Michel Saad: uma vida dedicada à educação |
Michel Saad completou, no dia 30 de novembro passado 94 anos.
Michel Salim Saad é proprietário do jornal A Voz do Povo, e teve destaque na atuação como líder dos professores do Estado do Rio de Janeiro, na década de 1960.
Realizou um trabalho extraordinário, intenso e pioneiro objetivando a valorização dos professores.
Sob sua liderança, o Sindicato dos Professores do Estado promoveu importante greve em busca de melhoria das condições de trabalho para o magistério, além de remuneração condigna da classe dos professores.
Depois de importante atuação como deputado estadual, foi reeleito como deputado mais votado do PTB, e líder do partido no Governo de Badger Silveira.
Como deputado, sua atuação foi marcada pela priorização da educação de base, tendo sido autor de vários projetos de lei que criavam condições de melhoria na formação dos professores e na sua valorização profissional. Teve atuação de destaque na implantação do Colégio Estadual Padre Mello.
Sob sua liderança, o Sindicato dos Professores do Estado promoveu importante greve em busca de melhoria das condições de trabalho para o magistério, além de remuneração condigna da classe dos professores.
Depois de importante atuação como deputado estadual, foi reeleito como deputado mais votado do PTB, e líder do partido no Governo de Badger Silveira.
Como deputado, sua atuação foi marcada pela priorização da educação de base, tendo sido autor de vários projetos de lei que criavam condições de melhoria na formação dos professores e na sua valorização profissional. Teve atuação de destaque na implantação do Colégio Estadual Padre Mello.
Parabenizamos Michel Salim Saad, desejando muitos anos de vida!
Michel Saad foi paraninfo de concludentes da 1a. turma de ginasianos do Ginásio Zélia Gisner. Na foto, sentado no sofá com a diretora Adélia Bifano |
POR QUE MICHEL TORNOU-SE DEPUTADO ?
(Extraído do livro de autoria do professor e poeta Hermes Santos)
Exercendo a Presidência da União Fluminense do Estudantes, ROBERTO (então candidato a Vice Governador) insistia em fazê-lo deputado, prometendo-lhe, inclusive, por acréscimo, o Diretório do PTB de Macaé. A recusa foi imediata, explicando a Roberto que havia um compromisso com a classe, no sentido de lutar com todo o empenho, em favor da criação da UNIVERSIDADE FEDERAL no antigo Estado o Rio e instalação da Casa do Estudante do Interior.
Seu compromisso era com a classe, Não se dispôs a fazer da Presidência (UFE- União Fluminense dos Estudantes) um trampolim para a política elegendo-se Deputado.
Aliás, nunca fez parte de seus planos concorrer a qualquer cargo eletivo, A rigor, queria apenas estudar. Não alimentava projetos de vida. Sonhava apenas com uma vida melhor.Tudo o que aconteceu em sua vida foi apenas um conjunto de acontecimentos – nada mais que isso- que o conduziu a cargos jamais almejados.
Roberto, a princípio mostrou-se ressentido com o amigo. Depois ele compreendeu as razões da recusa. Exercendo a Presidência da União Fluminense dos Estudantes (UFE), entidade máxima representativa dos universitários não poderia fugir aos compromissos com a classe, firmados em torno da luta pela criação da UNIVERSIDADE FEDERAL.
O candidato a Vice- Governador compreendeu a importância da luta, somando seus valiosos esforços pela causa, juntamente com os demais Diretórios Acadêmicos
De fato, a criação da UNIVERSIDADE estaria sempre em primeiro lugar, dentre as metas da sua Diretoria. Roberto lutou pela criação da Universidade, ao lado do Senador Vasconcelos Torres. Por ocasião da comemoração de 50 anos de sua criação, Michel e Roberto Silveira receberam a Medalha de ouro, este, post mortem, representado na solenidade por suas filhas Márcia e Auxiliadora Silveira.
IRONIA DO DESTINO
Todavia, por ironia do destino, mais tarde, após a morte do então GOVERNADOR ROBERTO, assumindo o Governo Celso Peçanha, determinou a demissão de Michel do Cargo de Advogado do DER.
Para evitar o ato, seu amigo e chefe, Diretor da Divisão Judicial do DER, muito se empenhou em evitar o cumprimento da ordem, aconselhando a pedir licença e candidatar-se a Deputado. Relutou de início, mas um expressivo grupo de servidores levaram-no uma lista com contribuições de centenas de servidores, além do oferecimento de uma Rural Willis usada para ser utilizada na campanha. Assim, contornou a situação seu chefe Carlos Helio Vogas. Com a licença para concorrer, evitaria o cumprimento da ordem de demissão dada pelo então Governador Celso, movido pela antiga ligação de Michel a Roberto.
A PERSEGUIÇÃO O FEZ DEPUTADO
A perseguição do Governador CELSO, - que sucedeu ROBERTO SILVEIRA - lhe valeram dois mandatos de Deputado Estadual. Inicialmente ofereceu resistência a concorrer, por não acreditar que pudesse granjear voos suficientes. Na ocasião antigos colegas do DER mobilizaram-se, juntando-se na campanha, o magistério, tendo sido eleito em 1963, Deputado Estadual, e reeleito em 1966.
Escolhido por seus pares Líder da bancada do Partido Trabalhista Brasileiro,logrou sua recondução por toda a legislatura.
A imprensa especializada, à época, conferiu-lhe os títulos de “Melhor Líder de Bancada “ e “Autor dos 5 Melhores Projetos”.
No segundo mandato ocupou a Vice-Presidência da Assembleia Legislativa, tendo sido também Presidente da Comissão de Constituição e Justiça.
Nas denúncias que fizera, tanto com relação às Bolsas de Estudos, como apontando a corrupção, se de um lado esperara o restabelecimento da decência nos negócios públicos, acabou sendo vítima da violência dos mais fortes, contra inocentes, obrigados a engolir, calados, tantos anos de perseguição.
Único parlamentar que recusou o recebimento de seus vencimentos de Procurador do Estado, durante todo o período dos mandatos, entendendo tratar-se de uma Resolução inconstitucional e imoral.
* Como Deputado lutou e conseguiu a construção de inúmeras obras e escolas, notadamente o Colégio Padre Mello, em Bom Jesus, um dos maiores do Estado.
Por sua iniciativa, no exercício do mandato, lutou e conseguiu a construção de inúmeras escolas, valendo lembrar a construção do Grupo Escolar “Francisco Couto”, no bairro Lia Márcia, além de Escolas Sesmaria, Bom e várias outras em locais de difícil acesso (radicadas).
* Tornou-se o defensor dos direitos dos professores e e do funcionalismo de categoria mais modesta . Dentre várias leis de sua autoria é de sua iniciativa a que passou a permitir que as professoras casadas ( até então, prerrogativa de professoras casadas com funcionários públicos) .
Com a nova Lei no. 5.427, de 29/10/64, ainda que casada com não funcionário, a esposa passou a ter o direito de acompanhar seu marido, independentemente de suas lotações, quando estes viessem a ser transferidos para outras localidades. Tal medida veio ajustar dezenas de casais.
São também de sua autoria:
* Emenda ao Projeto no 133/65, restabelecendo do o processo de radicação (criação de escola em locais de difícil acesso).
*Aposentadoria às professoras, que completassem 25 anos de serviços prestados ao magistério, através da Emenda Constitucional, dando nova redação ao artigo 116 e seus parágrafos A lei ordinária existente, não era aceita pelo Tribunal de Contas. Foi um passo importante. A atual Constituição passou a permitir a aposentadoria com 25 anos prestados ao Magistério.
* Art. 3º da Lei 5307 de 07/02/64 determinando a lotação da professora estagiária casada, no município onde residisse o casal.
* Emenda aos projetos 133/65, restabelecendo o processo de radicação (criação de escolas em locais de difícil acesso) que o Governo propôs suprimir em Mensagem enviada à Assembleia
* Projeto 297 propondo a efetivação das professoras estagiárias quer haviam prestado concurso público. Foram efetivadas.
* Emenda à Lei 5.377, abrindo crédito de 200 milhões de cruzeiros destinados ao pagamento de bolsas de estudos para alunos pobres.
* Lei 5307 de 7/02/64 determinado a lotação da professora da professora estagiária casada, no município onde residir o casal.
* Lei aumentando de 35 para 40 anos a idade permitida para o Concurso de Ingresso ao Magistério.
* Emenda ao Projeto oriundo do Poder Executivo que criou o Fundo Nacional de Educação, proporcionando a ampliação de recursos financeiros ao mesmo destinado. Aprovada.
* Projeto no. 183/;66 propondo que o Concurso para o Ensino Médio obedecesse ao critério de classificação.
* Indicação no 95/63 sugerindo a liberação urgente do plano de aplicação de recursos das Campanha Nacional de Educandários Gratuitos.
* Projeto objetivando a concessão de salário família aos filhos de qualquer condição ( enteados, adotivos, menores sob sustento de servidor)
* Projeto 441/63 que estabelece a garantia de penhor rural e industrial para financiamentos em favor de ocupantes de terras de propriedade do Estado.
* Emendas ao Projeto no 92/64, permitindo a isenção de imposto de vendas e consignações na primeira operação efetuada por pequeno produtor, inclusive meeiro, cuja produção agropastoril não fosse industrializada..
* Projeto estendendo benefícios vigentes a empregados ou servidores do Estado que operam com cloro, em solução ou gasoso.
* Indicação no 468/63 solicitando levantamento , pesquisas sobre o problema de água nas favelas s e morros de Niterói e adjacências.
* Emendas ao Orçamento Estadual consignando auxílios a vários Hospitais , Casas de Caridade e entidades de assistência, Prefeituras, no valor total de aproximadamente de 100 milhões de cruzeiros e liberação de mais de 200 milhões de cruzeiros em favor de várias entidades beneficentes do Estado.
*Indicações solicitado retificações de estradas, pavimentações, serviços e terraplanagem, extensão de rede de águas, rede elétrica, construções de Grupos Escolares, principalmente para os Municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Santa Maria Madalena, Conceição de Macabú, Trajano de Moraes, Itaperuna, Duas Barras. ( Indicações 215/64,131/64, 365/63, 665/63, 664/63, 46/63, 175/65, 174/65, 77/63, 131/64, 263/64, 132/63, 133/63).
*Luta pela supressão das exigências de lavratura de apostilas, em face das dificuldades para o servidor residente no interior do Estado. (Indicação no 500)
* Nova redação ao artigo 1º. da Lei 1.661, concedendo aos extranumerários diaristas o direitos de perceberem gratificação, quando no exercício de qualquer chefia.
· No município de Bom Jesus do Itabapoana: construção do Grupo Escolar Francisco Campos Couto no Bairro Lia Marcia;
· Instalação da DIVISÃO DE ASSISTÊNCIA RODOVIÁRIA AOS MUNICÍPIOS (DARM) e construção da nova Sede;
· Construção de Escolas Sesmaria, Bom Jardim, Bonfim, e várias escolas radicadas;
· Construção da rede de abastecimento d´agua do Bairro Lia Marica;
· Construção da rede de energia elétrica para São Sebastião e Bom Jardim, estado na fase de conclusão;
· Construção da rede de energia elétrica para Pirapetinga, em fase de conclusão;
· Auxílio para a construção do Abrigo dos Velhos, (500 sacos de cimento, material hidráulico e material elétrico);
· Liberação de aproximadamente de 60 milhões para o Hospital;
· Liberação de 8 milhões para calçamento do distrito de Rosal;
· Liberação de auxilio de 6 milhões para a construção da sede do Ginásio de Carabuçu;
· Auxílio de 32 milhões para a PREFEITURA;
· Liberação de auxílio de 6 milhões para o Ginásio de Carabuçu além de 8 milhões e liberação de aproximadamente 60 milhões para obras na município;
· Construção de diversas pontes na zona rural;
· Construção de redes elétricas, inclusive na localidade de Bom Jardim;
· Auxílio constante do Orçamento Estadual, na construção do Abrigo dos Velhos, através de material elétrico e hidráulico;
· Construção de das obras e aparelhamento do moderno Centro de Saúde;
· Construção de diversas pontes na zona rural do município, a começar pela ponte do Adilio;
· Construção da rede de abastecimento d´água do Bairro Lia Marcia;
· Construção da majestosa ESTAÇÃO RODOVIÁRIA, juntamente com o Prefeito Oliveiro Teixeira. atualmente abrigando a sede da CÂMARA MUNICIPAL;
· Construção do GINÁSIO PADRE MELO em sua 1ª. fase e do novo prédio do atual COLÉGIO, e na 2ª fase, contando com a efetiva participação do Deputado Federal Eduardo Galil e do Prefeito Carlos Garcia;
· Dentre outros Municípios, destacam-se as iniciativas pleiteadas pelo Prefeito Roberto Felix, Armindo Verbicário e Francisco Fajardo, em favor do município de Sana Maria Madalena, através de um tralho conjunto junto ao Governo do Estado, incluindo, inclusive verbas no Orçamento para melhorias no município, com o novo serviço de abastecimento d’água; auxílio de 30 milhões à Prefeitura; conclusão do sanitário púbico; reforma das pontes Paraíso e construção de Ribeirão Santíssimo; reconstrução do adro da Igreja Matriz;da restauração de toda a parte elétrica , com iluminação a mercúrio; criação do Núcleo de Conserva Estadual com sede em Madalena, para atendimento das estradas locais; Lei considerando de Utilidade Pública a Casa do Estudante de Madalena: abertura de novas estradas vicinais: retorno da linha de ônibus para Sto. Antonio do Imbé; construção e reconstrução de passeios públicos; aquisição de conjunto de iluminação pública para o 3º Distrito (Imbé); Luta para a nova rede elétrica Trajano- Madalena- Loreti; retificação da estrada Santo Antonio do Imbé-Conceição de Macabu (trecho Cajeueiro-Barra); reconstrução do antigo Posto de Saúde para instalação da Delegacia de Polícia; três canais de televisão para a cidade; Conserva no Plano Estadual, da estrada Sossego-Imbé; calçamento de mais de 800 metros em ruas; ponto sobre o Rio São Domingos; construção da nova quadra de basquete e futebol de Salão; Construção de novas salas no G.E. de Triunfo; doação de 2.000 metros de tubos para abastecimento d’água em Triunfo; Melhoramentos no manancial de Tamanduá; Indicação na Assembleia solicitando pavimentação das Estradas Trajano-Madalena-Conceição; reconstrução de estradas municipais; reforma geral do Grupo Escolar Barão de Santa Maria Madalena; reformas não Grupo Escolar de Sato Antonio do Imbé; inclusão no Plano Estadual para construção das Escolas Manoel de Moraes e Dois Irmãos; construção do trecho da Estrada Àgua Limpa-Ímbé;
· O mesmo ocorreu em Conceição de Macabu, com a efetiva colaboração de Cid Neves (Vice-Prefeito de Madalena);
Auxílios a diversas entidades, contando com a colaboração do Jornal local e Comunidade de Jovens Cristãos. inclusive com a inauguração da Rádio Conceição, com a doação dos equipamentos e toda a fiação necessária, por parte do Governo do Estado.No município recebeu a maior votação entre os demais candidatos;
· Notabilizou-se pela sua constante luta em favor da justiça social. Como parlamentar, recusou-se receber seus vencimentos de Procurador do Estado, durante todo o período de seus mandatos, entendendo tratar-se de uma Resolução inconstitucional e imoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário