quarta-feira, 29 de junho de 2022

ONG REDÍ visita o CINE TEATRO MONTE LÍBANO



Carlos Freitas conheceu, hoje, as instalações do antigo Cine Teatro Monte Líbano 

Carlos Freitas, vice-diretor da ONG REDÍ (Reflorestamento e Ecodesenvolvimento da Bacia Hidrográfica do Itabapoana) e professor do Instituto Federal Fluminense, visitou, hoje, as instalações do antigo Cine Teatro Monte Líbano, desativado há 28  anos.

O prédio Monte Líbano, onde está situado o Cine Teatro, foi inaugurado pelo libanês Merhige Hanna Saad, no dia 14 de agosto  de 1950, com capacidade para mil pessoas, nada devendo aos melhores teatros da capital. O local recebeu os maiores nomes do teatro e da música brasileira. Na época de sua construção, ocorreu um investimento aproximado de CR$3.000.000,00 (três milhões de cruzeiros).

O Cine Teatro fechou suas portas em 1989. O último evento ocorrido lá, contudo, foi o Festeatro, em outubro de 1994. 

Festeatro foi o último evento ocorrido no Cine Teatro Monte Líbano, em outubro de 1994 (foto do acervo de Maria José Martins)

No dia 19 de novembro de 2002, o Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro publicou o tombamento provisório do prédio pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural).

Carlos Freitas disse que "é admirável um patrimônio como esse, que mostra a pujança do passado. Existem, no Brasil, poucos lugares como esse, com essa arquitetura. Bom Jesus e região merecem que esse local seja restabelecido. Não podemos deixar esse patrimônio perdido. Sabemos que existem trabalhos para a retomada desse local, mas a REDÍ quer dar a sua força, o seu apoio junto ao Executivo e ao Estado para que o Cine Teatro Monte Líbano volte a funcionar aberto ao público".





Carlos Freitas e a entrada do Cine Teatro Monte Líbano 

Prédio Monte Líbano, onde está situado o Cine Teatro Monte Líbano 



segunda-feira, 27 de junho de 2022

SEJAM BEM-VINDOS OS REPRESENTANTES DAS CASAS DOS AÇORES NO BRASIL!

 

Daniel Gonçalves, Conselheiro da Diáspora Açoriana pelo Estado do Rio de Janeiro, que integrará a comitiva em nossa região, deu importante apoio para a fundação da CAES 

Junto com o Dr José Andrade, Diretor Regional das Comunidades, estarão em nossa região os representantes das seguintes Casas dos Açores no Brasil, a quem também damos as boas-vindas:


Casa dos Açores do Rio de Janeiro – Diretor Cultural Marcos Borba 

Casa dos Açores de São Paulo – Vice-Presidente Roberto de Melo Correia

Casa dos Açores de Santa Catarina – Presidente Sérgio Luiz Ferreira

Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul – Presidente Viviane Peixoto Hunter

Casa dos Açores do Maranhão – Presidente Honorário Paulo Matos

Conselheiro da Diáspora Açoriana pelo Estado do Rio de Janeiro – Daniel Gonçalves

Dr Nino Moreira Seródio, o notável idealizador da Casa dos Açores do Espírito Santo, em Apiacá 








 



 




 



 




 




 



 


 


José Andrade


Diretor Regional das Comunidades


 

UM GRANDIOSO POEMA DE UM GÊNIO AÇORIANO EM BOM JESUS


Padre Mello: um gênio da Civilização e da Cultura 


 SONETO A UM JOVEM CEGO 


                  Padre Mello


Tu sentes, bem o sei, intérmina amargura    

  por não teres acesa a luz nesses teus olhos.     

  Vives na escuridão assim como em refolhos    

   a linda mariposa em crisálida escura.



Vendo, verias tu do mundo a formosura,    

 o sol, o prado, o inseto, a flor... e mil abrolhos;  

 mas também a tua alma encontraria escolhas   

 onde teu coração julgasse ver ventura.



Muitas vezes, porém, os que bons olhos temos,

 desejamos, oh dor! não tê-los por momentos    

 para não vermos bem o mal que não queremos 



Para todos nós, a vida é um espinho agudo;

 temos a mesma sorte, o mesmo sofrimento,    

 tu porque nada vês, nós porque vemos tudo.



(11/12/1932 - O Lar Católico - MG)

Caio Pimenta Gomes Martins é campeão da 2a. etapa do Campeonato Municipal de Xadrez de Bom Jesus do Norte

 

O campeão Caio Pimenta Gomes Martins recebeu a premiação do árbitro, Prof. Fabio Vargas 


Caio Pimenta Gomes Martins foi campeão da 2a. etapa do Campeonato Municipal de Xadrez de Bom Jesus do Norte, realizada neste domingo, dia 26 de junho, na Escola Municipal Coronel Antônio Honório.

Caio é a nova revelação do xadrez local, chegando a vencer o atual bicampeão Emanuel Quintino Ângelo, que ficou em segundo lugar. 

As demais colocações ficaram com Gino Martins Borges Bastos, Carlos Aguiar dos Santos, Higor Coelho de Andrade, Marlon Aguiar dos Santos, Felipe Sérgio Fernandes Ribeiro, Yelmo de Carvalho T. Papa, Renan Lengruber da Silva, Ezequiel Francisco da Silva, Evellyn Bartholazzi Lengruber, Matheus Montovaneli dos Santos, Pietro Farolfi Pereira, Daniel Montovaneli dos Santos,  Iarley da Silva Teodoro, João Victor de Fernandes Ribeiro, José Geraldo de Moraes, Filipe dos Santos Cabral Machado, Marcelo Bernardes Jardim dos Santos e Pedro Henrique Mourão da Silva. A arbitragem ficou a cargo do Prof. Fábio Vargas.

A final está marcada para o mês de agosto.

Estão de parabéns o campeão, os demais  enxadristas, os pais que levaram seus filhos, a direção do educandário, o poder público municipal e o árbitro Fábio Vargas, que dirige, com competência, o Clube de Xadrez de Bom Jesus do Norte, e é responsável pela formação de gerações de enxadristas!














domingo, 26 de junho de 2022

O jovem bonjesuense Gabriel Urubatan, 16 anos, é campeão estadual de xadrez, e seu irmão Lorenzzo Urubatan, 11 anos, é vice-campeão. Caio Pimenta é campeão da 2a fase do Campeonato Municipal de Bom Jesus do Norte



O jovem bonjesuense Gabriel Urubatan, 16 anos, é campeão estadual de xadrez, e seu irmão, Lorenzzo Urubatan, 11 anos, é vice-campeão


O dia da hoje é memorável para o xadrez bonjesuense. O jovem bonjesuense Gabriel Urubatan, 16 anos, se tornou campeão estadual, enquanto seu irmão, Lorenzzo Urubatan, 11 anos, foi vice-campeão, em suas modalidades, em competição realizada no Rio de Janeiro.

Estão de parabéns os geniais jovens, assim como seu pai, Jones Urubatan Frias Rabello, que não tem medido esforços em apoiá-los!



Gabriel Urubatan e Lorenzzo Urubatan com o pai Jones Urubatan Frias Rabello, grande incentivador de ambos 







Enquanto isso, em Bom Jesus do Norte, na Escola Municipal Coronel Antônio Honório, Caio Pimenta Gomes Martins é a nova revelação do xadrez local, se tornando campeão da 2a. fase do Campeonato Municipal de Xadrez, vencendo o atual bicampeão Emanuel Quintino Ângelo, que ficou em segundo lugar. As demais colocações ficaram com Gino Martins Borges Bastos, Carlos Aguiar dos Santos, Higor Coelho de Andrade, Marlon Aguiar dos Santos, Felipe Sérgio Fernandes Ribeiro, Yelmo de Carvalho T. Papa, Renan Lengruber da Silva, Ezequiel Francisco da Silva, Evellyn Bartholazzi Lengruber, Matheus Montovaneli dos Santos, Pietro Farolfi Pereira, Daniel Montovaneli dos Santos,  Iarley da Silva Teodoro, João Victor de Fernandes Ribeiro, José Geraldo de Moraes, Filipe dos Santos Cabral Machado, Marcelo Bernardes Jardim dos Santos e Pedro Henrique Mourão da Silva. A arbitragem ficou a cargo do Prof. Fábio Vargas, presidente do Clube de Xadrez de Bom Jesus do Norte, grande liderança e incentivador do xadrez.

É bonito de se ver o xadrez das duas Bom Jesus se desenvolvendo de modo extraordinário, conquistando crianças, jovens e adultos, contribuindo para a construção de uma sociedade humanizada e elevada culturalmente! 



Caio Pimenta Gomes Martins, campeão da 2a. fase do Campeonato Municipal de Bom Jesus do Norte, e o árbitro, Prof. Fabio Vargas 












sábado, 25 de junho de 2022

Curso de Bombeiros Civis é um marco em Bom Jesus

 


A Empresa CLEVER PERFORMANCE, especializada em oferecer Cursos e Treinamentos para Socorristas, Operadores de APH-Móvel, Brigadistas e Bombeiros Profissionais Civis, está operacionalizando um Curso de Bombeiro Profissional no Município de Bom Jesus do Itabapoana. 

O Programa de Treinamento está sendo implementado em parceria com o Instituto de Menores Roberto Silveira e através de encontros aos sábados para ministração de aulas teóricas e de instruções práticas, segundo metodologia de problematização de casos e da simulação realística. 

A Equipe de Instrutores possui currículo respeitável e vasta experiência, tanto em atividades de docência quanto em operações em cenários reais de contigenciamentos os mais variados e complexos. Vale lembrar que o Poder Legislativo do Município de Bom Jesus do Itabapoana tem tratado, na atual conjuntura, da regulamentação e regulação da atuação do BPC no território do município, nas esferas pública e privada. 

Ao Executivo Municipal, através do Prefeito Paulo Sérgio Cyrillo, aos Vereadores envolvidos no processo, ao Ilustríssimo Senhor André Luiz Oliveira, Presidente de Instituto de Menores Roberto Silveira, pelo apoio incondicional ao Projeto e pelo respeitado e carinhoso acolhimento nas instalações da Instituição que comanda e à competente coordenação dos Diretores da Empresa CLEVER PERFORMANCE, o sincero reconhecimento da População Bom-jesuense!

Aos Jovens e Adultos que desejarem ingressar neste mercado promissor, realizar contato com a Administração da Empresa CLEVER PERFORMANCE, através do telefone (22) 99852-8164 e dos seguintes endereços nas redes sociais, no Instagram @clever.performance.



















André Luiz de Oliveira é o presidente do Instituto de Menores Roberto Silveira