sábado, 30 de setembro de 2017

USINA SANTA ISABEL CONSTRÓI A ESPERANÇA



Enquanto o país vive imerso num persistente pessimismo diante da crise que nos assola, a Usina Santa Isabel, comunidade de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), dá lição de esperança em dias melhores.

No dia 30 de julho de 2017, por ocasião do 8º Circuito Cultural Arte Entre Povos -evento organizado nacionalmente pelo CCMB (Centro Cultural Maria Beatriz), de Laje do Muriaé (RJ) - a parceria entre o Santa Isabel F.C., a Associação dos Moradores e o Jornal O Norte Fluminense permitiu o restabelecimento do teto e a reinauguração da sede do clube, em cujas paredes estão fixadas, desde 1962, pinturas do artista plástico baiano Delio Porto - que foram, assim, preservadas.

Por ocasião da reinauguração, foi dado início ao projeto de transformar a Usina Santa Isabel em polo de desenvolvimento cultural. Foram, assim, realizadas duas oficinas: uma de artes plásticas, com o consagrado artista cubano, Francisco Rivero - que possui ateliê em Paris - e outra com o desenhista bonjesuense Gerson Carlota.

O projeto prosseguiu ontem, dia 29 de setembro, com outra oficina de Francisco Rivero, em sala do Colégio Estadual e Municipal Alcinda Lopes Pereira Pinto, que se uniu à parceria entre o Santa Isabel F.C., a Associação dos Moradores e Jornal O Norte Fluminense.

Após esta oficina, pode-se dizer que o indicativo é dos mais promissores, demonstrando que a união da comunidade em ideais nobres, pode superar a desesperança.

Em outubro, este grupo de alunos deverá realizar um mural no educandário, sob a supervisão de Francisco Rivero. Além disso, estão previstas outras oficinas que devem impactar positivamente a comunidade.

























Parceria entre o Santa Isabel F.C., a Associação dos Moradores, o Jornal O Norte Fluminense e o Colégio Estadual e Municipal Alcinda Lopes Pereira Pinto traz esperança de dias melhores


















QUEM É FRANCISCO RIVERO

José Francisco Rivero Castellanos nasceu em Havana, Cuba. É pintor, ilustrador e artista gráfico, graduado no Instituto Superior de Desenho de Havana. Realizou desenhos e ilustrações para editoras em Cuba, Nigéria, França, Grécia, Canadá, Rússia, Alemanha e Espanha.

É autor de murais nos seguintes países:

- Bélgica - Universidade de Louvain la Neuve.
- Espanha - Serrada. Provincia de Valladolid.
- França - Valence, Grenoble, Colmar, Sarreguenines, Pierralatte, Rives, Orsay, Toulouse.
- Andorra - Esclades Engordany, Ordino.
- Itália - Arezzo.
Realizou numerosas exposições individuais na França, Itália, Espanha, Suécia, Bélgica, Andorra, Lituânia e Macedônia (ex-Iugoslávia).

Exposições realizadas:

2009/2010:
- V Exposição Internacional de Arte em Bom Jesus do Itabapoana, RJ, Brasil.
- Exposição Individual na Faculdade de Artes e Filosofia (FAFI) em Vitória, ES, Brasil.
- Exposição Individual “Marronage en Monmartre”, Maison Victor Hugo, Havana, Cuba.

2008/2009:
- Exposição Individual “Preto-Branco” no Museu Galeria Antanas Moncys, em Palanga, Lituânia.
- Exposição Individual “Preto-Branco” na Galeria XX2, Vilnius, Lituânia.
- Exposição Individual “De um país ardente”, Espaço Paul Jargot, Ville Crolle, Isère, França.

2007:
- Exposição Individual “Em junho como em janeiro”, Galeria La Buissonnière, Paris, França.

2005:
- Exposição Individual “A Festa”, Galeria La Buissonnière, Paris, França.

Atualmente trabalha em Paris - França.

Pode-se conferir um pouco de sua arte no blog






ILA E ECLB promovem divulgação do livro TURÍBULO, de Sylvio Fontoura



sexta-feira, 29 de setembro de 2017

OS 70 ANOS DE MADRE VIRGÍNIA

Madre Virgínia e o ex-vice-prefeito Jarbas Borges

Hoje, Madre Virgínia Alves, uma das personalidades mais marcantes de nossa sociedade, completa 70 anos de idade. 


Sobre esta data, o ex-vice-prefeito Jarbas Borges assim se manifestou, em sua página do facebook:

"Que alegria comemorar os 70 anos de Madre Virgínia Lima. Vendeu todos os seus bens e distribuiu aos pobres. Que tesouro armazenou pra o céu. Como disse Irmã Lenir, quando chegar no céu, Nossa Senhora a receberá com as palavras: venha para o meu Imaculado Coração. Parabéns!"

O Jornal O Norte Fluminense se irmana à nossa comunidade para parabenizar Madre Virgínia por sua data natalícia, desejando-lhe muitos anos de vida!




 Madre Virgínia e sua mãe Nair Lima,  no Asilo dos Velhos fundado por seu pai, José Lima, em Bom Jesus do Itabapoana, na década de 1970


Abrigo dos Idoso José Lima é referência no acolhimento dos idosos

Madre Virgínia dirige o Centro Educacional Rosa de Souza Pereira e o Centro de Educação Infantil Almir Alvarenga Borges, em Bom Jesus do Norte (ES)

Centro Educacional Rosa de Souza Pereira: referência de educação no país

Madre Virgínia e Maria Lucia Viceconte de Abreu, diretora do CMCBO (Colégio Maria da Conceição Baptista de Oliveira), em Bom Jesus do Itabapoana (RJ)


Madre Virgínia, Irmãs, professores e alunos do CMCBO (foto de arquivo)
Madre Virgínia Alves de Lima e o Convento  do Imaculado Coração de Maria e São Miguel Arcanjo, em obras, em Bom Jesus do Itabapoana


Madre Virgínia Alves de Lima: construindo uma nova sociedade

terça-feira, 26 de setembro de 2017

BETO TRAVASSOS LANÇARÁ SEU PRIMEIRO LIVRO



O poeta, escritor, músico, compositor, arranjador e instrumentista Beto Travassos se prepara para lançar seu primeiro livro: ALMA & POESIA.

Esta obra integra o 7º volume da Coleção Literatura Bonjesuense, patrocinado pelo Jornal O Norte Fluminense. 

Os outros volumes da Coleção contam com poesias de Ayrthon Borges Seródio, Elcio Xavier (dois livros), Padre Mello, Adilson Figueiredo e Onofre Nunes. 

O Jornal O Norte Fluminense prossegue, portanto, com seu objetivo de divulgar os grandes valores de nossa terra, estimulando, com isso, o surgimento de novos poetas e escritores, de acordo com as nossas melhores tradições. 


DETRAN FEZ EVENTO PARA COLECIONADORES DE CARROS ANTIGOS


 
DETRAN PRESENTE FAZ EVENTO ESPECIAL PARA COLECIONADORES DE CARROS ANTIGOS 

Mutirão de serviços no Aterro do Flamengo  atenderam a população e também os colecionadores que queiseram regularizar carros históricos
Os amantes dos carros antigos tiveram um evento especial neste domingo (24.09). Para encerrar as comemorações da Semana Nacional do Trânsito, o “Detran Presente Carros Antigos” esteve no Aterro do Flamengo, das 9h às 14h, com uma edição especial para colecionadores.  Uma exposição de cerca de 100 veículos considerados relíquias movimentou o Monumento dos Pracinhas. O Detran-RJ também teve uma equipe com mais de 150 funcionários à disposição para realizar todo o processo de vistoria e garantir ao proprietários a obtenção da placa preta de colecionador.

Um dos serviços especiais para os colecionadores foi a vistoria anual de veículos.  A Diretoria de Registro de Veículos esteve presente para realizar a regularização do licenciamento anual dos veículos de colecionadores. Para obter a placa preta de colecionador, o veículo precisa ser fabricado há mais de 30 anos, manter as características originais de fábrica e fazer parte de um clube de patrocinadores que chancelem sua originalidade.

“Queremos facilitar a vida dos colecionadores. Eles são apaixonados e se dedicam muito para manter seus veículos sempre da forma original. O Detran Presente precisa facilitar para todos os cidadãos seguirem em frente sempre com seus sonhos”, destaca Vinicius Farah, presidente do Detran-RJ.

Além disso, os moradores dos bairros do entorno do Aterro do Flamengo também  puderam aproveitar os outros inúmeros serviços do Detran, como como emissão da primeira e a segunda via da carteira de identidade, renovação da Carteira Nacional de Habilitação e abertura recursos contra multas e processo de suspensão. 

Esta foi a 18ª edição do Detran Presente, que desde maio já realizou mais de 33 mil atendimentos pelas 13 cidades por onde passou. Antes do Detran Presente Carros Antigos, o mutirão já tinha atendido um público específico: os taxistas. Em São Cristóvão, em agosto, foram feitos mais de 2,9 mil atendimentos.  

Agendamentos abertos

Os agendamentos para os serviços já estão abertos no site do Detran – www.detran.rj.gov.brAlguns serviços, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço,  não necessitam de agendamento. Outros - como licenciamento anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação - precisam de agendamento pelo site ou pelo telefone 0800-0204040.  

O Detran Presente é um mutirão de serviços que percorre diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de diminuir as demandas do cidadão. O Detran Presente já passou por 13 cidades, em 16 edições: Petrópolis, Saquarema, Duque de Caxias, Três Rios, Cabo Frio, Vassouras, Rio de Janeiro (São Cristóvão, Complexo da Maré e Francisco Bicalho), Queimados, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus e Belford Roxo.


Emissão de habilitação gratuita em casos de furto/roubo

Outro serviço do Detran Presente é a possibilidade de os cidadãos que tiveram suas carteiras de habilitação furtadas ou roubadas emitirem a segunda vida gratuitamente. Para a realização do pedido é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência que comprove o furto ou roubo da carteira de habilitação.

Com a comprovação, o cidadão não precisará fazer nenhum pagamento nem mesmo agendar o atendimento. Basta levar a documentação no local e emitir o documento.  Também é necessário levar uma cópia de um documento de identificação (identidade ou carteira de trabalho) e a cópia do registro policial.


Agendamentos:  www.detran.rj.gov.br. | 0800-0204040


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO DETRAN
Tel: 2332-0342 / 2332-0346 / 2332-0349 / 2332-0345