teresinha – Bom Jesus do Itabapoana

CAPELA SÃO SEBASTIÃO
Bairro Sebastião Pimentel Marques – Bom Jesus do Itabapoana

SECRETÁRIOS
* José Tarcísio Roseira André
* Neuza Luiza Azevedo Jacomine

fonte: http://www.diocesedecampos.org.br/paroquias/bom_jesus_itabapoana/senhor_bom_jesus.asp









terça-feira, 14 de maio de 2013

DIA MEMORÁVEL NO ECLB




O dia 13 de maio foi um dia memorável no ECLB. Dando o início à 11a. Semana Nacional doe Museus, a entidade promoveu, pela manhã, a abertura da Exposição COLECIONAR PARA QUÊ? onde diversos expositores de Bom Jesus do Itabapoana e da região estiveram presentes. A Exposição teve grande acolhimento por parte dos estudantes e prosseguirá até o mês de junho.












À noite, o ECLB recebeu uma visita histórica: Maria Prestes, esposa de Luíz Carlos Prestes. Ela esteve em Bom Jesus para participar do lançamento do seu livro "Meu Companheiro - 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes", organizado pelo IFF (Instituto Federal Fluminense). O professor de História da entidade, Luciano Rezende, acompanhou Maria Prestes, que apreciou as instalações do ECLB e escreveu dedicatórias aos presentes que a reconheceram e adquiriram seu livro.

Maria Prestes no ECLB



Maria Prestes fez dedicatória em seu livro, em uma das salas do antigo Colégio Rio Branco


Em seguida, ocorreu a solenidade relativa à doação ao ECLB, por parte dos filhos de Alípio Garcia Campos, José Francisco e Maria Cândida Borges de Campos, de 18 volumes encadernados do jornal A Voz do Povo concernentes às décadas de 40 a 60. Esta doação foi idealizada pela ex-vereadora Maria Áurea Megre Hobaica. Estiveram presentes ao evento a dra. Nísia Campos, redatora do jornal A Voz do Povo e presidenta do ILA (Instituto de Letras e Artes Dr. José Ronaldo do Canto Cyrillo), a diretora de Cultura de Bom Jesus do Itabapoana, Martha Salim e os vereadores Celso Rezende e Leo Xambao.

José Francisco Borges de Campos: brilho de pai para filho


José Francisco, diretor do Instituto do ILTC (Instituto de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência (www.iltc.br) proferiu um discurso que, por sua grandeza, deve ser, futuramente, convertido para publicação em O Norte Fluminense.

José Francisco, Claudia Bastos, Maria Áurea, Martha Salim e Dra. Nísia Campos


A impressão que se tinha, ao ouvi-lo, é que, repentinamente, Bom Jesus do Itabapoana retornara aos tempos áureos de personagens da estirpe de seu pai, Alípio Garcia Campos, dos escritores e oradores eloquentes que convenciam não só pelo dom da palavra, mas pela coerência da mesma com a ação.

Ao final do dia memorável, ficou a certeza de que os sonhos e as lutas de Alípio Garcia Campos continuam presentes.


Maria Cândida e José Francisco Borges de Campos, ex-alunos do Colégio Rio Branco, emocionados ao reverem o local onde estudaram

domingo, 12 de maio de 2013

RECITAL DE VIOLÃO NO ECLB COM ADLER TATAGIBA: DIA 25 DE MAIO




CALÇAMENTO EM PERÍODO PRÉ-ELEITORAL DERRUBA PREFEITA BRANCA MOTTA


Justiça Eleitoral decretou a perda do mandato da prefeita Branca Motta


Acolhendo o pedido da Coligação em Respeito ao Povo de Bom Jesus, formada pelos partidos PR/DEM, em Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), a juíza eleitoral Fabíola Costalonga decretou a perda do mandato eletivo da prefeita Maria das Graças Ferreira Motta e de Jarbas Teixeira Borges Junior, tornando-os inelegíveis por 8 (oito) anos.

Na sentença proferida no Processo no. 389-37.2012.6.19.0095, a magistrada consignou que "ficou demonstrado nos autos que o Município iniciou a licitação das obras públicas em questão em período eleitoral. O pedido de abertura da licitação se deu no dia 09/07/2012 (fl.88), ou seja, já no período vedado, tendo sido assinado o contrato de prestação de serviço no dia 28/08/2012, conforme noticiado às fls.459/471. Portanto, tudo se deu de forma rápida e, pior, no periodo pré-eleitoral vedado".

Prosseguindo, a sentença assinalou que "No termo de verificação à fl. 44/45 demonstra-se evidente, pela Equipe de Fiscalização desta Zona Eleitoral, em relatório datado de 02/10/2012 (período pré-eleição), a constatação de andamento de obra pública de pavimentação, no período pré-eleitoral vedado, em diversas ruas de bairros da cidade (Pimentel Marques, Centro e Santa Terezinha). Assim, constata-se veemente o início da obra em período eleitoral vedado".

Restou salientado ainda que "há prova da existência de 40 seções eleitorais nos bairros citados pela Equipe de Fiscalização Eleitoral, ou seja, onde as obras públicas estavam sendo executadas. Ademais, o documento de fl. 64 aponta a vitória dos réus nas últimas eleições por uma diferença pequena de votos em relação ao segundo colocado (6.738 contra 6.630), ou seja, de apenas 108 votos. A hipótese, em tela, portanto, realmente possuiu gravidade e repercussão capaz de desequilibrar o pleito eleitoral, eis que vislumbra-se nítido condão de influir na vontade do eleitor, de modo a alterar o resultado do pleito".

Como as decisões em processos eleitorais não possuem efeito suspensivo, tal decisão deverá ser executada imediatamente.

A prefeita Branca Motta opôs, contudo, perante a própria Justiça Eleitoral, no dia 09 de maio, o recurso de Embargos de Declaração, enquanto a Câmara de Vereadores enviou ofício à magistrada, solicitando informações sobre como deve proceder diante do ofício recebido pelo Poder Judiciário para tomar as providências cabíveis.

Caso a prefeita Branca Motta não consiga reverter a decisão, através do recurso impetrado, e também  através de decisão liminar, perante o Tribunal Regional Eleitoral, deverá ser empossado Roberto Elias Figueiredo Salim Filho, conhecido como Roberto Tatu, que ficou em segundo lugar na eleição passada.
ANTIQUÁRIO EM RIO NOVO DO SUL (ES)


"Relicário Brasil", de propriedade de João Emery, é um bem montado antiquário estabelecido em Rio Novo do Sul (ES). A diversidade de bens oferecidos tem atraído pessoas de várias regiões e revela a valorização crescente por objetos históricos.











FLAGRANTE EM BOM JEUS DO ITABAPOANA



BONJESUENSE SE DESTACA NA ARTE DO BAMBU

Luiz Roberto Lepre é bonjesuense radicado há 4 anos na cidade de Lumiária (MG). Lá, vive como agricultor e como artesão do bambu: " Aprendi a técnica de trabalhar com o bambu e produzo mobílias e decoração. O bambu é o mestre", salienta.

Sempre que vem visitar os pais em Bom Jesus, Luiz procura mostrar o seu trabalho, por ocasião das feiras. Possui o blog http://taoyinyang64.blogspot.com.br/  e realiza oficinas de construção de instrumentos. Telefones de contato: 35-98461490 e 35-92071606





Mandala tibetana



Luiz Roberto e a quena

CENTENÁRIO DO OLYMPICO E DO ORDEM E PROGRESSO SERÁ CONTADO EM LIVRO



Pedro Teixeira: consagrado historiador calçadense


O consagrado historiador calçadense Pedro Teixeira anuncia que o ano de 2014 será o ano do centenário do Olympico Futebol Clube e de Ordem e Progresso Futebol Clube. Por este motivo, estará lançando um livro sobre o tema.

Segundo Pedro Teixeira, os grandes clubes brasileiros como o Palmeiras, de São Paulo, também comemorarão 100 anos, em 2014: "Meu livro contará também fatos pitorescos de ambos os clubes. O Paulinho Discos ajudou-me bastante neste sentido. Um desses fatos relaciona-se ao atleta do Olympico, o Alvinho, que não possui um braço. Quando ele foi bater a lateral, o árbitro puniu-o, dizendo a ele o seguinte: 'a regra diz que o lateral tem de ser batido com as duas mãos' ", arremata Pedro, com humor.