Jornal fundado por Ésio Martins Bastos em 25 de dezembro de 1946 e dirigido por Luciano Augusto Bastos no período 2003-2011. E-mail: onortefluminense@hotmail.com
domingo, 28 de fevereiro de 2021
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021
Aniversário da Escola de Música JEMAJ Musical
Alunos da JEMAJ recebem certificado de conclusão do curso de piano, em 2019
Hoje, dia 17 de fevereiro, a Escola de Música JEMAJ Musical completa 24 anos de fundação.
Anísia Maria Aguiar Pimentel dos Santos, a fundadora da escola, teve sempre o apoio decisivo de seus pais Anízio Gomes Pimentel, que integrou o Coral da Igreja Matriz, a partir de 1958, e de sua mãe Luzmar Pimentel.
A JEMAJ já formou centenas de músicos, e, junto com as escolas de música Cristo Rei e MusicArt, contribui decisivamente para o desenvolvimento cultural de nossa gente.
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021
Hoje, faz 60 anos da morte de Roberto Silveira
Roberto Silveira, Ismélia e os filhos
Hoje, 28 de fevereiro, faz 60 anos da morte do ex-governador Roberto Silveira, vítima de atentado em Petrópolis (RJ), em 1961.
Roberto Silveira é glória de Bom Jesus do Itabapoana
Nascido no dia 11 de junho de 1923, no Sítio Rio Preto, em Bom Jesus do Itabapoana - assim como seus irmãos Badger, Zequinha, Maria da Penha e Dinah - Roberto estudou na Escola Municipal de Barra do Pirapetinga, com a professora Olga Ebendinger.
Roberto Silveira estudou na Escola Bom Jesus, da professora Amália Teixeira, localizada na parte superior do prédio
Colégio Rio Branco, onde estudaram os irmãos Roberto, Badger e Zequinha Silveira, funcionou entre 1920 e 2010, e, hoje, compõe o ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos)
Posteriormente, estudou na escola da professora Amália Teixeira e no Colégio Rio Branco, ambos localizados na cidade de Bom Jesus do Itabapoana.
Na década de 1940, Roberto estudou na Faculdade de Direito de Niterói.
Elegeu-se deputado estadual em 1947, sendo reeleito em 1950.
Ismélia e Roberto Silveira
Ana Maria Silveira e Badger Silveira Filho, sobrinhos de Roberto Silveira, sustentam que o tio foi alvo de atentado
Em 1951, casou-se com a bonjesuense Ismélia Saad, filha do libanês Melhim Hanna Saad e Alzira Sauma Saad. Com ela teve três filhos: Jorge Roberto, quatro vezes Prefeito de Niterói, Dôra, museóloga e historiadora, e Márcia, socióloga. Jorge é casado com Cristina Ramalho Silveira com quem tem um filho: Roberto. Márcia é casada com o médico Alberto Domingues Viana, radiologista e professor da UFF. Eles possuem um casal de filhos: João Alberto, médico como o pai, e Maria Roberta, que é administradora de empresa.
Secretário estadual do Interior e Justiça, foi eleito vice-governador em 1954.
Foi eleito governador em outubro de 1958.
Tido como futuro presidente da República, sucedendo a João Goulart, após adentrar em helicóptero, onde pretendia verificar os estragos causados pela enchente em Petrópolis, o aparelho, alvo de trama de forças interessadas em seu desaparecimento, desgovernou-se ao decolar. A queda da aeronave causou a morte de Roberto Silveira, em decorrência de queimaduras.
Um mar de guarda-chuvas no adeus ao inesquecível Roberto Silveira
Ismélia Silveira: lágrimas que nunca findam
Ana Maria Silveira, sobrinha do ex-governador, prestou declaração ao O Norte Fluminense confirmando a tese de atentado, que pode ser lida no link: http://onortefluminense.blogspot.com.br/2014/06/roberto-silveira-foi-vitima-de-um.html )
No dia 10 de agosto de 2014, no Sítio Rio Preto, onde nasceram Roberto e seus irmãos, foi realizado o lançamento da pedra fundamental do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, que foi inaugurado, com muita emoção, no dia 7 de agosto de 2016.
Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira foi inaugurado no dia 7 de agosto de 2016
A eterna primeira dama Ismélia Silveira e sua filha Dora Silveira participaram da inauguração do Memorial. Na foto, acompanhadas de João Bosco de Figueiredo Côgo, responsável pela organização do acervo
Ismélia Silveira e o rico acervo do Memorial
Seu exemplo de luta e de vida é luz a iluminar nossos caminhos.
ROBERTO SILVEIRA VIVE!
domingo, 14 de fevereiro de 2021
Homenagem
Olá pessoa amiga e do bem.
Homenagem:
De Rosete Loureiro Xavier.
Hoje é um dia especial, se mamãe ainda estivesse conosco, meus pais estariam completando 75 anos de casados. Quanta saudade...
Para homenageá-los, relembrando anos anteriores quando esta data era celebrada com muita alegria, montei um slide com algumas fotos.
Hoje, dia internacional da amizade: Valentine's day, foi a data especial que eles escolheram para a linda união que tiveram. Sinto falta dos dois juntinhos, mas sei que lá do céu minha querida mãe está zelando por meu pai.
Agradeço sempre o presente que Deus me deu, ter nascido nesta família. Deus abençoe a nossa família!
Roger LX
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021
"Turismo em Bom Jesus do Itabapoana, eu acredito!”, por Rogério Loureiro Xavier
Olá pessoa amiga e do bem.
“Turismo em Bom Jesus do Itabapoana, eu acredito!”
Singelas palavras dedicadas ao Ilustre Poeta Boechat.
A SIMPLICIDADE DE UM POETA
Ser e ser sem nada temer...
É fácil assim...
Tudo tem início, meio e fim...
Mas que não demore muito...
Vamos desejar acontecer...
Sem lero-lero chega-se lá...
Talvez gritar, gritar, gritar...
Não esmorecer e seguir...
Sempre mais um piscar...
Um dia de cada vez, metas...
Um dia de vitória, objetivos...
Agradecer aos anjos, sorrir...
Do bem para o bem, missão...
Ser feliz e amar, obrigação...
Sem mais delongas...
Muita paz no coração.
Roger LX
12fev2019
Joel Boechat no ECLBquinta-feira, 11 de fevereiro de 2021
Empresa Produtora Cultural promete dinamizar Bom Jesus do Itabapoana
Os 90 anos de José Camilo
Nossos Parabéns!!
Vereadores têm celulares apreendidos
Foto: hojees.com.br
Segundo fonte da Câmara Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, quatro vereadores tiveram seus celulares apreendidos pelo Ministério Público, ontem, antes do início da sessão.
De acordo com essa fonte, a apreensão seria um prolongamento de um procedimento que se iniciou por ocasião da eleição passada, quando foi apreendido um celular de uma servidora municipal encarregada de distribuição de cesta básica.
domingo, 7 de fevereiro de 2021
Poesia de Elcio Xavier está eternizada em seu busto
O busto de Élcio Xavier, um dos grandes poetas do país, eternizou o seu poema Angelus, no ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos)
O busto, em comemoração ao centenário do Príncipe dos Poetas, foi custeado por Rogério Loureiro Xavier, seu filho, e produzido pelo renomado escultor Valdieri Martin, carioca radicado em Cachoeiro de Itapemirim (ES).
sábado, 6 de fevereiro de 2021
Aniversário da Escola de Música MusicArt
No dia 06 de fevereiro de 2017, ocorreu a fundação da Escola de Música MusicArt, por Thadeu de Moraes Almeida.
Trata-se da 3a. escola de música em nosso município. As outras são a JEMAJ Musical, de Anízia Pimentel, e Cristo Rei, de Marise Xavier.
Bom Jesus é um dos poucos municípios interioranos, que têm o privilégio de contar com esse número de escolas de música.
Thadeu de Moraes Almeida é pianista e organista, nascido em Bom Jesus do Itabapoana, estado do Rio de Janeiro.
Pela Escola de Música da UFRJ, possui os títulos de Bacharel em Piano e Mestre em Música. De acordo com seus interesses na área da pesquisa musicológica, em especial sobre a música brasileira, trabalhou com os professores Dr. Antonio José Augusto e Dra. Maria Alice Volpe no resgate histórico-musical dos compositores Henrique Alves de Mesquita (1830-1903) e Homero de Sá Barreto (1884- 1924), respectivamente.
Sua dissertação de mestrado analisa os dois primeiros concursos para provimento do cargo de professor no Instituto Nacional de Música (que foi o órgão oficial de ensino de música no Brasil, com sede no Rio de Janeiro), nos anos de 1916 e 1917, contextualizados na história institucional deste organismo que foi lugar privilegiado de práticas e ensino musical, no período de 1890 a 1917.
Participou de inúmeros recitais e apresentações em diversas cidades brasileiras. Desde 2004, vem se dedicando à pesquisa da música sacra-litúrgica polifônica e da prática do canto gregoriano na Paróquia Pessoal do Senhor Bom Jesus Crucificado e do Imaculado Coração de Maria, em Bom Jesus do Itabapoana.
Em 2019, assumiu o cargo de organista na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora no monumental órgão Tamburini, instalado na basílica em 1956, que é um dos cinco maiores do mundo. Dedica-se a projetos envolvendo a música câmara, o que o levou a realizar concertos nas mais diversas formações.
Destaca-se a sua atuação no Duo Omnia Brasil (piano/órgão e trompa), em parceria com o trompista Antonio Augusto. Este Duo, formado 2011, se apresentou em diversas cidades do país explorando o repertório existente para esta formação, principalmente o repertório brasileiro, e estimulando a criação de novas obras para trompa e piano/órgão. Em 2013, o Duo foi agraciado com o Prêmio FUNARTE de Concertos Didáticos realizando oito apresentações por cidades do norte fluminense e sul capixaba.
Em fevereiro de 2017, fundou, em sociedade com a Profª. Juliana Pimentel a Escola de Música MusicArt, em Bom Jesus do Itabapoana, onde vem se dedicando à formação musical de dezenas de alunos de todas as idades.
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021
Parabéns Dra. Aline Xavier!
Olá pessoa amiga e do bem.
Parabéns Dra. Aline Xavier!
(Com muito orgulho... minha querida filha)
No dia 5 de fevereiro celebra-se o Dia do Dermatologista, médico que diagnostica e trata as doenças que acometem a pele, a mucosa, as unhas e os cabelos. Além de cuidar da saúde, este também é o profissional habilitado a cuidar da parte estética da pele.
Mais que paixão, é amor à “flor da pele”.
Parabenizo todos os médicos dermatologistas pelo cuidado e dedicação com a saúde e a beleza dos pacientes.
Quem tem a responsabilidade de cuidar do maior órgão do corpo humano merece nossos aplausos.
Roger LX
terça-feira, 2 de fevereiro de 2021
CALENDÁRIO - FEVEREIRO
04. Primeira Festa do Cristo Rei, em 1934, no Monte Calvário, organizada por Padre Mello. Na ocasião, as bandeiras pontifícia, brasileira, portuguesa, italiana, alemã, espanhola e libanesa tremulavam ao lado de um arco triunfal, sob o som da banda Nova Aurora, ocasião em que ocorreu uma salva de 12 tiros.
06. Fundação da Escola de Música MusicArt, em 2017, por Thadeu de Moraes Almeida.
08. Falecimento de Luciano Augusto Bastos, em 2011.
14. Falecimento do historiador Antônio Dutra, em 1976.
17. Fundação da Escola de Música JEMAJ, em 1997, por Anízia Maria Aguiar Pimentel dos Santos; falecimento de Elcio Xavier, o Príncipe dos Poetas.
21. Falecimento, em 1943, do Cel. Luís Vieira de Rezende, segundo prefeito de Bom Jesus por ocasião de sua primeira emancipação.
24. Nascimento da compositora Maria Aparecida Borges Ebendinger, em 1952. Sua composição "A Busca", considerada uma obra prima, venceu um dos Festivais de Música de Bom Jesus do Itabapoana. O refrão assinala: "mas um dia.../ quando olhei pra mim/ e me perguntei/ quem sou eu? não sei!"
25. Nascimento do poeta Joel Boechat, em 1931; falecimento do poeta Antonio Miguel.
28. Falecimento do ex-governador Roberto Silveira, em 1961; Nascimento de Ildefonso Bastos Borges, o Fonsinho, em 1918. Segundo filho de Antonio de Oliveira Borges e Carmem Bastos Borges. Formado em Medicina Veterinária, juntamente com seus irmãos Hélio e Cid, visionava estabelecer na região um polo de pesquisa e ensino em agropecuária e veterinária. Assim, trouxe para nosso município, em 1970, o Colégio Técnico Agrícola, que levou seu nome, como reconhecimento das autoridades estaduais e municipais à sua atuação arrojada e idealista. Mantida inicialmente pela Fundação Educacional Bom Jesus, instituição sem fins lucrativos, veiculada à prefeitura, em 1974 0 CTAIBB se incorporou à FF (Universidade Federal Fluminense). Em 2007, passou a integrar o IFF (Instituto Federal Fluminense).