quinta-feira, 16 de junho de 2022

Um dos maiores leitores de Bom Jesus do Itabapoana e região

  

Luiz Carlos Maiato, um dos maiores leitores de Bom Jesus e região, e a biblioteca do Espaço Cultural Luciano Bastos


Luiz Carlos Maiato, nascido em Niterói, residiu em Bom Jesus do Itabapoana, no passado, por 10 anos. Após um período ausente, voltou a morar em nossa cidade, há 5 anos.

Ele é um dos maiores leitores de nosso município e da região, lendo, no mínimo, um livro por semana. A maioria dos livros que leva para casa são obtidos na  biblioteca do Espaço Cultural Luciano Bastos (ECLB), que é considerada uma das mais apreciadas do Noroeste Fluminense.

Foi Elcio Xavier, o Príncipe dos Poetas, quem afirmou que iria fazer da biblioteca do ECLB a mais qualificada da região. Assim, resolveu doar sua rica biblioteca para a entidade. Posteriormente, Elcio doou a biblioteca de sua saudosa filha, a escritora e poetisa Raquel Loureiro Xavier, 

Em seguida, o Brigadeiro do Ar, Sérgio Xavier Ferolla, primo de Elcio, também doou sua inestimável biblioteca ao ECLB.

Nessa esteira, o saudoso Desembargador Antônio Izaías da Costa Abreu também doou sua biblioteca à instituição bonjesuense.

Muitas outras importantes doações individuais têm sido realizadas ao ECLB, como, por exemplo, de Michel Saad, de Reginaldo Chalhoub e a de Luiz Tito Nunes de Almeida, que doou uma rara revista, publicada em 1939, pelo jornalista Porphirio Henriques Filho, que comemorou a segunda emancipação de Bom Jesus do Itabapoana, ocorrida em 1o./01/1939, destacando aspectos relevantes da vida cultural e econômica da época.

Casado com prosa e a poesia, Luiz Carlos Maiato se destaca como um dos maiores intelectuais da região. Para ele, "o Espaço Cultural Luciano Bastos é fantástico!"






Luiz Carlos Maiato e a seção dos livros doados por Elcio Xavier, o Príncipe dos Poetas



O Espaço Cultural Luciano Bastos, autêntica Casa do Saber - mantida por seus filhos - mantém biblioteca, salas de exposições, sala de exibição de filmes, acervo sobre a história do antigo Colégio Rio Branco e sobre a história de Bom Jesus, Museu da Imprensa e Auditório com piano, para a apresentação de teatro e outros espetáculos

Nenhum comentário:

Postar um comentário