Roulien Boechat é um dos gênios de nossa cultura |
O historiador e antropólogo bonjesuense Roulien Boechat participou do Curso de Extensão e formação sobre cultura indígena intitulado "Território e Territorialidade dos Povos Indígenas: Cultura, Memória e Identidade indígena", promovido pela Escola de Língua e Cultura Indígena - CISA, organizado por Felipe Bernardo e ministrado pela indígena, Mestra em Geografia e Doutoranda Márcia Kambeba, no mês de março de 2023.
Roulien Boechat se prepara para realizar uma viagem histórica de pesquisas em busca de nossas raizes, assim como colher material para seu livro de fotografias, em Belém e Manaus, no final de abril e início de maio. A pretensão é ministrar palestras nas escolas e indústrias, falando principalmente dos nossos antepassados.
Sua exposição "Raízes", em breve, estará em Bom Jesus e região, onde o fotógrafo mostrará fotos de sua viagem histórica, e promoverá o lançamento de seu livro com registros fotográficos.
"Vou em busca de material para meu projeto e, ao mesmo tempo, conhecer a aldeia dos meus antepassados e, enfim, buscar me autodeclarar indígena", salienta Roulien Boechat.
A CISA já reconhece Roulien Boechat como ativista indígena, a partir de março de 2023. Já foi autorizado, não só pela FUNAI, mas também pelas Aldeias Indígenas, a ter permanência para atuar como Antropólogo e Ativista.
A vida cultural do genial Roulien Boechat não para, pois está preparando, enquanto isso, sua exposição que ficará no VATICANO (Roma), a partir de outubro deste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário