segunda-feira, 29 de setembro de 2014

PORCIÚNCULA PRESERVA PRÉDIOS HISTÓRICOS







A partir do período das plantações de café, no século XIX, Porciúncula (RJ) viu ocorrerem, em seu solo,  belas construções de prédios que estão preservados até hoje.

O nome do município foi dado em homenagem ao então governador do Estado do Rio de Janeiro, José Tomás de Porciúncula, que, ao assumir o posto em 1892, fez intervenção em favor da população, que reivindicava que a linha de trem que ligava Campos dos Goytacazes (RJ) e Tombos (MG), passasse na  localidade.

José Tomás de Porciúncula teve, contudo, ação prejudicial a Bom Jesus do Itabapoana, uma vez que retirou seu status de município, obtido sob o governo de Francisco Portela, em 1890, para colocá-lo como distrito de Itaperuna (RJ), o que perdurou até o dia 1o. de janeiro de 1939. 

Um outro elo entre Porciúncula e Bom Jesus do Itabapoana se dá através de José Sauma, pai de Alzira Sauma, sogra do ex-governador Roberto Silveira, que construiu residência no distrito de Purilândia.

Fachada da residência do libanês Merhinge Hanna Saad e sua esposa Alzira Sauma, em Bom Jesus do Itabapoana




O NORTE FLUMINENSE esteve em Porciúncula e registrou alguns prédios históricos.Vejam a seguir.






























domingo, 28 de setembro de 2014

BONJESUENSE QUER TOMBAMENTO DE PRÉDIOS HISTÓRICOS





O líder comunitário André Luiz de Oliveira, que tem se destacado no exercício de cidadania, formulando requerimentos a diversos órgãos públicos em favor da comunidade, apresentou requerimentos à Prefeita Municipal, Branca Motta, e à Câmara de Vereadores solicitando o tombamento dos prédios históricos que estão se perdendo ou sendo demolidos.

No ofício endereçado à prefeita bonjesuense, André sugere que a Comissão a ser formada para a elaboração da relação dos imóveis a serem tombados, seja integrada por Adilson Figueiredo e Raul Travassos, nomes ligados à cultura em nosso município.

Vejam os requerimentos.








Bom Jesus do Itabapoana, 24 de setembro de 2014

Exmo. Sr. Presidente da Câmara dos Vereadores,
Dr. LUCIANO NUNES


Cumprimentando-o, e tendo em vista que o Município de Bom Jesus do Itabapoana possui inúmeros prédios de valor cultural e histórico que estão se perdendo, por impossibilidade de conservação por parte dos seus proprietários, requeiro seja elaborado projeto de lei objetivando o Tombamento de todos os prédios e casarões históricos da cidade de Bom Jesus do Itabapoana, assim como dos distritos de Rosal, Calheiros, Pirapetinga de Bom Jesus, Carabuçu e Serrinha. Para tanto, deve o projeto de lei prever a criação de uma Comissão que irá indicar os imóveis a serem tombados. Requeiro, outrossim, que o projeto de lei preveja a isenção de IPTU para todos os prédios tombados.

 Atenciosamente,

ANDRÉ LUIZ DE OLIVEIRA







Bom Jesus do Itabapoana, 24 de setembro de 2014

Exma. Sra. Prefeita Municipal
BRANCA MOTTA


Cumprimentando-a, e tendo em vista que o Município de Bom Jesus do Itabapoana possui inúmeros prédios de valor cultural e histórico que estão se perdendo, por impossibilidade de conservação por parte dos seus proprietários, requeiro seja elaborado projeto de lei objetivando o Tombamento de todos os prédios e casarões históricos da cidade de Bom Jesus do Itabapoana, assim como dos distritos de Rosal, Calheiros, Pirapetinga de Bom Jesus, Carabuçu e Serrinha. Para tanto, deve o projeto de lei prever a criação de uma Comissão que irá indicar os imóveis a serem tombados. Aproveito para indicar, para integrarem a referida comissão, os nomes de Adilson Figueiredo e Raul Travassos, pessoas devotadas à cultura em nosso município. Requeiro, outrossim, que o projeto de lei preveja a isenção de IPTU para todos  os prédios tombados.

 Atenciosamente,


ANDRÉ LUIZ DE OLIVEIRA

 
André Luiz de Oliveira: exercício permanente de cidadania

sábado, 27 de setembro de 2014

OFICINAS DE CERÂMICA E AS NOVAS GERAÇÕES




Instrutora Magda Brito de Araújo, André Luiz de Oliveira, e os alunos da oficina de cerâmica

As oficinas de cerâmica, que ocorrem todos os sábados, a partir das 9h, no Museu da Cerâmica, localizado na Avenida Tenente José Teixeira, continuam atraindo crianças, o que significa dizer que apontam para a construção das novas gerações.

Maria Clara Pimentel dos Santos (11)

Edilene Péres, a Leninha, trouxe a filha Vitória para participar das oficinas. "Aqui é um espaço de aprendizagem e enriquecimento. Além disso, é um período em que o tempo está sendo utilizado produtivamente. Espero que minha filha tenha gosto pela arte", assinala.

Miguel Arcanjo Bortoline Pimentel (9)

A instrutora Magda Brito de Araújo, após 30 anos de atividades no ofício na Argentina,  fixou-se na Usina Santa Maria por conta do trabalho com a cerâmica e está ministrando as oficinas, revezando com o professor Daniel de Lima.

Thaís Melo de Oliveira Ribeiro (10)

As oficinas são gratuitas, patrocinadas pelo jornal O Norte Fluminense.

Kiara Domingues Baroni (10)



Isabela Capaccia Fiori dos Santos (10)



Vitória Caroline Martins Ferreira (10)

Maria José Domingues Caldas



Edilene Péres trouxe a filha Vitória

Alunas trazem lanche

O resultado dos trabalhos na oficina de hoje

DEFENSORES DOS ANIMAIS PROTESTAM CONTRA A PREFEITA BRANCA MOTTA







Voluntários da APAN (Associação Protetora dos Animais e Natureza) procuraram O Norte Fluminense para protestar contra a ação comandada pela prefeita Branca Motta em relação aos animais de ruas.

"Quem alimenta animais de rua foram advertidos por fiscais, que poderão sofrer processos. Além disso, avisaram que irão recolher os cachorros e eliminá-los, o que é um absurdo. Nós amamos os animais, e dedicamos a eles parte de nosso tempo. A prefeitura deveria ser a primeira a unir-se a nós para buscar uma solução que concilie os interesses de todos, e não agir autoritariamente e abusivamente", salienta um dos reclamantes.

"No próximo dia 4 de outubro, será comemorado o dia Dia Nacional dos Animais. Convidamos  todos a unirem-se a nós nesta causa", finaliza.



Cidadãos teriam sido advertidos por alimentarem animais de rua

PARA ONDE VAI O DINHEIRO DA PREFEITURA E DO ESTADO APÓS A FESTA?








Um banner pago com recursos públicos, por ocasião da Festa de Agosto em 2012, em Bom Jesus do Itabapoana, virou lona de barraquinha durante os festejos que ocorrem neste fim de semana em Guaçuí (ES).

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Bonjesuense quer busto em homenagem a Badger Silveira


O líder comunitário André Luiz de Oliveira apresentou requerimento à prefeita Branca Motta solicitando a confecção de um busto em homenagem ao ex-governador bonjesuense Badger Silveira, para que o mesmo seja fixado ao lado do busto do irmão Roberto Silveira. Ofício idêntico foi endereçado ao Presidente da Câmara Municipal para que, em articulação com a prefeitura, façam a necessária reparação à injustiça histórica.

Vejam os ofícios.





Bom Jesus do Itabapoana, 24 de setembro de 2014

Exma. Sra. Prefeita Municipal
BRANCA MOTTA


Cumprimentando-a, e tendo em vista que Bom Jesus do Itabapoana possui dois filhos que se tornaram governadores e dignificaram o nome do município no país: Roberto Silveira, morto em evento trágico e Badger Silveira, cassado pela ditadura militar, e levando-se em conta que, na Praça Governador Portela, há um busto apenas de Roberto Silveira, requeiro seja determinada a confecção de um busto em honra de Badger Silveira e que o mesmo seja fixado ao lado do busto de seu irmão, reparando-se, assim, uma injustiça histórica.

 Atenciosamente,

ANDRÉ LUIZ DE OLIVEIRA




Bom Jesus do Itabapoana, 24 de setembro de 2014

Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal
LUCIANO NUNES


Cumprimentando-o, e tendo em vista que Bom Jesus do Itabapoana possui dois filhos que se tornaram governadores e dignificaram o nome do município no país: Roberto Silveira, morto em evento trágico e Badger Silveira, cassado pela ditadura militar, e levando-se em conta que, na Praça Governador Portela, há um busto apenas de Roberto Silveira, requeiro que, em articulação com a prefeita Branca Motta, para quem enviei ofício com este teor, seja determinada a confecção de um busto em honra de Badger Silveira e que o mesmo seja fixado ao lado do busto de seu irmão, reparando-se, assim, uma injustiça histórica.

 Atenciosamente,

ANDRÉ LUIZ DE OLIVEIRA