Em mais uma noite memorável, o Espaço Cultural Cafézin/ Ateliê de Arte Adilson Figueiredo organizou, na noite do dia 18 de novembro, concorrido sarau com poesias de Fernando Pessoa musicadas e cantadas por grandes nomes da música brasileira, como Milton Nascimento, Gilberto Gil, Dori Caymmi, Zeca Baleiro, Daniela Mercury e outros.
A temática sobre o célebre escritor e poeta português teve início na quinta-feira passada, onde houve apresentação de filme com a declamação de várias de suas poesias.
Os poemas musicados integram o livro "Mensagem", obra que levou 21 anos para ser concluída, e foi a única publicada por Pessoa, em vida, no ano de 1934.
Em "Mensagem", Pessoa lembra da grandeza do passado de Portugal, lamenta a sua decadência, na época em que o escreveu, e vislumbra o retorno à grandeza através da valorização da sua cultura.
Pessoa é, assim, sempre atual, e sua reflexão cabe perfeitamente à que se faz atualmente em Bom Jesus, que tem, aliás, raízes em Portugal. Vivenciamos um passado de grandeza na época áurea do café e da cana de açúcar. Depois, veio a decadência. Desde então, passamos a vivenciar o sonho de retorno aos tempos de glória. Neste sentido, podemos dizer que somos todos também Fernando Pessoa.
Foi Pessoa quem escreveu: "Deus quer, o homem sonha, a obra nasce". Através da instituição do Espaço Cultural Cafézin, Adilson Figueiredo e sua gerente cultural, Martha Salim, fomentam um ambiente propício para a imersão no mundo da grandeza de nossas raízes e de realização de nossos sonhos.
Na próxima quinta-feira, dia 25 de novembro, está previsto o lançamento do livro "A PÁ LAVRA", do escritor mineiro Renato Mata. Mais uma noite imperdível!
Viva o Espaço Cultural Cafézin/Escola de Arte Adilson Figueiredo!
|
Martha Salim, gerente cultural |
|
Adilson Figueiredo e seu livro "Dois Pontos: Pontuando o viver, Pontuando a mim mesmo" |